Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, a psicóloga Suzeth Ferreira, conhecida como "Suzy Psicologia", estreou o quadro "Psicologia em Foco” na programação da Rádio Nova Era FM, conduzido pelo repórter Ronaldo Senes (Berimbau) e Roberto Junior. Na estreia, Suzy falou sobre os desafios do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), os sinais precoces e a importância da intervenção precoce para o desenvolvimento das crianças.
Com atuação nas cidades de Borrazópolis, Faxinal e Cruzmaltina, Suzy destacou que o autismo não é uma doença, mas um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Segundo ela, os primeiros sinais costumam surgir entre 12 e 24 meses de vida, mas o diagnóstico, infelizmente, ainda é tardio, ocorrendo por volta dos 4 a 5 anos de idade. “Quanto mais cedo a intervenção, maiores são os ganhos para o desenvolvimento cognitivo e adaptativo da criança”, reforçou.
Suzy explicou também que o TEA é um espectro, ou seja, varia em gravidade e características entre os indivíduos, e frequentemente está associado a comorbidades como ansiedade, depressão e transtornos de bipolaridade. Ela reforçou a importância de um diagnóstico multidisciplinar e destacou a eficácia da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), embora defenda abordagens individualizadas, que levem em conta o histórico e o ambiente familiar de cada paciente.
A profissional realiza psicoterapia para todas as idades, com foco em diagnósticos como o autismo e avaliações específicas, como para mulheres que desejam realizar laqueadura. Suzy atende em Borrazópolis, na Clínica Saúde do Vale, próximo à agência dos Correios; em Faxinal, na Clínica Médica Ávila, e em Cruzmaltina, em sua própria clínica voltada ao público infantil, a “Cuidar e Crescer”. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (43) 99925-1234.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.