quarta-feira, 17 de maio de 2017

GRANDES RIOS - PROJETO

Projeto Menino Esperança, de Grandes Rios, é um exemplo para outros municípios da região. No link de vídeo, ouça reportagem especial   
    No dia 16 de maio, de 2017, foi exibida uma matéria especial, através da Rádio Nova Era, pelo colaborador Hélio Silva. Direto de Grandes Rios, ele comentou sobre a oficina de música do Projeto Menino Esperança, onde Hélio também é professore de Capoeira. Na instituição, o aluno tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as mais variadas culturas através da apreciação e execução de músicas típicas de cada região, bem como seu contexto histórico. Ritmos como: Samba, Baião, Axé, etc. são trabalhados de acordo com a época do ano (Carnaval, Festa de São João, Independência do Brasil) proporcionando uma experiência em que o educando se apropria da historia do nosso país através da música que se torna mais do que uma forma de lazer, uma ferramenta prazerosa de aprendizado. A oficina não visa a formação de músicos, porém, contribui significativamente para formação do cidadão. Pesquisas apontam que pessoas que participam de atividades musicais têm melhor desempenho nos estudos e também no relacionamento com o meio social. Como educador procuro agir como direcionador apontando caminhos e possibilidades para a vida do educando. No link de vídeo, a Marinalva, que é Coordenadora do projeto, desde 2018, concede uma entrevista comentando sobre a iniciativa.   
Conheça um pouco do trabalho de cada Educador que trabalha no Projeto 
  Educador (a): Robson Cesar Pereira:  O Projeto menino Esperança oferece aos educandos várias Oficinas, entre elas Oficina de Dança, nessa oficina também desenvolvem Movimentos, Benefícios, Saúde e Coordenação motora. Desenvolvimento do ser Humano foi pensado pela importância o incentivo nesse tipo de atividade física. Para ornar essa prática mais prazerosa a essa faixa etária é importante proporcionar aos pequenos, atividades que possam ampliar a expressão corporal, aumentar a auto estima envolvendo dinâmica que possam trazer mais o convívio e participação entre eles. A dança também proporciona a Socialização e oportunidade de fazer amizades e o contato com diferentes situações durante a aula,Que proporciona o trabalho em grupo.
Educador (a): Miriana Rodrigues Ferreira de Souza  -  O objetivo do teatro e dos jogos pedagógicos é trabalhar de forma lúdica, para que a criança participe prazerosamente e se interesse pelo conteúdo abordado, pois estes são um dos caminhos para que o projeto e os educadores possam interagir com os educandos de forma criativa, produtiva e participativa. Desenvolvendo a imaginação, a agilidade, a atenção, proporcionando aos educandos uma forma diferente de participar das aulas e futuramente dando suporte na vida social.    
Orientadora Social: Bruna Monique   -  O Projeto Menino Esperança oferece varias oficinas para os educandos, entre elas a Arte e o Artesanato, sabemos que o artesanato brasileiro é o mais rico do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. Ele faz parte do folclore, revele usos, costumes, tradições e características de cada região. Os índios são os mais antigos artesões, eles utilizavam à arte da pintura usando pigmentos naturais, a cestaria, a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feito com penas e plumas de ave. E no Projeto Menino Esperança ensinamos: crochê, bordado ponto cruz, ponto cruz duplo, vagonite, ponto oitinho, patch aplique, pintura em tecido e tela, tricô, decopagem em vidro e MDF, mosaico em EVA e artes em reciclagem.
Orientadora Social: Ivone e a auxiliar Maria Helena   -  No projeto Menino Esperança, na disciplina de Educação Física são trabalhados jogos pré-desportivos, jogos cooperativos, jogos sensórios motores, entre diversas outras atividades, visando a socialização, o trabalho em equipe e um melhor acervo motor das crianças. As atividades seguem os PCNs e as diretrizes do estado do Paraná, todas em caráter lúdico e essencial.
Orientador Social: Tiago Francini   - Capoeira é esporte, cultura e dança e ajuda no condicionamento e desenvolvimento físico e mental da criança, além de socializar entre ambos, trabalho feito com carinho, sou Helio Silva Orientador Social, formado pela Federação brasileira de capoeira, grupo filhos da Bahia- Mestre Dimola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário