01/07/2025

COLUNA SOCIAL – Aniversário de Moacir Andreolla em Novo Itacolomi

   Nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, o ex-prefeito Moacir Andreolla, uma das lideranças políticas mais respeitadas de Novo Itacolomi e região, amanheceu  celebrando mais um ano de vida. Funcionário de carreira do IDR-Paraná (antiga Emater), ele construiu uma trajetória marcada pela dedicação tanto ao setor público quanto em sua carreira profissional. Eleito quatro vezes prefeito do município, é reconhecido por sua atuação firme na agricultura, na infraestrutura e nas ações sociais que marcaram sua gestão ao longo dos anos. Além do legado político, Andreolla é admirado por sua simplicidade e atenção com as pessoas. Ela recebe inúmeras mensagens de amigos, familiares e lideranças políticas, que fazem questão de parabenizá-lo. Atualmente, mesmo fora da vida pública, continua sendo uma referência importante nas decisões e projetos que envolvem o desenvolvimento da cidade. Que Deus continue abençoando sua vida com saúde e sabedoria. Parabéns, Moacir Andreolla. Parabéns ainda da esposa Sônia e demis familiares.  

Café de Mandaguari conquista a 20ª Indicação Geográfica do Paraná

O tradicional Café de Mandaguari, no Noroeste do Estado, acaba de conquistar a Indicação Geográfica (IG), tornando-se o 20º produto paranaense a receber o selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento foi oficializado nesta terça-feira (1º). A conquista, que valoriza ainda mais a agricultura familiar do Paraná, é fruto de uma atuação coletiva que contou com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Também participaram do processo o Sebrae/PR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Associação dos Produtores de Café de Mandaguari. A área geográfica delimitada pela IG engloba os municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari e Marialva, reforçando a força produtiva da região e a qualidade diferenciada dos grãos cultivados no território. De acordo com Walter Feichtinger, técnico do IDR-Paraná, que acompanhou o processo desde o início, a equipe esteve presente em todas as fases da conquista. “Participamos de todas as etapas desse processo, desde a ideia inicial até a entrega do selo. Foram várias reuniões, preenchimento de questionários, envolvimento direto com os produtores. Foi um trabalho coletivo e muito técnico, que exigiu dedicação e articulação ao longo do tempo”, explica. Segundo ele, a Indicação Geográfica é uma ferramenta estratégica para fortalecer a identidade dos territórios. “É um instrumento importante para valorizar produtos e serviços vinculados a uma região específica, promovendo o desenvolvimento econômico e social, protegendo a tradição e a reputação local, e atraindo consumidores que buscam autenticidade e qualidade”, destaca. “Essa é uma grande conquista, fruto de um esforço coletivo. A partir de agora, iniciamos uma nova fase, com mais visibilidade, notoriedade e valor agregado”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva. “O reconhecimento fortalece especialmente os pequenos negócios no campo, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico da região”.

Julho começa com temperaturas negativas no Paraná, registra o Simepar

O mês de julho começou com a porta da geladeira aberta: a região de Palmas (Sudoeste) novamente registrou temperaturas negativas, e pelo menos outras cinco cidades tiveram sensação térmica negativa no amanhecer desta terça-feira (1º). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a massa de ar frio chegou ao Estado na segunda-feira (30), logo após a passagem de uma nova frente fria. As temperaturas mais baixas foram em Palmas (-2°C), Francisco Beltrão (0,5°C), Capanema e Foz do Iguaçu (1,4°C), Pato Branco (1,8°C), Planalto e São Miguel do Iguaçu (2,1°C), Cascavel (2,7°C) e Santa Helena (2,8°C). Por causa do vento, a sensação térmica foi negativa em algumas cidades: Palmas: -8.3°C (7h); Cascavel: -3.7 °C (6h15); Francisco Beltrão: -3.7 °C (7h30); Pato Branco: -4.0 °C (7h15); Foz do Iguaçu: -2.8 °C (6h); São Miguel do Iguaçu: -2.6 °C (7h15); e Santa Helena: -1.4 °C (6h30). Além do frio, a terça segue com chuva. “As condições seguem favoráveis para chuvas fracas e isoladas entre os Campos Gerais, Norte Pioneiro e Leste do Estado”, afirma Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar. Na tarde desta terça as temperaturas não passam dos 20°C em quase todo o Estado. O tempo fica mais gelado na metade Sul. A temperatura mais alta deve ocorrer na região Norte: 22°C ao redor de cidades como Bandeirantes, Cornélio Procópio, Centenário do Sul, Primeiro de Maio e Bela Vista do Paraíso. Na quarta-feira (2) há previsão de geada moderada a fraca apenas no extremo Sul do Paraná, nas regiões de cidades como Palmas e Pato Branco, e também em Foz do Iguaçu. Há possibilidade de geada forte em General Carneiro. O frio será mais intenso no Sudeste, Leste e Campos Gerais, com mínimas próximas a 0°C no Sul do Estado e ao redor dos 5°C nas outras regiões. Já no Oeste, Sudoeste e Sul, apesar do amanhecer gelado, as temperaturas máximas sobem um pouco e podem chegar aos 24°C. Na quinta-feira (3) o frio perde intensidade do Oeste ao Norte do Paraná, mas as temperaturas continuam baixas entre o Centro-Sul, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba. As temperaturas máximas continuam a subir gradativamente, deixando as tardes mais agradáveis por todo o Estado. Na sexta-feira (4) não há previsão de geadas. Porém no sábado (5) volta o risco de geada de fraca a moderada intensidade no Centro-Sul e Sudeste. As informações são do Alerta Geadas, serviço do Simepar em parceria com o IDR-PR que, desde 1995, informa a previsão de geadas para a população e para os agricultores, em especial, com 24h, 48h e 72h de antecedência.

Boletim dengue confirma 13 mortes, uma delas em Rosário do Ivaí

   A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (01 de julho) o informe epidemiológico semanal da dengue. Foram registrados mais 1.382 casos da doença e 13 óbitos no Paraná. Os dados acumulados do ano epidemiológico 2025 totalizam agora 244.537 notificações, 82.849 diagnósticos confirmados e 97 óbitos. No total, 398 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 379 possuem casos confirmados. Os novos óbitos ocorreram entre março e junho, sendo oito mulheres e cinco homens, com idades entre 26 e 96 anos, todos com comorbidades. Os pacientes residiam em Atalaia, Mandaguaçu e Maringá, na 15ª Regional de Saúde (RS) de Maringá; Florestópolis, Ibiporã (2) e Sertanópolis na 17ª RS de Londrina; Carlópolis (2) e Joaquim Távora (3) na 19ª RS Jacarezinho; e Rosário do Ivaí na 22ª RS de Ivaiporã. As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (19.938); 14ª RS de Paranavaí (12.261); 15ª RS de Maringá (10.410); 19ª RS de Jacarezinho (6.655); e 12ª RS de Umuarama (5.056). OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação inclui, ainda, dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 4.912 casos de Chikungunya, num total de 9.947 notificações da doença no Estado. Houve a confirmação de mais um óbito (caso autóctone) por Chikungunya. O paciente residia no município de Cascavel, totalizando, no acumulado deste ano, três óbitos confirmados pelo agravo no Estado. Quanto ao vírus Zika, foram registradas 122 notificações até a publicação deste boletim, sem nenhum caso confirmado. FEBRE OROPOUCHE – A Sesa publica também neste boletim os casos de Oropouche no Paraná. Houve ocorrências nos municípios de Adrianópolis (113 casos autóctones) e Morretes (2 casos autóctones), além do registro de um caso importado no município de Arapongas (importado do Espírito Santo). A febre Oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vetor pode transmitir o vírus a outras pessoas.

SÃO PEDRO – Prefeito empossa novos professores de inglês

Na segunda-feira, 30 de junho de 2025, o prefeito "Rildo da Padaria"  oficializou a posse de três novos professores de inglês que passam a integrar a rede municipal de ensino de São Pedro do Ivaí. Os profissionais Débora Aparecida Cessel Daniel, Bruno Cézar Lopes e Marcos Vinícius Santos Lopes foram nomeados por meio do Decreto Municipal nº 198/2025, após aprovação em concurso público.  
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância de investir em uma educação de qualidade, reforçando o compromisso da administração com o fortalecimento do ensino no município.  "Investir em professores capacitados é investir no futuro das nossas crianças e no desenvolvimento da nossa cidade", afirmou Rildo da Padaria.  Agora integrados ao quadro efetivo, os novos docentes vão reforçar o ensino da língua inglesa nas escolas municipais, contribuindo para a formação crítica e globalizada dos alunos. (Informações: Neri  - Diretor de Comunicação)

Polícia Civil de Jandaia prende condenado por tráfico em Cambira

A Polícia Civil de Jandaia do Sul, por meio do setor de investigação, prendeu nesta terça-feira (1º de julho) um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais V. H.M., na zona rural de Cambira. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Jandaia do Sul, em decorrência de condenação por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas). Após ser localizado, o homem foi conduzido à delegacia e ficará à disposição do Judiciário para os devidos procedimentos legais.

LUNARDELLI – Convite para a 7ª Festança da Educação. Participe

A prefeitura de Lunardelli, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2025 a 7ª edição da Festança da Educação, no Centro de Eventos Multiuso. O prefeito Wanderlei, a vice-prefeita Zeila, e os vereadores da Câmara Municipal, convidam toda a população para prestigiar o evento, que contará com apresentações culturais, participação de professores, alunos e grupos da comunidade, além de shows musicais. A programação começa na sexta-feira (04/07) com abertura oficial às 19h, seguida de apresentações da Rede Municipal de Ensino e do Grupo da Pessoa Idosa, com encerramento da noite ao som da Banda Garrafão. No sábado (05/07), a festa continua a partir das 20h30, com apresentações do Studio Corporate, Edinaldo Tavares e show da Banda Poerão. O encerramento será no domingo (06/07), com início às 13h, trazendo apresentações dos alunos da Rede Municipal e, a partir das 17h30, show com Cowboy. Toda a comunidade está convidada. A entrada é gratuita. 

Detran tem serviços on-line no APP e no Portal. Clique na imagem


 

Mais detalhes da cassação dos votos do Podemos em Apucarana

   O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou, por unanimidade, a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de 2024 em Apucarana. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30 de junho), após o reconhecimento de fraude à cota de gênero na chapa do partido. A denúncia partiu da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que apontou a inscrição de uma candidata fictícia apenas para o cumprimento da exigência legal de participação mínima de mulheres. As investigações comprovaram que a candidata não realizou campanha, não recebeu recursos do fundo eleitoral, não produziu material de divulgação e sequer votou em si mesma. Com a decisão, o TRE-PR determinou a retotalização dos votos válidos e o recalculo dos quocientes eleitoral e partidário. O resultado prático será a entrada do médico Odarlone Orente (PT) na Câmara de Vereadores de Apucarana, no lugar do atual vereador Luiz Vilas Boas (PDT). A decisão tem efeito imediato, independentemente de eventuais recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A publicação oficial do acórdão deve ocorrer nos próximos dias, o que dará início ao processo de recontagem e oficialização da nova composição da Câmara.

APUCARANA – Polícia recupera baterias furtadas e prende suspeitos

Na tarde desta segunda-feira (30 de junho), uma ação conjunta entre as equipes de inteligência do 4º e 10º Batalhões da Polícia Militar, de Maringá e Apucarana, respectivamente, resultou na recuperação de baterias que foram furtadas de uma empresa de telecomunicações na cidade de Doutor Camargo. Após troca de informações entre os setores de inteligência, foi possível identificar o endereço onde o autor do furto parou ao chegar em Apucarana. O local fica na Rua Governador Roberto da Silveira, no Bairro Barra Funda. Segundo a PM, o suspeito vendeu as baterias no endereço identificado. Com apoio das equipes CPU e RPA, o autor do furto foi abordado, assim como o receptador. Ambos foram encaminhados à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, juntamente com os objetos recuperados e apreendidos. A operação resultou na recuperação de quatro baterias específicas para telecomunicações, além da apreensão de ferramentas diversas, um aparelho celular, R$ 275,00 em dinheiro e um veículo utilizado na ação.

