


A Prefeitura de Ivaiporã, por meio de uma parceria com o Governo do Paraná, está recebendo mais uma importante ação voltada ao cuidado com as crianças e adolescentes do município. Trata-se do programa Bons Olhos Paraná, que realiza exames oftalmológicos gratuitos e fornece óculos para estudantes da rede pública, garantindo diagnóstico precoce e melhor qualidade de vida aos alunos.
Durante visita à carreta instalada no município, a vice-prefeita Gertrudes Bernardy destacou a importância da iniciativa e agradeceu ao governador Ratinho Junior, ao então secretário estadual Rogério Carboni e ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo apoio ao programa. Segundo ela, a ação contempla estudantes de 6 a 17 anos das redes municipal e estadual, oferecendo consultas com equipamentos de alta tecnologia e, quando necessário, a entrega gratuita dos óculos. Gertrudes ressaltou que muitas famílias não possuem condições de custear consultas e armações, tornando o programa um grande benefício social.
A vice-prefeita também enfatizou o olhar da administração do prefeito Carlos Gil para áreas prioritárias como saúde e educação. Ela lembrou que problemas de visão podem comprometer o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, além de gerar impactos futuros na saúde. Outro destaque foi o reconhecimento à organização da equipe municipal, especialmente da Secretaria de Educação, que auxiliou no processo de triagem e encaminhamento dos estudantes para atendimento.
A diretora de Desenvolvimento Social do Paraná, Ticyana Begnini, explicou que o Bons Olhos se transformou em um programa permanente devido aos excelentes resultados alcançados em todo o Estado. Segundo ela, além de identificar problemas visuais, os exames também ajudam a detectar outras condições de saúde que muitas vezes passariam despercebidas. Ticyana destacou que o programa foi criado para atender demandas reais da população e elogiou a parceria com os municípios. Em Ivaiporã, a ação reforça mais uma vez o compromisso da gestão do prefeito Carlos Gil em buscar projetos e investimentos que garantam atendimento de qualidade, inclusão e mais oportunidades para as crianças e adolescentes do município. (Entrevistas no link de vídeo)

Uma ocorrência de roubo registrada na manhã desta quarta-feira (24 de junho) mobilizou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil em Apucarana. O caso aconteceu em uma residência localizada na Rua Diva Nadir, na Vila Frankó, e chamou a atenção pela grande movimentação de viaturas e investigadores no local.
Segundo informações apuradas, a situação teve início após um morador procurar a delegacia informando que um possível assalto estaria em andamento em uma residência da região. Diante da denúncia, equipes policiais foram imediatamente deslocadas para averiguar os fatos.
Ao chegarem ao imóvel, os policiais não encontraram suspeitos no interior da residência. No entanto, durante as buscas, constataram que uma moradora estava amarrada dentro da casa. Também foi verificado que a cerca elétrica instalada nos fundos do imóvel havia sido danificada, indicando que os criminosos podem ter utilizado aquele ponto para invadir e deixar o local.
As primeiras informações levantadas pelas equipes apontam que os autores teriam fugido levando uma BMW pertencente à família, além de outros objetos que ainda estão sendo relacionados pelas vítimas. Equipes da Polícia Civil, incluindo investigadores especializados em roubos e furtos, realizaram os primeiros levantamentos e buscam imagens de câmeras de segurança existentes nas proximidades para auxiliar na identificação dos envolvidos.
Durante o atendimento da ocorrência, surgiu ainda a informação de que um veículo Renault Logan prata teria sido encontrado abandonado em uma área rural da região, situação que também está sendo apurada para verificar eventual ligação com o crime. As investigações seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas pelas autoridades nas próximas horas.


A Polícia Militar do Paraná (PMPR) recuperou, na noite de terça-feira (23), joias subtraídas durante um roubo registrado em uma joalheria em um shopping no bairro Batel, em Curitiba. A ação foi resultado do trabalho integrado entre a Agência Local de Inteligência (ALI) do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e as equipes da ROTAM, reforçando a importância da atividade de inteligência para o esclarecimento de crimes e a recuperação de bens.
Após o levantamento de informações realizado pela ALI do 12º BPM, os policiais da ROTAM receberam a indicação de um possível local onde parte dos objetos roubados estaria escondida. Durante a averiguação, os policiais militares localizaram uma mulher que confirmou estar na posse das joias e indicou o local onde elas estavam guardadas. Foram recuperados 28 pares de brincos, 32 anéis, 26 colares e correntes, 28 pingentes, 20 pulseiras, além de um aparelho celular apreendido, todos encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
O roubo aconteceu no dia 23 de junho de 2026, em uma joalheria de um shopping no bairro Batel, em Curitiba. Conforme apurado pelas equipes policiais, um dos autores entrou no estabelecimento simulando ser um cliente interessado na compra de uma joia para presentear a mãe, enquanto um segundo criminoso invadiu o local armado e rendeu as funcionárias.
(mais…)
A equipe Mauá da Serra/Hardt escreveu mais um capítulo de sua história no esporte ao conquistar o título da 11ª Copa Ângulo de Futsal Regional. A grande final foi disputada na noite desta quarta-feira, 24 de junho, e reservou fortes emoções aos torcedores. Após empate em 3 a 3 no tempo normal contra a equipe de Santa Fé, a decisão foi para os pênaltis, onde os representantes de Mauá da Serra venceram por 7 a 6 e ficaram com a taça de campeão.
A campanha foi marcada por grandes resultados. Na semifinal, o time eliminou a forte equipe da RA Auto Center, atual bicampeã da competição. Já na decisão, confirmou o excelente desempenho e garantiu o primeiro título da história do município na Copa Ângulo. O técnico e dirigente Wagner destacou que a conquista é resultado da dedicação dos atletas e também de todos que contribuíram nos bastidores para que o projeto alcançasse o sucesso.
Outro feito que chama a atenção é a invencibilidade da equipe no tempo normal da competição. Em 2024, o Mauá da Serra/Hardt foi eliminado nas oitavas de final nos pênaltis pela equipe da casa. Em 2025, caiu nas quartas de final, também nas penalidades, diante de Astorga. Agora, em 2026, alcançou o lugar mais alto do pódio, conquistando o título de forma invicta.
Além do troféu de campeão, a equipe ainda recebeu importantes premiações individuais. Adriano, Léo, Jeconias e Moacir integraram o grupo dos goleiros menos vazados da competição. Já Moacir Resende, o “Cascão”, foi o artilheiro do campeonato e também eleito o melhor jogador da Copa. A equipe agradeceu o apoio dos patrocinadores, da Prefeitura de Mauá da Serra, do prefeito Giva Lopes, da vice-prefeita Sirlei Machado, do secretário de Esportes Rafael Fontura, da Câmara Municipal e de todos os torcedores que contribuíram para essa conquista histórica.





