EXCLUSIVO – Hidrelétricas no Rio Ivaí podem se confirmar
EXCLUSIVO - Reportagem investigativa da Rádio Nova Era e Blog do Berimbau revela que pequenas usinas hidrelétricas no Rio Ivaí já estariam supostamente definidas
VÍDEO - Veja o vídeo a esquerda, produzido pelo Movimento PróIvaí Piquiri e que tenta impedir a construção das usinas
Uma informação sigilosa que a reportagem da Rádio Nova Era e Blog do Berimbau teve acesse no encerramento do mês de abril, de 2015, revela que o projeto de construção de PCHs - Pequenas Usinas Hidrelétricas, ao longo do Rio Ivaí, no trecho entre Ivaiporã e a região de São Pedro do Ivaí, já estaria adiantado, inclusive com os locais pré definidos de onde estas usinas seriam construídas. Uma de nossas fontes, é o prefeito Luiz Carlos Gil, de Ivaiporã, que é também presidente da AMUVI- Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. Gil disse que solicitou, a empresa que fez os estudos para instalação das PCHs no Rio Ivaí, um projeto particular em uma de suas propriedades na região de Ariranha do Ivaí, e que o engenheiro responsável foi quem confidenciou que as PCHs serão construídas mesmo com a polêmica levantada por movimentos contrários. "Ele me disse inclusive o nome delas. A primeira vai ser batizada de Lajeadão 1, e será construída no Rio Ivaí, em Ivaiporã, região do Jacutinga. A Lajeadão 2, sairá um pouco acima da ponte do Porto Ubá", afirmou o prefeito a Rádio Nova Era. Ainda segundo informações, na região de Borrazópolis, divisa com São João do Ivaí, conhecida como Salto Fogueira, seria construída a Lajeadão 3, e a quatro entre São Pedro e São João do Ivaí. O mesmo engenheiro teria confidenciado que os projetos já estariam com aval da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, e que algumas reuniões feitas com produtores há cerca de cinco anos, já foram consideradas como audiências públicas, uma exigência para a construção deste tipo de projeto. Carlos Gil, disse que vai levar o tema para a próxima reunião da Amuvi.
Carlos Gil vai levar o tema para a AMUVI
O prefeito de Lidianópolis - Celso Antônio Barbosa, também achou estranho o fato de uma demarcação, como se fosse a construção de um trevo, em uma propriedade do seu município e que dá acesso ao local onde a Lajeadão 2 pode ser edificada. Nossa reportagem falou com membros de um Movimento denominado PróIvaí Piquiri, formado por promotores de Justiça, como o Dr. Robertson de Azevedo, de Maringá, a promotora Rosana, de Campo Mourão, agricultores contrários e associação de pescadores Z-17, com sede no Porto Ubá, em Lidianópolis, e eles disseram desconhecer o avanço do projeto. Segundo Marildo Oliveira, que é presidente da Associação de Pescadores, o rio foi tombado como patrimônio natural e histórico, o que já é uma entrave para os interessados em construir barragens. "Engana-se quem acha que estes projetos trazem desenvolvimento para sua região; primeiro não geram empregos, porque as construtoras usam mão de obra barata, vinda de fora e se quer os materiais usados na construção e alimentos para os acampamentos são adquiridos no município. Outro detalhes, temos estudos que os Rios barrados, deixam de ser rios e passam a ser lagos, porque o peixe não conseguem subir e reproduzir, por tanto as espécies são extintas. Pior, a região não ganha nada, porque o ICMS é gerado na unidade consumidora, e como o Paraná e autossuficiente, não haverá qualquer tipo de royalties para o estado ou para o município", disse o promotor. O grupo produziu um vídeo contando a história do rio e sua importância, como forma de conscientizar a todos. Para conferir o vídeo, click no link a esquerda desta postagem. EMPREENDIMENTO - Nossa reportagem falou com a "Seta Engenharia" que fez os primeiros estudos, mas o responsável disse ao repórter Ronaldo Alves Senes, o "Berimbau", que eles apenas coletaram dados e fizeram estudos que atestam a viabilidade dos projetos e que eles foram entregues a Minas PCH, de Belo Horizonte que será a construtora e foi quem encomendou a pesquisa. Já a Minas PCH confirmou a continuidade dos projetos, mas ao descobrir que éramos um órgão de imprensa, disse que apenas o engenheiro de nome Rafael, poderia responder mais precisamente todos os questionamentos. Insistimos várias vezes, mas Rafael tem adiado uma possível entrevista, a qual já foi confirmada, mas sem data definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR! - Os comentários são moderados. - Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima. - Comentários anônimos serão excluidos. - Não coloque links de outros artigos ou sites. - Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato. Obrigado pela compreensão.
