A Vigilância Sanitária retomou nesta terça-feira (05 de abril) a coleta de água programa VIGIAGUA, o programa consiste em monitorar a qualidade da água no município para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade.
Toda semana são coletadas seis amostras, sendo três em Minas e três da Sanepar. Nas três coletas referentes as Minas são realizados exames Microbiológicos para verificar a presença de Coliformes Totais, que está relacionado à presença de sujidades, podendo ser nas minas, nos reservatórios de água, tubulações ou torneira.
E também se há presença da Bactéria Escherichia Coli, que pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e colite hemorrágica. Já nas coletas da Sanepar é verificado se as quantidades de cloro aplicada estão dentro dos padrões exigidos pela portaria.
“Nesta terça feira retornaremos com as coletas de água do Programa VIGIAGUA, neste programa trabalhamos com a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seus padrões de Potabilidade, conforme anexo XX, da portaria de consolidação N° 5/2017, alterado pela portaria GM/MS N°888/2021” explicou a agente sanitária Leila Authaus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.