As pessoas com Diabetes Mellitus no Paraná agora têm garantido por lei o direito a atendimento prioritário em estabelecimentos de saúde. A conquista veio com a Lei Estadual nº 22.389, sancionada em 30 de abril de 2025, fruto de um projeto apresentado pela deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD).
A nova legislação assegura prioridade nas filas para a realização de exames de diagnóstico que exigem jejum prévio, como exames de sangue, em hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios de coleta e demais serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.
A medida considera os impactos que o jejum prolongado pode ter sobre a saúde das pessoas com diabetes, que são mais suscetíveis a quadros de hipoglicemia. O atendimento prioritário será garantido nos moldes já aplicados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, respeitando também os critérios médicos de classificação de risco nos casos de urgência e emergência.
“É uma alegria poder ter apresentado esse projeto e que virou lei. As pessoas que tem Diabetes Mellitus vão poder ter atendimento mais ágil justamente devido a essa condição. É um pequeno gesto para poder ajudar essas pessoas”, afirmou a deputada Cloara. O Diabetes Mellitus é uma condição metabólica crônica caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, resultante da produção insuficiente ou da má utilização da insulina, hormônio responsável por regular o açúcar no sangue. O tratamento adequado e o controle rigoroso são essenciais para evitar complicações, o que torna o atendimento rápido e humanizado um fator fundamental.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.