A terça-feira (23 de junho) foi marcada por um momento especial em Ivaiporã com a implantação da nova sede da AFAMA (Associação de Familiares, Amigos e Mães de Autistas de Ivaiporã) e do Grupo Flor de Lótus – Associação de Mulheres Oncológicas. O espaço, localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, passa a reunir duas importantes entidades que desenvolvem trabalho de acolhimento, orientação e apoio às famílias do município e da região.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlos Gil, da vice-prefeita Gertrudes Bernardy, da presidente da AFAMA, Lucimar Ribeiro Moço, da presidente do Grupo Flor de Lótus, Silvana Aparecida de Oliveira Gibim, representantes da Cresol, vereadores, secretários municipais e membros da comunidade.
Durante entrevista ao Blog do Berimbau e Rádio Nova Era FM, o prefeito Carlos Gil destacou que a instalação das duas entidades no antigo prédio do Conselho Tutelar representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde, inclusão e assistência social.
Segundo ele, o Grupo Flor de Lótus, que atua há cerca de oito anos, começou de forma simples e hoje oferece apoio não apenas às mulheres em tratamento contra o câncer, mas também a homens, crianças e familiares que enfrentam a doença. O prefeito ressaltou a importância do acolhimento emocional promovido pela entidade, complementando o tratamento médico e espiritual recebido pelos pacientes.
Em relação à AFAMA, Carlos Gil destacou o trabalho desenvolvido junto às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo orientação, apoio e encaminhamentos para os serviços de saúde e educação. Ele lembrou que a disponibilização da sede foi fundamental para que a associação pudesse atender exigências necessárias para obtenção de recursos e fortalecimento de suas atividades.
O prefeito também anunciou que a Prefeitura celebrou um convênio de R$ 80 mil com o Grupo Flor de Lótus, por meio de emendas impositivas destinadas por vereadores do município. Além disso, ressaltou a conquista de um ônibus adaptado para o transporte de pacientes em tratamento, especialmente aqueles que precisam se deslocar para Londrina.
Outro anúncio importante feito durante o evento foi o avanço do projeto da futura Casa do Autista de Ivaiporã. Conforme explicou Carlos Gil, o município já possui um imóvel definido para abrigar o espaço, que deverá contar com sala sensorial e atendimento multiprofissional, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas.
Emocionada, a presidente do Grupo Flor de Lótus, Silvana Gibim, lembrou da trajetória da entidade e das pessoas que ajudaram a construir essa história. Ela destacou que o grupo nasceu do sonho de reunir mulheres para fortalecer outras mulheres que enfrentam o câncer, oferecendo apoio, acolhimento e esperança.
Silvana ressaltou que a nova sede permitirá ampliar projetos já desenvolvidos pela associação, como oficinas de crochê, confecção de kits para pacientes, bolsas térmicas, grupos de convivência e novas parcerias voltadas ao bem-estar das participantes. Ela também agradeceu à Prefeitura, à vice-prefeita, aos vereadores, à Cresol e a todos os parceiros que contribuíram para tornar o sonho realidade.
Já a presidente da AFAMA, Lucimar Ribeiro Moço, afirmou que a conquista da sede representa um marco para a associação e para as famílias atendidas. Segundo ela, o espaço será fundamental para fortalecer o acolhimento aos autistas e, principalmente, às suas famílias, que também necessitam de orientação e apoio constante.
Lucimar destacou que a aprovação do projeto que garantiu a estrutura da entidade foi recebida com muita emoção e gratidão. Para ela, a nova sede permitirá desenvolver atividades, reuniões e projetos que ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos autistas e de seus familiares, consolidando um ambiente de acolhimento, inclusão e respeito.

Moradores de Apucarana e região têm uma nova oportunidade profissional por meio do Exército Brasileiro. A 5ª Região Militar publicou edital para o processo seletivo de militares temporários, com vagas para cabos, sargentos e oficiais em diversas áreas de atuação.
As oportunidades incluem vagas destinadas ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana, além de outras organizações militares localizadas na Região Sul do país. As inscrições serão realizadas de forma online entre os dias 6 e 20 de julho de 2026.
De acordo com as informações divulgadas, homens e mulheres com idade entre 18 e 40 anos podem participar do processo seletivo, desde que atendam aos requisitos específicos de cada função. Não é necessário ter servido ao Exército anteriormente nem possuir experiência militar, sendo exigida apenas a formação acadêmica ou experiência profissional prevista em edital.
Segundo a organização, os salários podem ultrapassar R$ 10 mil mensais, dependendo do posto ocupado e da qualificação do candidato. Para Apucarana, as vagas anunciadas são para Cabo, na função de Auxiliar de Eletricista Automotivo, com experiência comprovada mínima de um ano.
Há também oportunidades para Sargento nas áreas de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Cozinha, Técnico em Eletricidade e Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Manutenção Automotiva com CNH categoria D ou E e Técnico em Manutenção Automotiva com curso de Elétrica Automotiva.
Já para Oficial Temporário, as vagas são destinadas aos profissionais com formação superior em Administração, Contabilidade e Enfermagem. Entre os principais requisitos estão ter entre 18 e 40 anos, possuir a qualificação exigida para a área pretendida e atender às demais exigências previstas no edital.
As informações foram repassadas por Leandro Estevão Gomes, Agente Regional de Inovação da SETI, que atua junto à Unespar de Apucarana. Segundo ele, a seleção representa uma importante oportunidade para profissionais da região que buscam ingressar no serviço militar temporário.
Mais detalhes sobre requisitos, etapas do processo seletivo e inscrições podem ser consultados no portal oficial da 5ª Região Militar. As inscrições estarão abertas até o dia 20 de julho de 2026. (Clique aqui e saiba mais)