Doces Rural Caseiro é produzido em Borrazópolis-Pr., no mais alto padrão de qualidade, e está presente em mais de 17 Estados. Você encontra os doces em: "Cocadinha" na embalagem de pacotinho com 120 e 160 gramas. A deliciosa Paçoca de 50, 90, 180 e 250 gramas. Tem Sachês soltos e enrolados de 140 e 200 gramas. Já o Doce de Leite é produzido na sua versão tradicional, ou seja: o puro doce de leite caseiro de sabor incomparável, ou com chocolate, que tem feito muito sucesso entre os consumidores, assim como todos os produtos desta empresa renomada, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Para efetuar suas compras: Basta chamar no Whatsapp (43) 99974-3143 ou Clique na imagem, para acessar o site e ter mais informações e conhecer outros produtos. (https://docesruralcaseiro.com.br).
Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã
IVAIPORÃ TEM FRANQUIA DA CARMEN STEFFENS
SAIBA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO NA IMAGEM
- Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí
Prefeitura de São Pedro do Ivaí
Prefeitura de Arapuã
Prefeitura de Marilândia do Sul.
LANCHONETE & RESTAURANTE PARADA DO PEIXE - DESDE 1989
Ao lado da Ponte do Rio Ivaí, no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis. Tradição desde 1989. Direção da Família Urbanas.
EM FAXINAL - ÓTICA DO VALE
Auto Arapongas - Ivaiporã
Confira outras ofertas.
Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial.
Prefeitura de Mauá da Serra
CRESOL NORTE PARANAENSE - COOPERATIVA
Prefeitura de Novo Itacolomi
FAXINAL - Soluções empresariais e com a Kontabe Contabilidade
Prefeitura de Manoel Ribas
BORRAZÓPOLIS - Clique na imagem para ver mais sobre a Nova Plus
PREFEITURA DE LUNARDELLI
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
Prefeitura de Jardim Alegre
CHOPP COLINA
Em Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras para atender toda a região
Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras de Chopp para estes municípios e cidad
es da região. Em Borrazópolis você encontra no Mercado Brit
o, que além de ser distribuidor de bebidas no atacado e varejo, também fornece Chopp, inclusive atendendo festas de aniversário, casamentos e outro eventos de grande porte. Uma mega estrutura que permite que a distribuidora atenda também a lanchonetes e chopperias. E para facilitar sua vida, comprando o barril de chopp, o Mercado e Distribuidora Brito, empresta a choppeira elétrica.
DISK-CHOPP (43)9982-1399 ou 3452-1601. Para São Pedro do Ivaí ligue: (43)9646 3401.
ATENÇÃO - Precisou de Sonorização é com Rovilsom
Gráfica Sapatieri - Borrazópolis para região
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ORTIGUEIRA - RAZOTO RECUPERAÇÃO DE CARGAS
Advocacia Zanotti agora também no município de Ivaiporã
CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ATENÇÃO - Disque Guincho e Mercado Tucunaré
DISQUE GUINCHO Mercado e Auto Socorro Tucunaré; duas empresas de Faxinal para bem atender a cidade e toda Região: O Auto Socorro - tem o que há de melhor prestação de serviços neste seguimento e com atendimento 24 horas. Precisou de Guincho Plataforma, Prancha e Reboque, basta ligar para Tim (43) 99967-2542 ou Vivo (43) 99115-8333. Fale com o Nilson, ou qualquer um dos nossos atendentes. MERCADO - Mercado Tucunaré, no mesmo endereço. Completo, preços baixos, e bom atendimento. Não esqueça, pensou em Mercado, ou precisou de Auto Socorro, procure as empresas: Tucunaré. De Faxinal para toda região. CLICK AQUI PARA ACESSAR O SITE DA EMPRESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.