29/04/2011

CHEQUE SEGURO - novas regras para aumentar a segurança do cheque

Foram anunciadas, nesta quinta-feira (28), regras novas e mais rigorosas para dar mais segurança a quem usa cheques. E essa falta de segurança para o comerciante é um dos motivos que levaram muitas lojas a não receber mais cheques. Há nove anos, metade dos pagamentos feitos no país era em cheque. Hoje, o volume caiu para 15%. Agora novas regras vão valer para essa forma de pagamento. A partir desta sexta-feira (29), para sustar um cheque por perda, roubo ou furto, o cliente será obrigado a apresentar boletim de ocorrência policial; quem passou cheque sem fundo e não sabe nas mãos de quem ele foi parar, terá o direito de receber essa informação do banco; nos novos contratos as instituições terão que deixar claras quais as exigências para o cliente ter acesso a talão de cheque; em um ano, os antigos contratos também vão ter que atender a essa regra; e os bancos ainda terão que incluir a data de emissão nas folhas de cheque, em um prazo de seis meses; e, em um ano, vão ter que oferecer um serviço para que os comerciantes possam consultar a situação dos cheques recebidos. Para o Banco Central, as mudanças vão dar mais confiança a quem emite e recebe cheques no país.
Governo reduz mistura de álcool na gasolina para tentar segurar preço
O governo reduziu o percentual mínimo de álcool anidro permitido na mistura da gasolina. A margem, que hoje é de 20% a 25%, passará para 18% a 25%. O objetivo é colocar mais etanol no mercado e reduzir o preço do combustível. Além disso, a classificação do álcool muda de produto agrícola para combustível, passando a ser regulado pela ANP. Enquanto isso o consumidor continua reclamando do Preço dos combustíveis. Pois a inflação de janeiro a abril deste ano foi de 3,13%. A gasolina, na média nacional, subiu quase o dobro. E o etanol, então, dez vezes. O aumento do preço do etanol tem uma explicação simples: a entressafra da cana de açúcar. A oferta de álcool caiu e o preço subiu. Mas por que o preço da gasolina também aumentou? Por causa das crises políticas no Oriente Médio? Não. É porque a gasolina é vendida misturada com 25% de álcool anidro, que também vem da cana de açúcar, então por isso houve a medida do Governo em reduzir esse percentual.
OUTRO DETALHE - O Comitê de Política Monetária prevê que a gasolina vai ficar 2,2% mais cara nas refinarias, este ano. De acordo com a ata da última reunião do Copom, aumentaram os riscos inflacionários e o aumento dos juros para segurar a alta dos preços deve ser prolongado. Na quarta-feira da semana passada, o comitê elevou a taxa básica de juros da economia brasileira para 12% ao ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...