A Polícia Militar de Arapongas registrou duas ocorrências de violência doméstica e um furto na tarde de terça-feira (23 de junho), em diferentes bairros da cidade.
O primeiro caso foi registrado por volta das 15h30, na Rua Tapicuru, na Vila Triângulo. Segundo a vítima, seu convivente havia ingerido bebida alcoólica e passou a apresentar comportamento agressivo, praticando agressões físicas e verbais. Além disso, o homem teria danificado objetos de uso pessoal e doméstico da mulher. Durante o atendimento, os policiais constataram ainda o descumprimento de uma Medida Protetiva de Urgência que existia contra o autor. Diante da situação e do interesse da vítima em representar, as partes foram encaminhadas à 22ª Subdivisão Policial para as providências cabíveis.
Pouco depois, por volta das 17 horas, outra equipe foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Juruviara, no Jardim Cultura. A solicitante relatou que foi agredida pelo próprio irmão durante um desentendimento familiar. Os policiais constataram lesões aparentes na vítima, incluindo edema e escoriações na face, sangramento nasal e marcas na região do pescoço compatíveis com tentativa de esganadura. Diante dos indícios de violência, o agressor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 22ª Subdivisão Policial, sendo enquadrado nas disposições da Lei Maria da Penha.
Já por volta das 17h10, uma equipe policial atendeu uma ocorrência de furto na Rua Iratauá, no Jardim Monte Carlo. A vítima informou que seu cachorro da raça Husky foi furtado da residência por uma pessoa não identificada. Os policiais realizaram diligências na tentativa de localizar o animal e identificar o autor, mas sem sucesso. O caso foi registrado e deverá ser investigado.

Uma tentativa de homicídio foi registrada na tarde de terça-feira (23 de junho) no Conjunto Ulisses Guimarães, em Arapongas. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar, ROTAM, Agência Local de Inteligência (P2) e Polícia Civil.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 14h45 após uma denúncia informando que um homem havia sido atingido por disparos de arma de fogo na Rua Tetraz. Quando as equipes chegaram ao local, a vítima já havia sido socorrida por familiares e encaminhada ao Pronto Atendimento 24 Horas Roberto Kallas.
Durante os levantamentos iniciais, os policiais encontraram duas cápsulas deflagradas de calibre 9 milímetros, dez cápsulas de calibre .380 e um projétil, que foram recolhidos pela Polícia Civil para perícia. Em depoimento, a vítima relatou que estava em uma casa de rações próxima de sua residência e, ao deixar o estabelecimento, foi surpreendida por um homem de baixa estatura, aproximadamente 1,60 metro, parcialmente calvo, com cabelos grisalhos e usando uma jaqueta preta. Segundo o relato, o suspeito efetuou diversos disparos em sua direção.
Um dos tiros atingiu o braço direito da vítima, na região do bíceps, provocando uma lesão transfixante. Apesar do ferimento, o homem permaneceu fora de risco e recebeu atendimento médico.
Questionado sobre a possível motivação do crime, ele afirmou desconhecer os motivos do ataque. Informou apenas que possui antecedentes criminais por roubo registrados no Estado de Minas Gerais, em um caso ocorrido no ano de 2013.
A polícia também constatou a existência de diversas câmeras de monitoramento em residências e estabelecimentos próximos ao local dos fatos. As imagens deverão ser analisadas para auxiliar na identificação do autor. Durante a confecção do boletim, os policiais receberam a informação de que um Renault Logan prata teria sido encontrado abandonado em uma estrada rural nas proximidades da praça de pedágio de Rolândia, próximo ao Posto Petrovia. A informação foi repassada às equipes responsáveis para verificar se o veículo possui relação com a tentativa de homicídio.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações para identificar o autor e esclarecer a motivação do crime.

Uma tentativa de homicídio mobilizou equipes da Polícia Militar na manhã de terça-feira (23 de junho), em Arapongas. O caso foi registrado na Avenida Maracanã, no Jardim do Café, e teve como motivação um conflito familiar envolvendo o relacionamento da filha do autor com a vítima.
Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início após uma denúncia de tentativa de homicídio em uma empresa da cidade. Durante o deslocamento, a central da Polícia Militar informou que o suspeito havia fugido em direção à Rua Rouxinol. Equipes iniciaram buscas e localizaram um homem correndo, sendo perseguido por outro indivíduo.
Durante a abordagem, os policiais encontraram uma faca com o suspeito. O homem acatou a ordem e soltou a arma. Já o outro envolvido, que perseguia o agressor, não obedeceu às determinações policiais e tentou avançar contra ele, sendo contido pelas equipes após resistência.
Conforme relato da vítima, o autor é pai de sua namorada e teria ido até a empresa onde ele trabalha para atacá-lo. O homem contou que estava entrando em serviço quando foi surpreendido por um golpe de faca que teria como alvo seu abdômen. Segundo ele, a própria namorada, filha do agressor, entrou na frente e impediu que o ataque fosse consumado. Após a ação, o suspeito fugiu e passou a ser perseguido pela vítima até a chegada da polícia.
Em depoimento aos policiais, o autor confessou que pretendia matar o namorado da filha. Segundo o boletim, ele afirmou estar revoltado após descobrir que a jovem, de 19 anos, mantinha um relacionamento amoroso e havia decidido sair da casa dos pais para morar com o companheiro. O homem também alegou que a filha havia informado que não pretendia mais frequentar a igreja da família. Diante da situação, ele relatou que decidiu pegar uma faca em casa e procurar a vítima.
O suspeito foi preso e encaminhado à 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, onde foi autuado por tentativa de homicídio qualificado. A faca utilizada na ação foi apreendida. A vítima também foi levada para atendimento médico devido a escoriações sofridas durante a contenção policial, já que resistiu à abordagem ao tentar agredir o autor. Após os procedimentos, foi apresentada à autoridade policial como vítima da tentativa de homicídio e também pelos atos de desobediência e resistência registrados durante a ocorrência.
A Polícia Civil deverá dar sequência às investigações. Imagens de câmeras de segurança da empresa poderão auxiliar na apuração dos fatos.

