18/03/2015

APUCARANA - Ações para retirar cães e gatos das ruas

Prefeito autoriza construção de centro cirúrgico e reforma no canil municipal
Após descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela gestão anterior, o atual prefeito de Apucarana, Beto Preto, assumiu o compromisso de construir um centro cirúrgico e reformar a sede do Recanto dos Animais e da Natureza São Francisco de Assis (canil municipal). A medida foi concretizada nesta quarta-feira (18/03) com a assinatura da ordem de serviço para a realização da obra, no valor de R$ 84.872,31. O ato ocorreu no prédio da Autarquia Municipal de Saúde, órgão responsável pela licitação, vencida pela empresa Proativa Construções Ltda, de Campo Mourão.
Estiveram presentes no ato representantes de entidades que lutaram pela conquista, entre as quais a Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap), que mantém o canil em parceria com o Município. Também estiveram na solenidade o vereador Luiz Cordeiro Magalhães, autor de requerimento que solicitou providências quanto à esterilização de cães, e Aurita Bertoli, que intermediou junto ao Executivo a liberação dos recursos, além de Vagner Mendonça, proprietário da empresa que vai executar a obra.    (Click no link abaixo e continue lendo)
Conforme Beto Preto, os recursos que viabilizam a obra, que tem prazo de 100 dias para ser concluída, foram repassados do caixa livre da Prefeitura para a Autarquia Municipal de Saúde. “É momento de enaltecer o trabalho dos voluntários, que muitas vezes tiram dinheiro do próprio bolso para desenvolver as atividades, seja durante a semana, aos sábados e domingos. É também a oportunidade de cumprir um compromisso que eu assumi e que, infelizmente, não foi honrado no mandato anterior”, frisa Beto Preto.   A atual tesoureira da Soprap, Isamelia Balan, lembra que o TAC foi assinado por intermédio do Ministério Público e deveria ter sido cumprido até dezembro de 2011. “O TAC não era nessas condições, mas com investimentos divididos entre a Prefeitura, que entraria com a mão de obra e a Soprap, responsável pelo material. Agora, o prefeito Beto Preto assumiu toda a obra, proporcionando a tão esperada adequação”, destaca Isamelia, informando que os equipamentos para o centro cirúrgico serão adquiridos pela Soprap.    A obra compreende somente a reforma da sede, em área de 150 metros quadrados, e a construção de um centro cirúrgico, com área de 23,28 metros quadrados. “O canil tem ainda 29 baias, abrigando 160 cães e 70 gatos. Atualmente, a esterilização é feita em clínicas particulares, serviço pago com recursos da Soprap”, observa Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do canil municipal.   Com o centro cirúrgico, a expectativa é aumentar o número de procedimentos de esterilização, prioritariamente de fêmeas, tanto de cães quanto de gatos. “Temos um fluxo mensal de entrada e saída de cerca de 90 animais no canil e o objetivo principal é diminuir o número de animais errantes, fazendo o controle populacional”, explica Luan.  O canil de Apucarana funciona na Rua Cristiano Kusmaull (Estrada para o Rio Bom), sendo administrado pelo Município através de um comodato com a Soprap. Além da atuação de voluntários, a entidade fornece todos os medicamentos necessários. O Município, por sua vez, fornece a ração e mantém uma equipe de cinco funcionários (um médico veterinário, um biólogo e três tratadores e higienizadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...