
Um investimento estratégico da Prefeitura vai garantir mais agilidade na recuperação e manutenção das estradas rurais de Apucarana. Foram adquiridas 15 mil toneladas de pedra, volume suficiente para a conservação de aproximadamente 50 quilômetros de vias. A medida amplia a capacidade de atendimento em regiões onde não existe disponibilidade de piçarra, assegurando melhores condições de tráfego para produtores e moradores.
O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa atende diretamente quem depende das estradas para o escoamento da produção e o acesso aos serviços urbanos. “O investimento fortalece o atendimento às comunidades do campo, melhora as condições de tráfego e oferece mais segurança para o transporte da produção agrícola, além de facilitar o deslocamento dos moradores”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e de Serviços Públicos, Wendel Metta, a contratação representa um avanço importante para o planejamento das equipes. “O material será utilizado apenas nas localidades onde não houver disponibilidade de piçarra, permitindo que os trabalhos avancem sem a necessidade de buscar material em regiões distantes”, explicou.
(mais…)
A médica Dra. Jéssica Belenello, conhecida em Borrazópolis e toda a região pelo comprometimento, dedicação e cuidado com seus pacientes, está iniciando uma nova fase em sua carreira profissional.
Ao longo do último ano, ela atuou nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Borrazópolis, sempre oferecendo um atendimento humanizado, atencioso e de qualidade, conquistando o respeito e a confiança da comunidade.
A partir de agora, Dra. Jéssica não realizará mais atendimentos nas UBSs e passará a atender na Clínica Saúde do Vale, localizada na Praça da República, ao lado dos Correios, onde realizará consultas particulares todas as segundas-feiras.
Os pacientes que desejam dar continuidade ao acompanhamento médico ou agendar uma consulta já podem entrar em contato com a clínica. Clínica Saúde do Vale – Praça da República, ao lado dos Correios, atendimentos às segundas-feiras e os agendamentos pelo fone (43) 99900-7253.
Desejamos muito sucesso à Dra. Jéssica nesta nova etapa profissional e agradecemos pelo excelente trabalho prestado à população de Borrazópolis. Que esta nova caminhada seja marcada por muitas conquistas, realizações e pela continuidade do atendimento de qualidade que sempre foi sua marca.

Em entrevista concedida à Rádio Nova Era FM e ao Blog do Berimbau nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, o prefeito de Grandes Rios, William José, apresentou um balanço das principais conquistas da administração municipal e detalhou obras e investimentos que estão em andamento no município.
Um dos destaques da entrevista foi a construção da ponte sobre o Rio Ivaí, ligando Grandes Rios a Jardim Alegre. Segundo o prefeito, trata-se de uma obra aguardada há mais de 50 anos pela população e que agora já está em fase de execução.
William ressaltou que a ponte representa um investimento próximo de R$ 30 milhões e destacou o empenho conjunto das equipes das prefeituras de Grandes Rios e Jardim Alegre, além do apoio do Governo do Estado, da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), deputados estaduais e lideranças regionais.
Outro grande projeto citado foi a pavimentação das ruas ainda não asfaltadas da área urbana. O prefeito informou que Grandes Rios será um dos poucos municípios do Paraná a receber pavimentação em concreto, material que possui garantia estimada de 20 anos e maior durabilidade.
Segundo ele, a obra contempla praticamente todas as ruas sem pavimentação na sede do município e representa um investimento superior a R$ 17 milhões após economia obtida no processo licitatório. Na área da saúde, William destacou a ampliação dos atendimentos especializados com a adesão do município a um segundo consórcio de saúde, aumentando as opções de consultas e exames para a população.
O prefeito informou ainda que o município realizou recentemente o transporte de mais de 700 pacientes para atendimentos especializados em apenas uma semana, além de investimentos em veículos, novos ônibus para a saúde, programas de próteses dentárias, oftalmologia, dermatologia, pediatria e saúde mental. Sobre o Hospital Municipal, William afirmou que a reabertura continua sendo uma das principais metas da administração. Segundo ele, a estrutura está passando por adequações, equipamentos estão sendo adquiridos e a documentação necessária está sendo organizada para que o atendimento hospitalar seja retomado futuramente.
No setor rural, o prefeito anunciou a criação de uma terceira equipe de atendimento para estradas e carreadores, com o objetivo de agilizar os serviços prestados aos agricultores. A nova frente de trabalho atuará como uma espécie de “equipe de socorro”, atendendo demandas emergenciais em diferentes regiões do município. William também destacou a renovação da frota municipal. De acordo com ele, já foram incorporados 42 veículos à administração em um ano e meio de gestão, com previsão de chegada de outros 15 nos próximos meses.
Na educação, o prefeito citou investimentos em reformas de escolas e creches, entrega de uniformes e materiais escolares, aquisição de ônibus, implantação de salas tecnológicas e capacitação de professores. Ao encerrar a entrevista, William José agradeceu o apoio da população, dos servidores públicos e da Câmara Municipal, reforçando que o desenvolvimento de Grandes Rios depende do trabalho conjunto de toda a comunidade.
“Todas as obras são importantes, mas nada vale mais do que cuidar das pessoas e das famílias. Seguimos trabalhando para que Grandes Rios continue avançando e ocupando o lugar que merece no Vale do Ivaí e no Paraná”, concluiu o prefeito.