Três ocorrências distintas mobilizaram equipes da Polícia Militar de Ivaiporã na noite de terça-feira (23 de junho).
PRISÃO – Por volta das 19 horas, uma equipe da ROTAM realizava patrulhamento pelo Jardim Nova Porã quando visualizou um homem que possuía mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Ivaiporã. Após a abordagem, os policiais confirmaram a ordem judicial e deram cumprimento ao mandado. O detido foi encaminhado ao DEPEN de Ivaiporã.
INFRAÇÃO – Mais tarde, por volta das 21 horas, a Polícia Militar foi acionada para comparecer à Rua Júlio Guerra, na Vila João XXIII. Um morador relatou que encontrou um veículo Fiat Uno preto estacionado em frente ao portão de sua residência, impedindo o acesso. No local, os policiais constataram a irregularidade e, como o proprietário não foi localizado, o automóvel foi recolhido ao pátio da Polícia Militar. Também foram lavradas as notificações de trânsito cabíveis.
DROGA – Já por volta das 21h35, durante patrulhamento pela Avenida Presidente Castelo Branco, no centro da cidade, uma equipe da ROTAM abordou um homem e encontrou com ele um tablete de maconha. Após a pesagem, a droga totalizou 31,5 gramas. O abordado informou que reside em Nova Tebas. A substância foi apreendida e, após a confecção da documentação pertinente, o homem foi liberado, respondendo pelo porte de drogas para consumo pessoal.

Uma grave denúncia de violência contra uma pessoa foi registrada pela Polícia Militar na tarde de terça-feira (23 de junho), em Ivaiporã. A equipe foi acionada por volta das 15h30 para atender uma ocorrência envolvendo agressão praticada por um ex-convivente. No local, a vítima relatou que foi até a residência do ex-companheiro para buscar algumas roupas, quando passou a ser agredida.
Segundo o relato apresentado à polícia, o homem teria segurado seu pescoço, provocando vermelhidão, além de rasgar suas roupas. A mulher também denunciou que foi obrigada, mediante grave ameaça e sob o uso de uma faca, a manter relação sexual contra sua vontade e que o acusado ainda registrou imagens do ato.
Ainda conforme a vítima, durante o ato teriam sido feitas imagens sem seu consentimento. Ela afirmou também que recebeu ameaças para que não contasse o ocorrido a ninguém, além de ameaças de morte. O suspeito teria dito que sabia onde ela morava e trabalhava.
Com apoio de outra equipe policial, foram realizadas diligências na residência do denunciado, porém ele não foi localizado. A vítima foi orientada a procurar a Polícia Judiciária para solicitar a emissão da guia de exame de lesão corporal, formalizar a denúncia e requerer medida protetiva de urgência. O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes.

Além da ocorrência de tráfico de drogas registrada na rodoviária e já divulgada pelo Blog do Berimbau, outras situações mobilizaram a Polícia Militar em Faxinal entre terça-feira (23 de junho) e a madrugada desta quarta-feira (24 de junho). Na manhã de terça-feira, por volta das 8 horas, uma equipe foi acionada pela central da Polícia Militar para verificar uma denúncia de agressão contra uma mulher no bairro Cativa. No local, a suposta vítima relatou que havia discutido com o companheiro por questões domésticas relacionadas às filhas do casal, mas negou ter sofrido agressões físicas ou ameaças. Como não foram constatadas lesões aparentes, a ocorrência foi encerrada após as orientações.
Já no período da tarde, por volta das 15 horas, policiais abordaram um Chevrolet Cruze prata no centro da cidade após uma solicitação recebida pela central da Polícia Militar. Durante a revista pessoal e veicular, nada de irregular foi encontrado. O casal que ocupava o automóvel informou que havia vindo de outro município para tentar localizar uma motocicleta vendida anteriormente a um morador de Faxinal. Segundo o condutor, multas continuavam chegando em nome da proprietária do veículo, mas ele não possuía os dados do comprador nem a placa da motocicleta. Após as orientações, os envolvidos foram liberados.
No início da noite, por volta das 18h30, uma moradora do Jardim Santa Helena acionou a Polícia Militar relatando que seu filho estaria a ameaçando. Durante o atendimento, ela informou que, na verdade, havia sido ofendida verbalmente durante uma discussão familiar. O homem já não estava mais no local quando a equipe chegou. A mulher relatou que os desentendimentos são frequentes e manifestou interesse em solicitar uma medida protetiva para impedir que o filho retorne à residência. Ela recebeu as orientações necessárias e o boletim foi confeccionado.
A ocorrência mais grave foi registrada na madrugada desta quarta-feira, 24 de junho, por volta das 3h40. A Polícia Militar foi acionada pelo hospital de Faxinal após uma mulher dar entrada para atendimento médico com ferimentos provocados por agressões. A vítima relatou que seu ex-convivente invadiu sua residência na noite de terça-feira, por volta das 20 horas, recusando-se a deixar o imóvel. Segundo ela, durante várias horas foi agredida fisicamente, ameaçada de morte e impedida de sair da casa, tendo inclusive seu celular monitorado pelo agressor. A mulher apresentava lesões aparentes nos lábios e braços e informou possuir medida protetiva de urgência contra o autor. Os policiais realizaram buscas, mas o suspeito não foi localizado. Após receber atendimento médico e passar por exame de lesões, a vítima foi levada para casa e orientada a permanecer acompanhada por familiares.

