04/07/2023

BORRAZÓPOLIS - Estelionatário clona anúncio carro para aplicar golpe

  Um morador de Borrazópolis, da Rua São Paulo, com as iniciais do nome A. O. D., foi alvo do "Golpe da OLX", que muitas vezes é praticado por outras plataformas de venda, como no caso o Facebook. A situação ocorreu quando ele fez um anúncio pela internet (no Facebook) para vender seu carro, mas acabou sendo clonado.
"O solicitante relata que colocou um anúncio de venda no Facebook do seu veículo Gol branco, placa final 542, onde uma pessoa clonou seu anúncio, oferecendo seu veículo por um valor muito abaixo do mercado, em nome de uma pessoa desconhecida. O declarante denunciou o fato para que as autoridades tomem as devidas providências", informou a Polícia Civil, equipe do Dr. Ricardo, que orientou o cidadão. Sobre o golpe: O golpe da OLX é uma fraude que ocorre principalmente em plataformas de classificados online, como a OLX. Embora a OLX seja uma plataforma confiável e legítima, criminosos aproveitam a popularidade do site para enganar pessoas desavisadas. O golpe geralmente começa com o anunciante fraudulento publicando um anúncio falso de um produto, como um carro, smartphone ou eletrônico, por um preço muito abaixo do valor de mercado. O objetivo é atrair potenciais compradores interessados em obter um bom negócio. Quando um interessado entra em contato com o anunciante, o golpista, normalmente, apresenta uma história convincente para justificar o preço baixo, como uma emergência financeira ou mudança repentina. Eles também podem fornecer informações falsas para criar a ilusão de autenticidade, como documentos de identificação ou fotos do produto. Em alguns casos, o estelionatário liga para o verdadeiro dono e pede para ele mentir, dizendo que é um parente seu, e manda a vítima ir ver o carro, mas que não informe o valor, pois será vendido por um preço mais alto. Em seguida, solicita ao comprador que efetue um pagamento adiantado, muitas vezes por transferência bancária ou depósito, mas sem  conta.   
No entanto, assim que o pagamento é feito, o golpista desaparece e não há mais comunicação. O comprador percebe então que foi vítima do golpe quando não recebe o produto ou quando tenta entrar em contato com o anunciante e não obtém resposta. Infelizmente, nesses casos, é extremamente difícil rastrear ou recuperar o dinheiro perdido, pois os golpistas costumam operar de forma anônima e usam contas bancárias falsas ou intermediários para receber os pagamentos.  No caso de Borrazópolis, ninguém chegou a depositar valores, pelo menos não se tinha notícia até o registro do boletim, em 04 de julho de 2023. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...