Defesa Civil de Marilândia do Sul recebe treinamento especial

A Defesa Civil de Marilândia do Sul recebeu um importante treinamento sobre combates de incêndio. Com a presença de Bombeiros aposentados do município, Carlos Plath, Carlos Borges e Clau Júnior, orientações de combate a incêndios em residências e ambientais. O vice-prefeito, Ivonei Gomes, que também é um Bombeiro aposentado, participou do treinamento e ressaltou a importância da ação. Marilândia conta com um caminhão pipa, equipado para combates de incêndio. "Já contamos com equipamentos e esse treinamento é importante para qualificar ainda mais nossos agentes da defesa civil que estão à frente dessas ocorrências. Nossa intenção é trazer mais segurança ao nosso município", disse Ivonei.

COLUNA SOCIAL – Aniversário Edimara Ferreira em Rio Branco do Ivaí

    Nesta terça-feira, 1º de julho, na cidade de Rio Branco do Ivaí, lembramos com carinho o aniversário da professora e diretora Edimara Ferreira, responsável pela gestão da Escola Municipal Dom Pedro II.  Pessoa dedicada à educação, Edimara tem deixado sua marca com um trabalho pautado pelo compromisso com os alunos e pela busca constante de melhorias para a comunidade escolar. Neste dia especial, ela recebe os parabéns cheios de carinho da filha Ana Beatriz, do esposo Anderson (o conhecido Polaco), que lembrou a data na nossa Coluna Social, além de colegas de trabalho, alunos, pais e amigos. Que Deus continue abençoando sua vida, com muita saúde, esperança e realizações. Que cada novo ciclo venha com mais sabedoria e força para continuar inspirando e educando gerações!

Sicredi Valor Sustentável investe mais de R$ 625 mil em projetos sociais

Iniciativa beneficiou diretamente mais de 27 mil pessoas em 2025, promovendo o desenvolvimento comunitário nas regiões de atuação da cooperativa 
O Sicredi, por meio do Fundo Social, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local ao investir, em 2025, mais de R$ 625 mil em 43 projetos sociais, beneficiando diretamente 27.958 pessoas e impactando indiretamente mais de 26 mil pessoas nas comunidades onde a cooperativa está presente. Lançado como Programa Sistêmico em 2019, o Fundo Social tem como propósito apoiar projetos sociais locais de interesse coletivo, promovidos por entidades sem fins lucrativos. As ações abrangem diversas áreas fundamentais para o bem-estar da comunidade, como educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança, inclusão social, entre outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento das localidades. A iniciativa está diretamente alinhada à Estratégia de Sustentabilidade do Sicredi, por meio do direcionador Desenvolvimento Local, e materializa o 7º princípio do cooperativismo – Interesse pela Comunidade. Além disso, contribui com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que incentiva parcerias e meios de implementação para fortalecer a atuação coletiva em prol de melhorias sociais. A Sicredi Valor Sustentável PR/SP implementou o Fundo Social em 2024, ano em que foram apoiados 15 projetos com um total de R$ 201 mil investidos, beneficiando mais de 4.100 pessoas. Já em 2025, a ampliação da iniciativa permitiu o apoio a 43 projetos aprovados diretamente pela cooperativa, consolidando ainda mais o impacto positivo da ação no território. “O Fundo Social é uma forma concreta de devolver às comunidades a reciprocidade gerada pelos nossos associados. Mais do que investimentos financeiros, promovemos transformação social e desenvolvimento coletivo”, destaca Patricia Goularte, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Valor Sustentável. Com essa iniciativa, o Sicredi reforça seu papel como agente transformador, contribuindo para uma sociedade mais justa, participativa e sustentável. Fundo Social Sicredi. É ter com quem contar para transformar realidades. (@sicredivalorsustentavel)

Novo Itacolomi anuncia programação da festa de 35 anos de emancipação

A prefeitura de Novo Itacolomi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou a programação oficial da festa de 35 anos de emancipação política do município. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Eventos, localizado na Rodovia do Milho, saída para Apucarana, com entrada gratuita. A festa contará com dois shows de destaque nacional. Na sexta-feira (26/09), a atração será a dupla Pedro Paulo & Alex, conhecidos por sucessos no sertanejo universitário. Já no sábado (27/09), a animação ficará por conta da cantora Clara Faria e da dupla Léo & Raphael, que prometem agitar o público. O prefeito João Pedro e toda a equipe da gestão municipal estão à frente da organização e fazem o convite para que toda a população local e visitantes da região participem. “Será mais uma grande festa para marcar a história da nossa cidade. Todos estão convidados”, destacou o prefeito. A celebração conta com o apoio da Câmara Municipal e busca valorizar a cultura e a integração da comunidade.