A Polícia Militar de Borrazópolis atendeu duas ocorrências distintas na terça-feira (23 de junho), ambas na região central da cidade, envolvendo desobediência e perturbação do sossego. A primeira situação foi registrada por volta das 19h45, na Avenida Paraná. Durante patrulhamento, a equipe foi abordada pela proprietária de um estabelecimento comercial, a princípio, Bar da Lena, que relatou estar enfrentando transtornos causados por um homem que estaria perturbando o funcionamento do comércio.
No local, os policiais encontraram o indivíduo visivelmente alterado, falando frases desconexas e causando tumulto. A comerciante informou que não tinha interesse em representar criminalmente contra ele, desejando apenas que deixasse o estabelecimento. Inicialmente, o homem se recusou a sair e respondeu de forma ríspida aos policiais. Após ser advertido sobre a possibilidade de responder por desobediência, acabou se retirando.
Entretanto, poucos metros adiante, voltou a provocar confusão em frente a outros comércios, gritando e causando novo tumulto. Quando os policiais tentaram realizar a abordagem, ele desobedeceu às ordens, jogando-se ao chão e dificultando a ação da equipe. Diante da situação, recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Destacamento da Polícia Militar, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado por desobediência. Após os procedimentos, foi orientado e liberado.
PERTURBAÇÃO – Já por volta das 22h45, a equipe foi acionada pela central da Polícia Militar para atender uma ocorrência de perturbação do sossego na Rua Alagoas. A moradora relatou que o vizinho mantinha som alto durante toda a tarde, causando incômodo aos familiares. Segundo ela, há inclusive uma pessoa acamada na residência que não conseguia descansar devido ao barulho, situação que, conforme afirmou, ocorre com frequência.
Os policiais constataram o som vindo de um veículo estacionado na garagem do imóvel. O responsável admitiu que realizava um churrasco e ouvia música, mas alegou que o volume não estaria causando transtornos. Como a solicitante manifestou interesse em representar, foram adotadas as medidas cabíveis.
Dois alto-falantes instalados no veículo foram apreendidos por serem apontados como responsáveis pela perturbação. As partes foram encaminhadas ao Destacamento da Polícia Militar, onde foi confeccionado um Termo Circunstanciado. Após a assinatura da documentação, todos foram orientados e liberados.

Na terça-feira (23 de junho), durante o dia, uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de duas pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em Faxinal. A ocorrência foi registrada nas proximidades da rodoviária do município após uma denúncia anônima informar que uma mulher e uma mulher transgênero estariam transportando entorpecentes entre cidades da região.
Segundo o boletim, as informações indicavam que as suspeitas chegariam a Faxinal em um ônibus durante a manhã. Diante da denúncia, equipes da Polícia Militar intensificaram o patrulhamento no terminal rodoviário e aguardaram a chegada do veículo.
Após o desembarque, as duas pessoas foram identificadas com base nas características repassadas pelo denunciante. Conforme a polícia, ambas já eram conhecidas por denúncias anteriores relacionadas ao tráfico de drogas. Durante a abordagem, negaram estar transportando ilícitos.
No entanto, durante a revista em uma mochila, os policiais encontraram aproximadamente 40,9 gramas de maconha, divididas em porções que, segundo a PM, seriam destinadas à comercialização. As abordadas confirmaram que a mochila continha objetos pessoais de ambas.
Como a denúncia também apontava a possibilidade de transporte de cocaína, foi realizada uma busca mais detalhada. Durante o deslocamento das suspeitas, os policiais localizaram próximo a uma delas, no compartimento de presos da viatura, um invólucro contendo cerca de 4,7 gramas de cocaína, o que indicaria uma tentativa de descarte da droga.
As envolvidas foram encaminhadas para atendimento médico, onde passaram por exame de lesão corporal, e posteriormente conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. Ao todo, foram apreendidos 40,9 gramas de maconha e 4,7 gramas de cocaína.

Um furto registrado pela Polícia Militar de Borrazópolis na tarde de terça-feira (23 de junho) pode ajudar a esclarecer a tentativa de arrombamento ocorrida horas antes na empresa G.R. Móveis, localizada na Avenida Brasil.
Conforme divulgado pela própria empresa, imagens das câmeras de segurança flagraram um homem tentando invadir o estabelecimento por volta das 2h20 da madrugada. Nas gravações, o suspeito aparece utilizando um objeto para tentar quebrar uma das portas de vidro da loja. Apesar da insistência, ele não conseguiu entrar no imóvel, mas causou danos à estrutura.
Já por volta das 17 horas do mesmo dia, um homem procurou o Destacamento da Polícia Militar para registrar o furto de objetos que estavam em seu caminhão, estacionado na Rua Goiás. Segundo o relato, foram levados uma cavadeira e um rolo com aproximadamente 100 metros de fio de aço/cobre de 16 milímetros.
O que chamou a atenção dos policiais é que a cavadeira furtada teria sido a mesma ferramenta utilizada na tentativa de arrombamento da G.R. Móveis, conforme registrado em boletim de ocorrência anterior. Até o momento do registro, apenas a cavadeira havia sido recuperada, enquanto o rolo de fios permanecia desaparecido.
Ainda na terça-feira, o Blog do Berimbau recebeu uma denúncia apontando quem seria o possível autor da tentativa de arrombamento. Segundo as informações repassadas à reportagem, trata-se de uma pessoa que possui familiares em Borrazópolis, mas que atualmente não reside mais no município. Ele já tem passagens por crimes como furto e outros.
Após o surgimento da denúncia, diligências foram realizadas pela Polícia Civil e Militar na tentativa de localizar o suspeito. No entanto, até o fechamento desta reportagem, ele ainda não havia sido encontrado. A PM segue acompanhando o caso e a expectativa é de que a situação seja totalmente esclarecida nos próximos dias. Qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser repassada pelo telefone 190 ou à Polícia Civil.
Como o caso ainda está em apuração, o nome do suspeito não será divulgado até que haja confirmação oficial por parte das autoridades responsáveis pela investigação.