Na manhã desta segunda-feira (22), a primeira frente fria do inverno avançou pelo Sul do Brasil e começou a atravessar o Paraná, com chuva, trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado. A chuva atinge todas as regiões paranaenses nas próximas horas e, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), depois dela uma massa de ar polar chega ao Estado, causando forte declínio nas temperaturas ao longo da semana.
Entre as estações meteorológicas do Simepar, a de Laranjeiras do Sul registrou às 9h desta segunda-feira uma rajada de vento de 55,1 km/h. Nova Prata do Iguaçu, às 8h30, teve uma rajada da mesma velocidade, e também às 8h30 São Miguel do Iguaçu registrou rajada de 55,8 km/h.
“Com a evolução rápida da frente fria, o tempo muda também no Norte e no Leste do Estado, entre a tarde e noite. Portanto, no Norte Novo, Norte, Norte Pioneiro, região dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, teremos chuva ainda nesta segunda-feira”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil, aponta nesta segunda risco alto no Oeste e Sudoeste, e moderado nas outras regiões do Paraná, para chuva forte em curto espaço de tempo, intensas rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, queda de árvores, alagamentos, destelhamentos e danos em plantações.
(mais…)

Um acidente de trânsito foi registrado na BR-376, no trevo de acesso a Cambira, e mobilizou equipes de socorro na região. A colisão envolveu um automóvel e uma motocicleta, que ficou caída sobre o canteiro após o impacto.
Segundo informações apuradas no local, houve uma colisão lateral entre os dois veículos, que trafegavam no mesmo sentido da rodovia. A análise preliminar indica que a motocicleta seguia pela faixa da esquerda quando o automóvel realizou uma mudança de faixa, ocorrendo o choque.
Com a força da batida, os ocupantes da motocicleta foram lançados para fora do veículo. Dois jovens que estavam na moto sofreram ferimentos e precisaram de atendimento das equipes de emergência.
O Corpo de Bombeiros, equipes da concessionária PR Vias (Motiva Paraná) e a Polícia Rodoviária Federal foram acionados para prestar socorro às vítimas e controlar a situação no local.
O motorista do automóvel não se feriu. Ele realizou o teste do etilômetro, que apresentou resultado negativo para ingestão de álcool.
Durante a fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal constatou que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também foi verificado que a moto estava com o licenciamento vencido desde 2022 e acumulava mais de R$ 7 mil em multas e débitos pendentes, motivo pelo qual foi recolhida ao pátio.
As causas e responsabilidades pelo acidente serão apuradas pela Polícia Rodoviária Federal.

A Polícia Civil de Faxinal, por meio do setor de Vigilância e Captura, cumpriu na manhã desta segunda-feira, 22 de junho de 2026, um mandado de prisão preventiva em Borrazópolis relacionado a um caso de tentativa de feminicídio que causou grande repercussão no município.
A prisão ocorreu na Rua Minas Gerais, região central da cidade, sob coordenação do delegado Ricardo Mendes. O detido, identificado pelas iniciais R.B.S., de 47 anos, foi localizado e preso em cumprimento à ordem expedida pela Vara Criminal da Comarca.
Segundo as investigações, o homem é suspeito de ter esfaqueado sua companheira durante uma ocorrência registrada na última quarta-feira, 17 de junho. A vítima sofreu pelo menos duas facadas nas costas e foi socorrida em estado grave. Ela permanece em recuperação no Hospital da Providência, em Apucarana.
Embora a Polícia Civil não tenha divulgado oficialmente os nomes dos envolvidos, o Blog do Berimbau apurou que o preso é Roberto, conhecido popularmente como “Carneiro”, enquanto a vítima é Tatiane, mais conhecida como “Taty”.
Após a captura, o suspeito foi encaminhado para a carceragem da Cadeia Pública, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que dará continuidade aos procedimentos para o esclarecimento completo dos fatos.