Atleta Manu de Ivaiporã é convocada para o Pan-Americano na Argentina

A Atleta de Tênis de Mesa de Ivaiporã Emanuelly Victória Alves dos Santos de 15 anos, acaba de ser Convocada para compor a Seleção Brasileira Sub 15 que disputará o Campeonato Pan-Americano Sub 15 e Sub 19. A competição será do dia 24 a 31 de agosto na cidade de Rosário na Argentina. E esse Pan-Americano será classificatório para o Campeonato Mundial que será em novembro na Europa. A equipe Brasileira Sub 15 será convocada é formada pela Emanuelly aqui de Ivaiporã, Karoline Gruchoski de Cascavel, Bianca Borges e Maiara Alves de São Paulo, e a Técnica Dani Bassi de São Paulo também. "Estamos muito felizes com mais essa convocação da Manu para Seleção Brasileira, é a terceira vez esse ano que ela representará o Brasil em competição internacional, Manu participou do Campeonato Mundial Escolar na Europa em Abril, Campeonato Sul-americano na Colômbia em Maio e agora o Pan-Americano na Argentina", diz nota do irmão Elder (Professor Elder). 
"O nível do Campeonato Pan-americano será bem alto, tem chinesas naturalizadas nos Estados Unidos e Canadá, mas estamos bem preparados e a Manu vai treinar muito para fazer uma ótima competição lá na Argentina", finalizou ele. 

Crianças da Escolinha de Mauá visitam pista de atletismo da UEL

Na segunda-feira (30 de junho), os alunos da Escolinha de Esportes de Mauá da Serra participaram de uma visita à pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A atividade teve como objetivo proporcionar às crianças o contato com uma estrutura profissional, incentivando o interesse e o desenvolvimento no esporte. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Prefeitura. O prefeito Giva Lopes acompanhou a visita e destacou a importância de investir em atividades que ofereçam novas experiências aos jovens. O secretário de Esportes, Fernando Gonçalves de Oliveira, também ressaltou o caráter educativo da ação, que busca estimular a disciplina e o esforço através da vivência esportiva. A iniciativa faz parte do calendário de atividades da escolinha e reforça o compromisso do município com a formação esportiva e o incentivo à prática saudável entre crianças e adolescentes

JANDAIA – Câmara de Vereadores homenageia Polícia Civil pelo trabalho exemplar

Na noite de segunda-feira (30 de junho), a Câmara de Vereadores de Jandaia do Sul realizou uma sessão solene para prestar homenagem à Polícia Civil, em reconhecimento ao trabalho de destaque que vem sendo desenvolvido no município e também nas cidades vizinhas de Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí. A Moção de Aplausos foi uma iniciativa do vereador Michel de Azevedo Ferreira, aprovada de forma unânime pelos demais parlamentares. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Ditão Púpio, além de representantes de setores da comunidade. O comandante da unidade, delegado Dr. Saulo Batista, e sua equipe de Agentes de Polícia Judiciária, foram destacados pelo empenho nas ações de combate à criminalidade. Prisões de suspeitos, elucidação de crimes e um atendimento mais próximo da população têm marcado a atuação da Polícia Civil na região. Durante os discursos, os vereadores elogiaram a dedicação, agilidade nas investigações e o comprometimento da equipe, fatores que, segundo eles, têm reforçado a sensação de segurança entre os moradores. A atuação da Polícia Civil, segundo as autoridades locais, tem gerado uma repercussão muito positiva, com reconhecimento tanto por parte da população quanto dos poderes Executivo e Legislativo. Ao final da cerimônia, a Moção de Aplausos foi oficialmente entregue à equipe da Polícia Civil, como forma de agradecer e incentivar a continuidade desse trabalho que tem feito diferença na segurança pública da região.