Uma consulta feita pela Câmara Municipal de Jardim Alegre ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está gerando debates entre moradores e contribuintes do município. O questionamento feito pelo legislativo buscou saber se vereadores podem receber auxílio-alimentação sem ferir a Constituição Federal. A resposta do órgão foi favorável, desde que o benefício seja criado por lei específica, tenha previsão orçamentária e mantenha caráter indenizatório, sem representar aumento indireto da remuneração dos parlamentares.
A discussão ganha repercussão porque, em cidades da região, benefícios semelhantes já foram implantados por algumas câmaras municipais, cito São João do Ivaí, Godoy Moreira e outros. Embora sejam considerados legais pelo entendimento dos órgãos de controle, o tema costuma gerar críticas de parte da população, que considera o auxílio uma mordomia adicional aos subsídios já recebidos pelos vereadores. Entre os questionamentos mais frequentes está o fato de que os parlamentares recebem salários, contam com diárias quando realizam viagens oficiais e participam de poucas sessões ordinárias ao longo do mês.
Na decisão, o TCE-PR destacou que o auxílio-alimentação é uma verba de natureza indenizatória e, por isso, não se confunde com salário ou subsídio. O tribunal ressaltou que a concessão depende de lei específica aprovada pelo Legislativo, previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e observância das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal. O órgão também afirmou que não é necessário aguardar a próxima legislatura para implantar o benefício, desde que não haja desvirtuamento da verba para fins remuneratórios.
Até o momento, a consulta representa apenas um esclarecimento jurídico solicitado pela Câmara de Jardim Alegre. A eventual criação do benefício ainda dependerá de discussão e votação pelos vereadores. O tema promete mobilizar opiniões favoráveis e contrárias, especialmente em um momento em que a população acompanha com atenção os gastos públicos e a aplicação dos recursos arrecadados por meio dos impostos.
A repercussão da consulta não demorou a chegar ao Blog do Berimbau. Muitos demonstraram preocupação com a possibilidade de criação de mais um benefício custeado com recursos públicos. “Esses vereadores estão de brincadeira. O povo quer saber quem teve essa ideia e se existe interesse da maioria dos parlamentares. Será que agora teremos mais essa despesa para o contribuinte pagar?”, questionou um cidadão.
As críticas se concentram no fato de que os vereadores já recebem subsídios para exercer o mandato, além de diárias quando participam de eventos, cursos ou compromissos oficiais. Para parte da população, a criação de um auxílio-alimentação seria difícil de justificar diante das demandas existentes em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de empregos. Clique aque e veja a nota do TCE-PR.
RESPOSTA – O Presidente da Câmara, Beto Rohling, informou que o auxílio não será implantado e tranquilizou os moradores. Outros vereadores, entre eles o “Pio”, “Parabólica” e “Pricilla Bogo”, também enviaram mensagens informando que se quer tinham conhecimento da consulta junto ao tribunal de contas. “Lei Municipal nº 2.497, de 10 de abril de 2023, ao criar o benefício do auxílio-alimentação para os servidores públicos, (cujo valor atual é de R$ 250,00 por mês), também incluiu, em seu texto normativo, os agentes políticos. Ocorre que, desde a sua criação até a presente data, nenhum vereador de Jardim Alegre recebeu qualquer valor a título de auxílio-alimentação. Porém, diante das notícias de que várias Câmaras Municipais do Paraná estavam criando o benefício para seus parlamentares, a Câmara Municipal de Jardim Alegre, visando evitar ilegalidades, resolveu formular uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) para que o referido órgão de controle respondesse sobre a legalidade (ou ilegalidade) do pagamento desta verba indenizatória. Ocorre que o TCE/PR entendeu que, observados alguns critérios legais, o pagamento do auxílio-alimentação para agentes políticos é válido. Por fim, esclareço que não haverá qualquer discussão e votação sobre a referida matéria e, ainda, mesmo diante da possibilidade e legalidade do pagamento, afirmo que, durante a minha gestão como Presidente da Câmara Municipal (2025/2026), não haverá pagamento de auxílio-alimentação aos vereadores”, diz a nota do presidente Norberto Rohling.

Na madrugada de quarta-feira (24), por volta de 2h, uma equipe da Polícia Militar de Apucarana registrou uma ocorrência de tráfico de drogas na Rua Pato Branco, no Núcleo Habitacional Marcos Freire. As equipes vinham recebendo denúncias de que o local era usado diuturnamente para o comércio de entorpecentes.
Durante vigilância, os policiais constataram que vários usuários iam até o portão, chamavam ou assobiavam, e um indivíduo entregava algo aos compradores, recebendo dinheiro em troca. Após essa observação, a equipe fez a aproximação. Ao visualizar a viatura, o suspeito correu para o interior da residência, sendo necessário realizar o adentramento tático.
O suspeito foi abordado junto com mais três pessoas no interior da casa, sendo duas mulheres e outro homem. Após vistoria, nada de ilícito foi encontrado com as mulheres. Porém, com o indivíduo que estava no portão realizando as vendas, foram localizadas duas pedras de crack em seu bolso e, ao seu lado, mais um pacote com outras pedras da mesma droga, totalizando 72 pedras prontas para a comercialização.
Também foram localizados celulares com o envolvido, que relatou ser dono de um deles e ter pego o outro como garantia em uma transação (“segurado de um corre”), além de R$ 87,00 em notas trocadas. A equipe policial destacou no boletim que a residência encontrava-se em condições insalubres e sem condições de habitação, com poucos móveis, fiação exposta e sujeira por toda a parte.
Diante dos fatos, o indivíduo foi detido e encaminhado, juntamente com a droga, os objetos e o dinheiro, para a 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana para as providências legais.

Na terça-feira (23), por volta de 17h15, uma equipe da Polícia Militar de Mauá da Serra recuperou um automóvel com alerta de furto na Rua São Jorge. Durante patrulhamento, os policiais visualizaram um veículo VW/Gol 16V Plus estacionado na contramão da via, sem as rodas traseiras e com o interior danificado e parcialmente desmontado.
Ao realizar a checagem no sistema, a guarnição constatou que o referido carro possuía alerta de furto/roubo. O boletim divulgado pela PM não informa a data ou o local em que o furto ocorreu.
Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Marilândia do Sul, por meio de um guincho do 10º Batalhão, para os procedimentos legais cabíveis.