Moradores do Assentamento Egídio Brunetto, em Rio Branco do Ivaí, estão se mobilizando para cobrar uma solução definitiva para a situação dos alunos da rede municipal que estudam na comunidade. Segundo relatos encaminhados ao Blog do Berimbau, cerca de 90 crianças, filhos de agricultores assentados, enfrentam há anos dificuldades relacionadas à estrutura escolar.
A reivindicação principal é a construção de novas salas de aula para atender os estudantes com mais conforto e segurança. Atualmente, os alunos foram transferidos para espaços provisórios, incluindo salas cedidas pelo Governo do Estado, após problemas estruturais nas antigas instalações utilizadas pela comunidade, que são casas velhas de madeira em condiçõs precárias. Apesar da medida emergencial, os moradores afirmam que a solução definitiva ainda não saiu do papel.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, houve reuniões envolvendo representantes da comunidade, do Poder Executivo e do Poder Legislativo, nas quais teria sido discutida a devolução de recursos da Câmara Municipal para auxiliar na construção das novas salas. Segundo moradores, a expectativa era que essa devolução ocorresse ainda no primeiro semestre deste ano.
No entanto, recentemente surgiram dúvidas sobre a efetivação desse compromisso. Conforme relatos, durante uma sessão legislativa, o presidente da Câmara, José dos Santos, conhecido como “Pararú”, teria afirmado que a devolução dependeria da existência de sobra de recursos no caixa do Legislativo ao final do período, portanto, se houve sobras.
A situação gerou ainda mais questionamentos após moradores tomarem conhecimento de uma inexigibilidade de licitação homologada pela Câmara Municipal para aquisição, montagem e instalação de mobiliário planejado, no valor de R$ 104.877,76. O processo tem como objetivo atender demandas administrativas da sede do Legislativo.
Diante desse cenário, moradores do assentamento começaram a organizar uma mobilização para comparecer à Câmara Municipal e cobrar um posicionamento dos vereadores sobre a construção das salas. Um dos representantes da comunidade, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que o objetivo não é criar conflitos políticos, mas buscar uma solução para um problema que afeta diretamente a educação das crianças.
“Não queremos causar polêmica nem prejuízo político para ninguém. Queremos apenas resolver o problema das salas de aula e que isso seja feito pelo Poder Executivo em parceria com o Legislativo, conforme foi assumido o compromisso”, declarou.
A comunidade destaca que reconhece os esforços realizados para retirar os alunos das antigas estruturas consideradas inadequadas, mas reforça que as atuais instalações são provisórias e que a construção das salas definitivas continua sendo uma necessidade urgente.
O Blog do Berimbau buscará contato com o presidente da Câmara, José dos Santos (Pararú), bem como com os demais envolvidos, para que possam apresentar suas versões e esclarecimentos sobre o assunto. O espaço permanece aberto para manifestação das autoridades e representantes do Legislativo Municipal.
RESPOSTA – O Presidente da Câmara, José dos Santos (Pararú), informou a nossa reportagem que pretende sim comprir esse compromisso, mas depende da economia de cada vereador para que haja a sobra. Segundo ele, já foram devolvidos mais de um milhão para o poder executivo, e que, com certeza, o dinheiro para as salas, cerca de 200 mil, também serão enconomizados. Sobre os móveis comprados, afirmou que era algo já programado e planejado deste o ano passado, e negou que seja uma estratégia para não fazer a devolução. O vereador também afirmou que está a disposição do Assentamento para qualquer esclarecimento.
Além disso, também questionamos os gastos com diárias realizados pela Câmara Municipal durante a atual legislatura. Segundo o Portal da Transparência, os valores gastos entre 2025 e parte de 2026 se aproximariam de R$ 180 mil, o que seria suficiente para a construção da salas.

A Polícia Civil, 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, concluiu a investigação de um caso que ganhou repercussão regional após denúncia divulgada com exclusividade pelo Blog do Berimbau. O inquérito apurou a prática de estelionato por parte de um morador de Cambira, suspeito de simular estar em tratamento contra leucemia para sensibilizar a população e arrecadar dinheiro por meio de campanhas beneficentes.
O caso veio a público após a equipe de reportagem do Blog do Berimbau receber denúncias de moradores que questionavam a veracidade da doença e a continuidade dos pedidos de ajuda financeira. Na ocasião, a reportagem apurou que uma campanha de arrecadação, realizada por meio de vaquinhas virtuais, PIX, rifas e outras ações beneficentes, teria mobilizado grande número de pessoas da região.
Na primeira reportagem publicada pelo Blog do Berimbau, a Polícia Civil confirmou que já investigava o caso por meio de inquérito policial. O delegado-chefe da 17ª SDP, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, informou à época que a apuração estava sob responsabilidade do delegado Victor Hugo, que realizava diligências e oitivas para esclarecer os fatos.
Agora, com a conclusão da investigação, a Polícia Civil divulgou nota oficial informando que as suspeitas levantadas durante as denúncias foram confirmadas ao longo da apuração. Segundo a PCPR, o investigado alegava realizar tratamento contra leucemia em diversas instituições de saúde, entre elas o Hospital do Câncer de Londrina, hospitais de Cascavel, o HONPAR de Arapongas, o Hospital da Providência de Apucarana e o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Entretanto, todos os hospitais informaram oficialmente à Polícia Civil que o investigado jamais foi paciente ou recebeu tratamento relacionado à doença mencionada.
As investigações apontaram ainda que ele promovia campanhas de arrecadação por meio de vaquinhas virtuais, rifas, bazares beneficentes e pedidos diretos de ajuda financeira. Os policiais também descobriram a existência de um número de WhatsApp atribuído falsamente a um suposto médico responsável pelo tratamento, utilizado para reforçar a narrativa da doença e incentivar novas doações.
De acordo com a Polícia Civil, parte dos recursos obtidos teria sido utilizada em viagens e atividades de lazer, incluindo deslocamentos para Londrina, São Paulo e visitas ao parque Beto Carrero World, além de idas frequentes a restaurantes de alto padrão, fatos que também foram identificados durante a investigação.
Embora não tenha sido possível calcular o valor total arrecadado, devido à variedade de meios utilizados para solicitar contribuições e ao longo período em que as campanhas ocorreram, a Polícia Civil reuniu elementos suficientes para indiciar o investigado pelo crime de estelionato.
A corporação orienta que eventuais vítimas que realizaram doações ou contribuíram financeiramente para as campanhas procurem a delegacia mais próxima ou a 17ª Subdivisão Policial de Apucarana para registrar ocorrência e colaborar com o andamento das investigações.
O Blog do Berimbau acompanhou o caso desde as primeiras denúncias recebidas da população e agora registra a resposta oficial da Polícia Civil, que concluiu a apuração e formalizou o indiciamento do investigado. Nossa reportagem não conseguiu contato com o acusado, mas a informação é que ele nega o crime de estelionato.

Nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, quem recebe os parabéns é William Martins, de Borrazópolis, pela passagem de seu aniversário.
A homenagem é enviada com muito carinho pela esposa Emanuelly, pela sogra Ivanilza e pela vó Cida, que desejam muita saúde, felicidade, paz e realizações em sua vida.
Que este novo ciclo seja repleto de bênçãos, conquistas e momentos especiais ao lado das pessoas que você ama. Que Deus ilumine seus caminhos, fortaleça sua fé e renove diariamente a esperança em dias cada vez melhores.
“Que o Senhor esteja sempre à frente de seus passos, concedendo proteção, sabedoria e muitas vitórias. Nunca perca a fé, pois ela é a luz que nos guia mesmo nos momentos mais difíceis”. Feliz aniversário, William Martins






O município de Borrazópolis voltou a se destacar na cultura regional. No sábado, dia 20 de junho de 2026, a delegação da terceira idade conquistou o bicampeonato do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, realizado na cidade de Kaloré.
O evento reuniu representantes de dez municípios da região e foi promovido pela prefeitura de Kaloré, por meio do prefeito Washington da Silva, da secretária municipal de Cultura, Rita de Cássia, a conhecida “Ritinha”, do vice-prefeito Décio Bochio e de toda a equipe organizadora, com apoio da Câmara Municipal.
Borrazópolis já chegou chamando atenção por levar a maior delegação da terceira idade ao festival, com cerca de 90 integrantes inscritos para a apresentação. O grupo já havia sido campeão na primeira edição do evento, em 2025, e voltou a conquistar o primeiro lugar neste ano, garantindo o bicampeonato.
Na classificação final, Kaloré, município sede, ficou com a segunda colocação, enquanto Mauá da Serra conquistou o terceiro lugar.
A Diretora do Departamento Municipal da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa de Borrazópolis, Fernanda Miyaji, divulgou uma nota de agradecimento, destacando o empenho de todos os participantes e das pessoas que contribuíram para mais essa conquista.
“A participação do nosso grupo da terceira idade neste Festival Regional de Quadrilhas é motivo de muito orgulho para Borrazópolis. Mais do que uma apresentação cultural, este momento representa o resultado de políticas públicas que valorizam o envelhecimento ativo, a convivência social, a cultura e a qualidade de vida.
Parabenizo com muito carinho e respeito cada integrante do grupo pela dedicação, entusiasmo e espírito de união e agradeço o professor Junior Sanches, que com muita dedicação desenvolve um trabalho comprometido e inspirador e vem incentivando a participação e fortalecendo os vínculos entre as participantes do grupo”, salientou.
“Parabenizo a Secretária de Cultura Rita Mercúrio que esteve a frete da organização e realização do festival e a prefeitura de Borrazópolis, por meio do Prefeito Adilson Lucchetti pelo apoio oferecido. Esta conquista, alcançada pela segunda vez, demonstra que quando há união, incentivo e trabalho coletivo, os resultados aparecem. Que este momento sirva de inspiração para continuarmos fortalecendo as ações voltadas à pessoa idosa e promovendo o seu protagonismo em nossa comunidade”, finalizou a Fernanda Miyaji, Diretora do Departamento Municipal da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa de Borrazópolis. (Rever matéria sobre o evento)
Além do prefeito, da primeira-dama Josiane, os vereadores Rogério Costa, Francisco Castilho e Gustavo Del Grande, também compareceram no evento representando os demais e em demostração de apoio dao Grupo da Melhor Idade. (Todas as fotos no Facebook do Berimbau)

