31/08/2010

Câmara de Apucarana assina termo aderindo à nova fase do Interlegis


Foto - Mauro Bertoli, presidente da Câmara, assina termo de adesão, acompanhado por vereadores e representantes do Interlegis

O presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (PTB), assinou na semana passada o termo de adesão à nova fase do Interlegis, considerado o maior programa de modernização e integração do legislativo brasileiro. O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. “Modernizar e tornar mais ágeis os serviços da Câmara foram compromissos que nós assumimos. O Interlegis nos ajuda de maneira extraordinária nesse sentido”, assinala Bertoli.
Na semana passada, a Câmara recebeu a visita de dois representantes do Interlegis: Sesóstris Vieira, analista de Informática Legislativa, e Mauricy Mansur, técnico legislativo, que conheceram in loco e avaliaram os setores do legislativo municipal que podem ser aprimorados através do programa. Eles explicaram que, contando hoje com mais de 4.300 câmaras municipais aderidas e 3.544 casas equipadas com computador e impressora, o Programa Interlegis disponibilizou também para as câmaras municipais os programas de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP) além do Portal Modelo. Outra atuação do Programa foi na área de capacitação com a realização de diversos cursos presenciais e a distância. Com destaque para os de Lei de Responsabilidade Fiscal, Noções Básicas de Administração Pública, Orçamento, Processo Legislativo, dentre outros. Depois de modernizar e integrar o Poder Legislativo com a capacitação, equipamentos e programas de informática, o Interlegis entra agora numa nova etapa. Ele vai investir em ações diretas que valorizem os recursos humanos e criem condições para que as casas desempenhem com eficiência e transparência as suas atividades administrativas.
INTERLEGIS II - Nessa nova fase, o Programa foi organizado em quatro componentes: Consolidação da Rede Nacional Interlegis, Modernização das Casas Legislativas, Fortalecimento Institucional do Interlegis e Fortalecimento da Rede de Parlamentares e Cooperação Técnica. Com destaque para a Modernização (composto de dois subcomponentes - Modernização de Casas Legislativas Estaduais e Municipais e Modernização do Congresso Nacional), este componente tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e gerenciais nas casas legislativas, além de implantar o modelo de modernização do legislativo municipal, que tem por base quatro segmentos integrados: tecnologia (nas áreas de informação, gestão e legislativa); capacitação de parlamentares e funcionários das casas legislativas; informação e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...