CUMPRIMENTO DE MANDADO – Na terça-feira (23), por volta de 16h15, uma equipe da Polícia Militar de Apucarana cumpriu um mandado de prisão na Rua Plutônio, no Parque Industrial Zona Norte I. A equipe foi acionada via 190 para averiguar uma informação repassada pela agência de inteligência acerca da existência de um foragido no endereço. No local, foi realizada a abordagem de um homem e, após verificação no sistema, constatou-se um mandado de prisão em seu desfavor referente ao crime de homicídio, expedido pela Vara de Atalaia. Diante dos fatos, o abordado foi informado da ordem judicial e encaminhado ao mini presídio de Apucarana para as devidas providências.
FURTO – Mais tarde, por volta de 19h, policiais militares de Apucarana registraram o furto de um aparelho celular iPhone 13 branco na Rua Miguel Simião. No local, uma mulher de 57 anos relatou que deixou o telefone na sala, ao lado da televisão, e foi para outro cômodo. Ao retornar, não localizou mais o aparelho. Ela informou ainda que o portão e a porta da casa estavam apenas encostados. Em contato com a filha da vítima, foi obtida a última localização do celular, indicando a Rua Maria de Paula Batista, no Jardim Figueira. A equipe se deslocou até o endereço, porém nada foi encontrado. A vítima foi orientada a complementar o boletim de ocorrência posteriormente na Delegacia de Polícia com eventuais imagens de câmeras de segurança.
INFRAÇÃO DE TRÂNSITO E EMBRIAGUEZ – Já no período da noite, por volta de 22h30, uma equipe da Polícia Militar de Apucarana atendeu um acidente de trânsito na Rua Nova Ucrânia, na Vila Nossa Senhora de Lourdes. Um veículo Fiat Elba transitava pela via no sentido bairro quando colidiu contra uma caminhonete Chevrolet Montana branca, que estava devidamente estacionada na rua. Devido à força do impacto, a Montana foi arremessada a uma distância de aproximadamente cinco metros de sua posição original, resultando em danos materiais em ambos os veículos. Os policiais submeteram o condutor do Fiat Elba ao teste do bafômetro, que apontou 1,00 mg/L de álcool por litro de ar alveolar, configurando crime de trânsito. Diante da embriaguez constatada, foi dada voz de prisão ao motorista, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das providências legais.

MANDADO DE PRISÃO – Na terça-feira (23), por volta de 10h15, uma equipe da Polícia Militar de Rio Bom registrou o cumprimento de um mandado de prisão na Avenida Apucarana. A equipe policial teve conhecimento de que havia um mandado em aberto pelo crime de roubo em desfavor de um homem de 29 anos. Foram realizadas diligências no município e, ao adentrar no pátio de uma empresa, os policiais efetuaram a abordagem dos indivíduos que estavam no local. O procurado foi identificado e conduzido para o Departamento de Polícia Penal (Depen) em Apucarana para as devidas providências.
FURTO – No mesmo dia, por volta de 15h15, uma equipe da Polícia Militar de Rio Bom atendeu a uma ocorrência de furto na Avenida Rio Grande do Sul. A vítima relatou que, em uma data da qual não se recorda, seus pássaros, que ficavam em seis gaiolas na parede da frente de sua residência, foram furtados. A ação criminosa ocorreu após um ou mais indivíduos pularem o muro que separa a casa da calçada. Foram subtraídas as gaiolas com as seguintes aves, todas com anilhas fechadas e registros: dois azulões-verdadeiros, três iraúnas-grandes e um tempera-viola. O boletim de ocorrência foi registrado para os procedimentos cabíveis.

FURTO – Na terça-feira (23), por volta de 8h15, uma equipe da Polícia Militar de Jandaia do Sul atendeu uma ocorrência de furto na Rua Giacomo Segantini. No local, a equipe constatou o fato e fez contato com o gerente do estabelecimento, um homem de 32 anos. Ele relatou que, ao chegar ao ambiente de trabalho, deparou-se com a porta de blindex da frente estilhaçada e uma pedra de concreto caída ao solo, possivelmente utilizada para quebrar o vidro. O autor teve acesso ao interior da loja, revirou duas gavetas do caixa e subtraiu aproximadamente R$ 400 em notas e moedas de baixo valor, além de danificar um caixa vazio e uma impressora térmica que estava no balcão. O local possui monitoramento eletrônico, e a vítima foi orientada a encaminhar as imagens para a Polícia Civil para investigação.
ABORDAGEM DE SUSPEITOS – No final da tarde, por volta de 18h30, uma equipe da Polícia Militar de Jandaia do Sul registrou uma infração de trânsito na Rua Açucena, no Jardim das Flores. Durante patrulhamento, os policiais visualizaram um veículo que, ao avistar a viatura, realizou uma manobra brusca e estacionou junto à calçada. Diante da atitude suspeita, foi dada voz de abordagem ao condutor, um homem de 30 anos, e ao passageiro, um jovem de 21 anos. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado. Em consulta ao sistema, constatou-se que o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD). O veículo foi liberado a um condutor devidamente habilitado. As partes foram orientadas e liberadas no local, sendo lavradas as notificações cabíveis.
INFRAÇÃO DE TRÂNSITO – Já no período da noite, por volta de 21h, policiais militares de Jandaia do Sul registraram mais ocorrências de trânsito, desta vez na Rua Rotary. Durante patrulhamento, a equipe visualizou duas motocicletas transitando em via pública com ruído excessivo. A abordagem ocorreu nas proximidades do ginásio de esportes. A primeira motocicleta era conduzida por um jovem de 19 anos, tendo como passageiro outro jovem de 23 anos. Nada de ilícito foi encontrado, mas o condutor não possuía CNH. O veículo foi liberado ao passageiro, que era habilitado. A segunda motocicleta era conduzida por um jovem de 21 anos, que também não possuía habilitação. Durante a verificação, constatou-se que o veículo apresentava diversas irregularidades: ausência de filtro de ar, seta inoperante, escapamento sem silenciador e pneu traseiro com dimensões inferiores às especificações de fábrica. Diante da impossibilidade de sanar os problemas no local, a motocicleta foi removida ao Pátio do Detran, e os envolvidos foram orientados e liberados.