FAXINAL – A Polícia Militar foi acionada na tarde de domingo, 21 de junho, para atender uma ocorrência de ameaça na região central de Faxinal. No local, uma mulher relatou que mantém um relacionamento com um homem, embora os dois não sejam namorados e apenas se encontrem ocasionalmente. Segundo ela, o homem não aceita que ela saia sem sua companhia. De acordo com o relato, a mulher foi até a residência dele para conversar, mas não foi bem recebida. Durante o desentendimento, o homem teria dito a frase: “espera aí que vou pegar uma coisa para você”, entrando em seguida na casa. Temendo que algo pudesse acontecer, a mulher deixou o local e acionou a Polícia Militar. Ela informou que não chegou a ver o que o homem teria ido buscar. Os policiais realizaram buscas para localizar o suspeito, mas ele não foi encontrado. A vítima recebeu orientações sobre as medidas cabíveis.
SÃO JOÃO – A Polícia Militar foi acionada na tarde de 21 de junho, para verificar uma situação de desentendimento em via pública na região central de São João do Ivaí. No local, o solicitante informou que estava acompanhado de uma amiga quando o pai dela chegou para levá-la para casa. Segundo o relato, os dois iniciaram uma discussão, o que gerou preocupação de que a situação pudesse se agravar. Por receio de que o desentendimento tomasse maiores proporções, o homem decidiu acionar a Polícia Militar. Posteriormente, ele informou o endereço para onde o pai e a filha teriam seguido. A equipe realizou patrulhamento na região indicada, porém não localizou os envolvidos. A ocorrência foi registrada e as partes não foram encontradas para esclarecimentos.

A Polícia Civil de Jandaia do Sul, sob o comando do delegado Dr. Conrado Guedes, cumpriu na manhã desta segunda-feira, 22 de junho de 2026, um mandado de prisão na cidade de Marialva.
Foi preso A.M., de 29 anos, em decorrência de ordem judicial relacionada ao crime de maus-tratos, previsto no artigo 136 do Código Penal (Lei nº 2.848).
Após a prisão, o detido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPEN), onde permanece à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
A ação integra o trabalho de cumprimento de mandados realizado pela Polícia Civil, com o objetivo de garantir a execução das decisões judiciais e o combate à criminalidade na região.

Uma mulher procurou ajuda da Polícia Militar na manhã de domingo, 21 de junho, após relatar ter sido vítima de agressão por parte do ex-namorado em Ivaiporã.
Segundo a vítima, ela participava de uma festa onde o ex-companheiro também estava presente. Ao término do evento, ele teria oferecido uma carona, que foi aceita pela mulher.
Durante o trajeto, nas proximidades da BR-466, os dois teriam se envolvido em uma discussão. Conforme o relato, o homem desferiu um soco em sua boca e, em seguida, a expulsou do veículo, fugindo do local e tomando rumo ignorado.
A equipe policial prestou atendimento à vítima e a encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica. Os policiais também orientaram a mulher sobre seus direitos e sobre a possibilidade de solicitar medidas protetivas previstas na legislação de proteção à mulher. O caso foi registrado como lesão corporal no contexto de violência doméstica e familiar.

A Polícia Militar foi acionada na manhã de domingo, 21 de junho, para atender uma ocorrência na área rural de Arapuã envolvendo a presença de caçadores em uma propriedade particular.
No local, o solicitante relatou que um grupo de pessoas entrou em sua propriedade e realizou disparos de arma de fogo durante uma suposta caça a javalis. Segundo ele, os indivíduos permaneceram na área por algum tempo e depois deixaram o local.
O morador informou aos policiais que não autorizou a entrada do grupo em sua propriedade e manifestou preocupação com a situação.
Diante da denúncia, a equipe realizou patrulhamento pela região na tentativa de localizar os suspeitos, porém nenhum dos envolvidos foi encontrado. A ocorrência foi registrada e as partes receberam as orientações cabíveis.