SÃO JOÃO – Atendimento de saúde terminou em boletim de ocorrência

Um atendimento de saúde acabou virando caso de polícia na tarde desta segunda-feira (30 de junho), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de São João do Ivaí. A Polícia Militar foi acionada pela enfermeira gerente da unidade, que relatou uma situação de perturbação do trabalho. Segundo ela, um paciente compareceu ao local alegando que um medicamento havia sido mal aplicado em outra UBS da cidade. Desde o início do atendimento, o homem agiu de forma ríspida e grosseira, segundo o relato da equipe de saúde. Durante a nova consulta médica e o momento de aplicação de outro medicamento, o paciente começou a gritar com a técnica de enfermagem e ainda gravou todo o procedimento com o celular. O homem negou perturbação e relatou mau atendimento por parte da saúde. A profissional então decidiu gravar para se resguardar. Quando a equipe da PM chegou, o paciente já havia deixado o local, não sendo possível ouvir sua versão de forma oficial. A equipe policial orientou a responsável pela UBS e confeccionou o boletim de ocorrência para registrar o fato.

IVAIPORÃ - Mulher ameaça com faca, ameaça por droga e caso de agressão

AMEAÇA
- Na noite desta segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar de Ivaiporã foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Palotina, no Jardim Alvorada. Ao chegar no local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou que, após uma discussão, o companheiro começou a fazer ameaças de morte e chegou a pegar uma faca durante o desentendimento. Segundo a mulher, a situação só não foi pior porque a filha do casal conseguiu acionar a Polícia Militar. Ao perceber que a polícia havia sido chamada, o agressor fugiu da residência e não foi localizado durante o patrulhamento nas proximidades. A vítima manifestou interesse em solicitar medida protetiva de urgência e recebeu as orientações sobre os procedimentos legais.
DROGA - Outro caso de ameaça foi registrado na noite desta segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar de Ivaiporã foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça na Rua Jasmim, região central da cidade. No local, a vítima relatou que foi abordada por um homem, que foi até sua residência para cobrá-lo por uma dívida relacionada a drogas, fazendo ameaças contra ele. O autor da ameaça não estava mais no local quando a equipe chegou e não foi localizado durante o patrulhamento.
AGRESSÃO - Na noite desta segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar de Ivaiporã foi acionada via 190 para prestar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Rua Léa Valviverde Pirolo, no bairro Belo Horizonte. Segundo informações repassadas no local, um homem, já conhecido no meio policial, teria sido agredido por outros jovens, conforme relato de uma mulher que o conhecia. No entanto, ao perceber a chegada da equipe do SAMU, o homem se recusou a receber atendimento médico e fugiu do local. A mulher afirmou não saber a identidade dos autores da suposta agressão e relatou que apenas ficou sabendo do ocorrido por meio da própria vítima. A PM realizou patrulhamento na região, mas não localizou o envolvido nem os possíveis agressores

BORRAZÓPOLIS – PM atende duas ocorrências envolvendo cidadão embriagado

   A Polícia Militar de Borrazópolis foi acionada duas vezes na segunda-feira (30 de junho) para atender situações envolvendo o mesmo homem, que apresentava sinais de embriaguez e possível uso de drogas, na Rua Boa Esperança, próximo aos muros da antiga AABB. Na primeira ocorrência, por volta das 18h30, a equipe foi chamada após denúncias de que o homem estava transtornado dentro de um VW Gol branco, estacionado no local. Durante a abordagem, os policiais constataram que ele apresentava sinais claros de embriaguez, com um copo contendo vodka e energético dentro do carro. Também foi verificado que a CNH dele estava vencida há mais de 30 dias. O próprio abordado relatou ser usuário de cocaína, segundo consta no boletim. Uma conhecida com habilitação válida compareceu e assumiu a responsabilidade pelo veículo. Após orientações, a PM liberou os envolvidos. Sua identidade não foi divulgada, apenas consta que seu primeiro nome tem a inicial F. No entanto, por volta das 20h30, a equipe foi novamente chamada ao mesmo endereço. Desta vez, o homem embriagado havia permanecido na casa de um amigo após a primeira abordagem. Segundo relato, o tio dele foi até o local para levá-lo para casa junto com o veículo, mas ele queria sair dirigindo, o que foi impedido pelos presentes, que temiam que ele assumisse a direção novamente. Após nova conversa com todos os envolvidos, ficou acertado que as chaves do veículo foram entregues ao tio, que possui CNH categoria AC em situação regular, e que assumiu a responsabilidade tanto pelo sobrinho quanto pelo transporte do veículo. A situação foi resolvida no local após as devidas orientações da PM.