Faleceu no último domingo, 21 de junho de 2026, aos 71 anos, José Ferreira da Silva. Embora residisse atualmente em Arapongas, ele era muito conhecido em Borrazópolis, especialmente entre moradores do bairro Ponte Preta, onde viveu por muitos anos e construiu laços de amizade que permaneceram ao longo da vida.
Segundo familiares, José estava internado há cerca de dez dias na Santa Casa de Arapongas, onde acabou falecendo. A notícia de sua morte gerou grande comoção entre parentes, amigos e pessoas que o conheceram durante o período em que morou em Borrazópolis.
José Ferreira da Silva era viúvo de Maria do Socorro, falecida em 2023. Deixa os filhos Alex Ferreira da Silva, Solange Ferreira da Silva e Márcia Ferreira da Silva, além de demais familiares e amigos que lamentam profundamente sua partida.
O velório aconteceu na Capela Prever, em Arapongas. Nas redes sociais e entre moradores de Borrazópolis, diversas mensagens de carinho e solidariedade foram publicadas em homenagem a José, lembrado como uma pessoa simples, trabalhadora e muito querida por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.
Aos familiares e amigos, nossos sentimentos e votos de conforto neste momento de tristeza e despedida.

Um morador entrou em contato com o Blog do Berimbau para denunciar a situação de um buraco e outros mais existentes na PRC-466, no trecho entre Manoel Ribas e Ivaiporã, nas proximidades da Subestação de Furnas. Segundo ele, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estiveram recentemente no local realizando serviços de tapa-buracos, mas deixaram um dos pontos críticos sem reparo.
De acordo com o relato, o problema está localizado entre os quilômetros 130 e 131 da rodovia. O morador afirma que um buraco foi consertado, porém outro, que estaria a menos de 200 metros de distância, permaneceu sem manutenção. “Eles vieram, taparam um buraco e foram embora. O outro ficou lá, praticamente ao lado”, reclamou.
Ainda segundo o denunciante, pouco tempo depois da passagem da equipe, um veículo teria sofrido danos ao atingir o buraco. Ele relatou que, ao retornar ao local para registrar imagens da situação, encontrou um carro parado com um pneu estourado após passar pelo trecho danificado.
O morador pede que o DER responsável pela manutenção da rodovia retorne ao local para concluir o serviço e evitar novos prejuízos e acidentes. A reportagem deixa espaço aberto para manifestação do Departamento de Estradas de Rodagem sobre a reclamação apresentada pelos usuários da PRC-466. A princípio, o DER responsável seria o de Apucarana.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou que a vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população acima de seis meses de idade a partir da próxima segunda-feira, 29 de junho. A decisão foi pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal durante o período de maior circulação dos vírus respiratórios.
Segundo a Sesa, o Paraná já recebeu mais de 4,2 milhões de doses e aplicou cerca de 2,2 milhões de vacinas, ocupando a quinta posição entre os estados brasileiros que mais vacinaram em números absolutos. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal está em 47,18%, acima da média nacional.
As gestantes lideram os índices de vacinação no Estado, com cobertura de 63,56%, seguidas pelos idosos, com 49,32%, e pelas crianças, com 39,34%. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 90% do público prioritário.
Dados da Secretaria da Saúde apontam que o Paraná registrou mais de 10 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026, com 441 óbitos. Destes, 1.535 casos e 88 mortes foram causados pela influenza. A orientação é que a população procure as unidades de saúde para receber a imunização, considerada segura, gratuita e fundamental para reduzir casos graves e internações durante o inverno.

A Geisa Arantes, que já é conhecida da comunidade está procurando costureiras em Borrazópolis e região para atuar na área de costura. Há vagas disponíveis para pessoas com experiência e também para quem deseja aprender e ingressar na profissão trabalhando em casa.
Segundo ela, a demanda por serviços tem aumentado e há necessidade de ampliar a equipe para atender os pedidos em andamento. A oportunidade pode ser uma alternativa para quem busca colocação no mercado de trabalho ou uma nova fonte de renda. Salário inicial de 100 a 120 reais por dia.
Interessadas em obter mais informações sobre as vagas e as condições de trabalho podem entrar em contato diretamente com Geisa Arantes pelo telefone (43) 99938-4901.

A 16ª Regional de Saúde comunicou nesta terça-feira (23), o primeiro óbito do ano por Influenza A, em Apucarana, registrado no dia 19 de junho. A confirmação ocorreu ontem, com o resultado da coleta de painel viral de um paciente do sexo masculino (45 anos de idade), analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Segundo informações dadas pela Seção de Vigilância Epidemiológica, da 16ª RS, o paciente foi internado, no dia 10 de junho, após consulta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana. Portador de comorbidades (diabetes e transplantes de rim e pâncreas) o paciente apresentava um quadro de dispneia e suspeita de Influenza.
O quadro do paciente evoluiu para a insuficiência respiratória aguda, sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital da Providência. Ele passou por processo de reanimação, mas veio a óbito no dia 19 de junho.
O diretor da 16ª Regional de Saúde, Paulo Vital, lamentou a perda do paciente de Apucarana e aproveitou para reforçar um apelo à população. “A vacina contra a gripe Influenza está disponível em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) nos 17 municípios da região”, frisou Vital.
Os grupos prioritários são os idosos (acima de 60 anos), gestantes e crianças de 6 meses a seis anos. “A partir de segunda-feira, dia 29 de junho, a vacina contra a Influenza estará liberada também para toda população”, anuncia o diretor da RS.