A Polícia Militar registrou na tarde de domingo, 21 de junho, um acidente de trânsito sem vítimas na Avenida Souza Naves, na região central de Ivaiporã. A ocorrência foi atendida após acionamento via COPOM.
No local, os policiais conversaram com o condutor de um GM/Vectra, que relatou trafegar pela avenida quando um VW/Gol branco teria invadido a via preferencial, provocando a colisão.
Segundo o motorista, ele não sofreu ferimentos. Após o acidente, o condutor do Gol deixou o local sem prestar esclarecimentos, não sendo possível anotar a placa nem obter características mais detalhadas do veículo ou de seu motorista.
A equipe realizou patrulhamento pelas imediações na tentativa de localizar o automóvel envolvido, porém ninguém foi encontrado. O boletim de ocorrência foi confeccionado para registro dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de dano e ameaça no final da tarde de domingo, 21 de junho, em Rosário do Ivaí. A situação foi registrada após um morador procurar a equipe relatando que teve o para-brisa de seu veículo, um GM/Celta, atingido por uma pedra.
Segundo o solicitante, ele chegava a um estabelecimento comercial quando um homem se aproximou e lançou uma pedra contra o carro, causando danos. A vítima informou aos policiais que possui desavenças com o autor, motivadas pelo fato de ele não aceitar o relacionamento da ex-esposa com o solicitante.
A equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito, que apresentava sinais visíveis de embriaguez. As partes foram encaminhadas ao Destacamento da Polícia Militar para o registro da ocorrência.
Durante os procedimentos, o autor passou a proferir ameaças contra a vítima e, em razão do estado alcoólico, ainda tentou agredi-la, sendo contido pelos policiais, que utilizaram força moderada para evitar a agressão.
Apesar dos fatos, a vítima informou que não tinha interesse em representar criminalmente pelos crimes de dano e ameaça. Diante da manifestação, os envolvidos foram orientados e liberados. A mãe e o irmão do autor também compareceram ao destacamento e informaram que tinham conhecimento dos desentendimentos existentes entre as partes.

Faleceu no início da madrugada desta segunda-feira, 22 de junho de 2026, aos 80 anos, Maria de Lourdes Vieira Crementino. Ela enfrentava problemas de saúde em decorrência de uma pneumonia e não resistiu, vindo a óbito por volta da meia-noite.
Maria de Lourdes estava no Estado de São Paulo, cidade de Artur Nogueira, na residência de uma de suas filhas, onde recebia cuidados da família. Ela era viúva de Otacílio Lucas Crementino (em memória) e deixa um legado de dedicação à família e aos amigos.
Era mãe de quatro filhos: Amarildo Aparecido Crementino, Solange Aparecida Crementino, Marilza Elaine Crementino Matias e Edina Socorro Crementino Almeida, além de demais familiares e amigos que lamentam profundamente sua partida.
Aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos de pesar pela perda irreparável.
VELÓRIO – Segundo o filho, Amarildo, que foi a São Paulo, com a Funerária Nossa Senhora de Lourdes, para transladar o corpo, o velório começa por volta das 20 horas, na Capela Mortuária e o sepultamento ocorrerá na manhã de terça-feira, dia 23 de junho.

FURTO – No domingo (21), por volta de 9h, uma equipe da Polícia Militar de Apucarana foi acionada via 190 para um caso de furto qualificado na Rua Maranhão, no Jardim Apucarana. No local, a vítima informou que, durante a madrugada, indivíduos não identificados subtraíram, mediante escalada, um botijão de gás P13 que estava na parte externa de sua residência. A solicitante percebeu a ausência do objeto pela manhã e não soube informar características dos autores ou a direção tomada. Foram realizados patrulhamentos nas imediações, mas sem êxito na localização do objeto ou de suspeitos.
APOIO A OUTROS ÓRGÃOS – Mais tarde, por volta de 12h30, outra equipe da Polícia Militar de Apucarana prestou apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em um atendimento de óbito na Rua Desembargador Clotário Portugal. No endereço, os socorristas já haviam constatado o falecimento de uma mulher de 69 anos, cuja causa estaria possivelmente relacionada a uma queda da própria altura. Familiares presentes relataram que a vítima não possuía filhos e residia sozinha. Os órgãos competentes deram prosseguimento aos procedimentos cabíveis.
FURTO – No período da tarde, por volta de 15h30, policiais militares de Apucarana registraram o roubo de um celular na Rua Luiz Facio, na Vila Nova. Um homem de 31 anos relatou que anunciou a venda de um iPhone 17 Pro por R$ 7.100,00 na plataforma Marketplace e marcou um encontro no local para entregar o aparelho. Ao chegar e acionar a campainha, o morador do imóvel informou que não conhecia a compradora. Em seguida, aproximou-se um adolescente que afirmou que retiraria o celular e faria o pagamento com cartão de crédito. Ele pediu o aparelho para fotografá-lo, supostamente para enviar à responsável pela compra, mas aproveitou a situação para fugir a pé em direção à linha férrea com o celular. Uma testemunha tentou acompanhá-lo, porém sem sucesso.
ACIDENTE DE TRÂNSITO – Já no início da noite, por volta de 19h45, uma guarnição da Polícia Militar de Apucarana em patrulhamento deparou-se com um acidente de trânsito na Avenida Aviação, no Jardim Trabalhista. A colisão envolveu um VW Gol verde, conduzido por um idoso de 60 anos, e um Ford Ka preto, conduzido por um homem de 39 anos. A batida resultou em danos na parte frontal de ambos os veículos, mas sem ferimentos nos condutores, causando apenas abalo psicológico na esposa de 34 anos e na filha de 9 anos do motorista do Ka. A equipe do SAMU realizou o atendimento preliminar sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro. O plantão de acidentes realizou o teste do bafômetro e o condutor do Gol apresentou 0,60 mg/L de álcool por litro de ar alveolar, enquanto o motorista do Ka não apresentou ingestão de bebida. O idoso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e o VW Gol foi apreendido por pendências administrativas.
LESÃO CORPORAL – Logo em seguida, por volta de 20h, a PM foi acionada novamente via 190 para verificar uma situação de agressão na Rua Aristóteles, também na Vila Nova. A solicitante relatou que estava em um bar próximo à sua residência quando um jovem de 25 anos chegou exigindo a chave da casa dela. Diante da recusa, ele saiu em direção ao imóvel e foi seguido pela vítima. Em frente à residência, o autor desferiu um soco no olho direito da mulher, ameaçou-a de morte e fugiu. A vítima ressaltou que, até o dia anterior, o agressor residia com a família dela e possuía vínculo trabalhista. Foram feitas diligências na região, mas o suspeito não foi localizado.