CRUZMALTINA – Furto em residência desocupada na Avenida Brasil

    Uma moradora de Cruzmaltina procurou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (30 de junho) para relatar um furto qualificado em sua antiga residência, localizada na Avenida Brasil. Segundo a vítima, ela se mudou recentemente para um sítio no Bairro Rio Azul, deixando alguns pertences na casa antiga. Ao retornar ao imóvel por volta das 14h, encontrou uma janela aberta, sem sinais de arrombamento, e constatou o desaparecimento de uma chapa de ferro de fogão, uma chaminé e um saco de roupas femininas. A equipe policial fez as orientações de praxe e registrou o boletim de ocorrência. O caso segue em investigação.

IVAIPORÃ – Motorista sem CNH é preso com carro com alerta de roubo

   Durante uma operação de bloqueio realizada na tarde de segunda-feira (30 de junho), na Avenida Souza Naves, no Centro de Ivaiporã, a Polícia Militar abordou um Fiat Uno branco com situação irregular. O condutor alegou inicialmente ser habilitado, mas disse que havia esquecido a carteira em casa. Após consulta no sistema, os policiais constataram que o homem não possuía CNH. Além disso, durante a checagem, a equipe verificou que o veículo estava com alerta de furto/roubo, registrado em Curitiba, conforme boletim de ocorrência de 2023. O motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido, sem o uso de algemas, ao cartório da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) para lavratura do boletim de ocorrência.

JARDIM ALEGRE - Furto, caso de infração de trânsito e ameaça

FURTO -
Na manhã desta segunda-feira (30 de junho), uma moradora de Jardim Alegre procurou a Polícia Militar para denunciar um furto qualificado em sua residência, localizada na Rua São João. 
Segundo o relato, uma mulher, já conhecida no meio policial por envolvimento com crimes e uso de drogas, pulou o muro da casa e entrou em um dos quartos sem autorização. Do local, ela furtou uma bolsa contendo documentos pessoais, incluindo CPF, RG e o cartão de benefício de um idoso, irmão da denunciante, de quem a moradora é cuidadora. A vítima demonstrou preocupação com a possibilidade de o material ser usado para saques indevidos, empréstimos ou abertura de contas fraudulentas.
INFRAÇÃO - A PM realizou buscas pela cidade, mas até o momento a suspeita não foi localizada. A vítima foi orientada sobre os procedimentos legais e o caso segue em investigação. Na noite desta segunda-feira (30 de junho), uma equipe da Polícia Militar tentou abordar um VW SpaceFox no distrito de Pouso Alegre, em Jardim Alegre, quando o condutor realizou uma manobra brusca e iniciou fuga. Após um breve acompanhamento tático, os policiais conseguiram interceptar o veículo na Rua Marginal. Questionado sobre o motivo da fuga, o motorista, que possui carteira de habilitação categoria AE, admitiu que tentou escapar por medo de ter o carro apreendido, pois o veículo estava com débitos de documentação. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o condutor ou no interior do veículo. Diante da situação, o carro foi apreendido. 
AMEAÇA - Um idoso de 86 anos procurou a Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (30 de junho), em Jardim Alegre, para denunciar que vem sofrendo ameaças e agressões físicas por parte de sua convivente.  Segundo o relato da vítima, os desentendimentos são frequentes, mas na data de hoje a situação se agravou. O idoso contou que, ao ser questionado pela companheira se a levaria ao trabalho, pediu que ela aguardasse enquanto tomava café da manhã. Neste momento, a mulher teria lhe dado um tapa no rosto, o empurrado contra a parede, segurado pelo pescoço e ainda o ameaçado, dizendo: "eu te mato". Sem querer revidar as agressões, o homem decidiu procurar o destacamento policial para registrar a ocorrência. A Polícia orientou a vítima quanto aos procedimentos legais