No domingo (21), por volta de 21h45, uma equipe da Polícia Militar de Cambira atendeu a uma ocorrência de violação de domicílio e ameaça na Rua das Camélias. Os policiais foram acionados por um vizinho, o qual relatou que o ex-convivente de uma moradora estava tentando entrar à força na residência dela.
Durante o deslocamento, a guarnição recebeu a informação de que o suspeito teria se apossado de uma faca. Ao chegar ao local, os militares flagraram o indivíduo, um jovem de 20 anos, forçando a entrada do imóvel. Foi dada voz de abordagem e, durante a busca pessoal, a arma branca foi encontrada em posse dele.
A vítima, uma jovem também de 20 anos, relatou à equipe que o rapaz não aceita o término do relacionamento e havia feito ameaças de que iria esfaqueá-la. Diante da situação, os envolvidos foram encaminhados e apresentados à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.


Foram identificadas as duas vítimas que perderam a vida em um grave acidente de trânsito registrado na noite de domingo, 21 de junho de 2026, na PRC-460, saída de Pitanga para Boa Ventura de São Roque.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, a colisão ocorreu por volta das 19h30, no km 177 da rodovia, e envolveu uma motocicleta Honda CG 160, um Honda Civic e um caminhão VW 10.160.
As vítimas fatais estavam na motocicleta. O condutor, Vinicius Marcondes de Oliveira, de 20 anos, morador da localidade de Linha Cantu, e o passageiro João Gabriel, de 25 anos, residente em Pitanga, morreram ainda no local em decorrência da gravidade dos ferimentos. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ivaiporã.
Segundo o relatório policial, a motocicleta seguia no sentido Pitanga a Boa Ventura de São Roque quando se envolveu em uma colisão frontal com o Honda Civic, que trafegava em sentido contrário. Após o impacto, a moto ainda atingiu lateralmente o caminhão VW 10.160, que seguia à frente da motocicleta.
O motorista do Honda Civic, de 35 anos, morador de Santa Maria do Oeste, sofreu ferimentos graves e foi socorrido ao Hospital São Vicente de Paulo, em Pitanga. Já o condutor do caminhão, de 68 anos, morador de São José dos Campos (SP), não sofreu ferimentos.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Pitanga, do SAMU, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Civil, da Polícia Científica e do IML de Ivaiporã atuaram na ocorrência. Após os trabalhos de perícia e remoção das vítimas, os veículos foram liberados aos responsáveis.
As circunstâncias exatas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

Um homem com mandado de prisão em aberto foi capturado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana na região central da cidade.
Segundo informações divulgadas pela corporação, o detido estava evadido do sistema prisional e ainda possuía uma pena de sete anos e sete meses a cumprir pelos crimes de roubo e furto, previstos nos artigos 157 e 155 do Código Penal.
Após a expedição do mandado judicial, a equipe da Guarda Municipal realizou diligências e conseguiu localizar o homem no centro de Apucarana.
Ao ser informado sobre a ordem de prisão, ele foi detido sem maiores intercorrências e encaminhado às autoridades competentes para os procedimentos legais e o cumprimento da pena determinada pela Justiça.
A ação integra o trabalho de apoio da Guarda Civil Municipal no cumprimento de decisões judiciais e na localização de pessoas procuradas pelas autoridades. (Foto divulgada pela GCM)


Na manhã deste domingo, dia 21 de junho de 2026, equipes de segurança e socorro foram acionadas para atender uma ocorrência em um local de morte no município de Jardim Alegre.
Segundo as informações apuradas pela reportagem, uma pessoa foi encontrada em óbito dentro de uma residência. A Polícia Militar esteve no local e, na sequência, foram acionadas a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica de Ivaiporã.
Após os procedimentos iniciais, o óbito foi constatado e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para os procedimentos de praxe.
A vítima é um pedreiro bastante conhecido no município, de nome Nozael. Como as evidências apontam para um possível ato extremo, a reportagem opta por preservar outros detalhes em respeito à vítima, aos familiares e às investigações.
Se você ou alguém que você conhece estiver passando por um momento de sofrimento emocional, é possível buscar apoio gratuito. Procure a secretaria de saúde do seu município.









Na noite deste sábado, dia 20 de junho, o município de Kaloré promoveu o 2º Festival Regional de Quadrilhas da Terceira Idade. O evento teve início por volta das 18h30, no Ginásio de Esportes Canelão, reunindo participantes de dez municípios da região.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades. O prefeito de Kaloré, Washington Luís, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do festival para o município e para toda a região, além de agradecer aos prefeitos da AMUVI que prestigiaram o evento.
O vice-prefeito Décio Bochio também destacou a relevância da iniciativa e defendeu que o festival seja ampliado e adotado pelo Governo do Estado, tornando-se um evento de abrangência estadual.
A secretária de Cultura, Turismo e Inovação, Rita de Cássia Mercúrio (Ritinha), ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Departamento de Cultura e agradeceu a todos os setores da prefeitura que colaboraram na organização, decoração e preparação do ginásio para receber os participantes e o público.
Também participaram do evento e concederam entrevistas à reportagem da Rádio Nova Era e Blog do Berimbau os prefeitos Adilson Lucchetti (Didi), de Borrazópolis, Giva Lopes, de Mauá da Serra, e Maurício Bueno, de Cruzmaltina, que parabenizaram o município de Kaloré pela realização do festival.
Antes das apresentações das quadrilhas, o público acompanhou apresentações de oficinas de dança desenvolvidas pelo município, por meio do CRAS, Cultura e da Assistência Social. Em seguida, tiveram início as apresentações das quadrilhas juninas da terceira idade.
Ao final, a classificação ficou definida da seguinte forma: Mauá da Serra conquistou a terceira colocação, Kaloré ficou em segundo lugar e Borrazópolis sagrou-se campeã do festival. Com a vitória, a equipe de Borrazópolis tornou-se bicampeã da competição, já que também havia vencido a primeira edição do evento.
A quadrilha campeã é coordenada pelo professor Junior Sanches, que desenvolve o trabalho com a terceira idade em Borrazópolis, mas é vereador em Kaloré, onde preside a Câmara de Vereadores: “Parabenizar o prefeito, a secretária de cultura, todos os Departamento da prefeitura de Kaloré a nossa Câmara de Vereadores, por que estamos unidos em paz para promover uma cidade melhor com eventos e mutas obras”, salientou Junior.
Parabéns a todos os municípios participantes por mais uma edição de integração, cultura e valorização da terceira idade. Ao final, um Bailão com os Irmãos Fandangueiros, encerrou com chave de ouro a noite especial promovida pela prefeitura. A reportagem completa em vídeo está disponível no link da publicação. (Mais fotos no Facebook do Berimbau)

Um furto chamou a atenção em Rio Bom e foi registrado pela Polícia Militar na manhã deste domingo, 21 de junho de 2026.
Segundo o boletim, a vítima, Alisson William Bonfim da Silva, relatou que na noite de sábado, por volta da meia-noite, trafegava pela estrada que liga Rio Bom ao distrito de Santo Antônio do Palmital, quando seu VW Gol apresentou problemas mecânicos e não pôde continuar viagem.
Diante da situação, o motorista deixou o veículo estacionado às margens da rodovia, em um trecho localizado próximo à divisa das propriedades de Jorge Yamanaka e Osmar Yamamoto. A intenção era retornar na manhã seguinte com um guincho para remover o automóvel até Apucarana, cidade onde reside.
No entanto, ao voltar ao local neste domingo, o proprietário encontrou o carro sem as quatro rodas. Conforme o registro policial, foram furtadas as rodas aro 17 que estavam instaladas no veículo.
A Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência e encaminhou o caso à Polícia Judiciária, que ficará responsável pela investigação. Quem tiver informações, pode ligar 190 ou para a Delegacia de Polícia Civil.


Um grave acidente de trânsito registrado na tarde de sábado (20) tirou a vida de Carlos Henrique dos Santos, de 35 anos. A violenta colisão ocorreu na Rua Alumínio, na entrada do Núcleo Dom Romeu Alberti, em Apucarana.
Carlos Henrique conduzia um Chevrolet Chevette e estava acompanhado de outras duas pessoas no momento em que o automóvel se chocou contra um poste. A situação mobilizou um grande aparato, envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os socorristas encontraram o condutor preso no interior do veículo, já sem sinais vitais. Foi realizada uma manobra de retirada de emergência até a chegada da ambulância avançada do SAMU. Em seguida, a médica do SAMU compareceu ao local e confirmou o óbito.
Os outros dois passageiros que ocupavam o Chevette foram socorridos pelas equipes e encaminhados para atendimento médico. Conforme os bombeiros, ambos sofreram apenas ferimentos leves.
Após os atendimentos iniciais, o local foi isolado para os trabalhos de perícia da Polícia Civil e da Polícia Científica. Na sequência, o corpo de Carlos Henrique foi recolhido pela equipe do IML.