CAMBIRA – Mulher denuncia perseguição por parte do ex-companheiro

Por volta das 15h25 de segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar registrou um caso de ameaça na Rua João Carrascoso, no Bairro Cruzeiro, em Cambira. A vítima relatou que possui uma medida protetiva contra o pai de seu filho. Mesmo assim, no domingo (29 de junho), por volta das 23h, ele enviou um áudio para a irmã dela, no qual além de difamá-la, fez ameaças insinuando que a vítima não teria futuro e que "teria o que merece", sugerindo que poderia matá-la. A mulher informou ainda que o homem tem vigiado os locais onde ela costuma estar, especialmente em seu local de trabalho, no Ginásio de Esportes. Segundo ela, o ex-companheiro também ameaçou um amigo dela, insinuando que os dois teriam um relacionamento. A vítima disse ainda ter conhecimento de que o autor possui uma arma de fogo em casa, o que aumenta seu temor. O caso segue para investigação pela Polícia Civil.

CALIFÓRNIA – Morador perde R$ 13 mil em golpe

Por volta das 12h20 de segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar registrou um caso de estelionato na Rua Menotti Bolinelli, no Centro de Califórnia. A vítima, um homem de 43 anos, relatou que contratou um serviço de reforma da estrutura da piscina de sua residência, com valor total de R$ 26 mil. O combinado foi o pagamento de metade do valor como entrada, o que foi feito em três parcelas: R$ 2.500, R$ 4.000 e R$ 6.500, por meio de diferentes formas de transferência. Após a quitação da entrada, o responsável pelo serviço não foi mais localizado e deixou de responder aos contatos. O morador registrou o boletim de ocorrência, e o caso segue para investigação pela Polícia Civil.

JANDAIA DO SUL – Estelionato e furto mobilizaram a PM

ESTELIONATO – Por volta das 10h50 de segunda-feira (30 de junho), uma mulher de 33 anos procurou a sede da 2ª Companhia da Polícia Militar de Jandaia do Sul para relatar um golpe. Ela contou que, na última sexta-feira (27 de junho), realizou uma compra em um site que supostamente seria da empresa Coca-Cola, no valor de R$ 2.989,00. Além disso, foi cobrado mais R$ 490,00 referente ao frete. Durante a negociação, o golpista entrou em contato via WhatsApp pelo número com DDD 11 e, por meio de compartilhamento de tela, passou orientações à vítima. Após perceber que havia caído em um golpe, ela acessou sua conta no Banco do Brasil e constatou que todo o saldo restante da conta corrente e da poupança havia desaparecido. A vítima foi orientada sobre os procedimentos a serem tomados. TENTATIVA DE FURTO – Por volta de 0h20 desta terça-feira (1º de julho), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto em uma empresa localizada no Parque Industrial, na BR-376, em Jandaia do Sul. O vigia do local relatou que ouviu um barulho e, ao verificar, viu aproximadamente três homens próximos à porta do barracão, tentando arrombá-la. Ele avisou o proprietário, um homem de 49 anos, que foi até o local com seu veículo. Ao perceberem a aproximação, os suspeitos pularam o muro e fugiram em um Vectra azul, que os aguardava do lado de fora, seguindo em rumo ignorado. O proprietário informou que a empresa ainda não está em funcionamento. A equipe policial realizou buscas no Parque Industrial e nos bairros próximos, mas até o momento os envolvidos não foram localizados. As partes foram orientadas.

APUCARANA – Torneiras foram furtadas de casa no Centro

Por volta das 10h20 de segunda-feira (30 de junho), a Polícia Militar registrou um furto em uma residência localizada na Rua Padre Severino Cerutti, no Centro de Apucarana. A proprietária, uma mulher de 58 anos, relatou que a casa está vazia e que foi informada sobre o arrombamento de uma das portas. Ao verificar o imóvel, constatou o furto de diversas torneiras, chuveiros e quase toda a fiação elétrica da residência. Entre os itens levados, constam oito unidades de materiais de construção, dois eletroeletrônicos e aproximadamente 10 metros de fio elétrico. A vítima foi orientada sobre as providências a serem tomadas.

MAUÁ DA SERRA – Mulher denuncia perseguição e ameaça

Por volta das 15h10 desta segunda-feira (30 de junho), uma mulher de 28 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar de Mauá da Serra para denunciar um caso de perseguição. Ela relatou que um homem de 41 anos a persegue há muito tempo. Em março deste ano, já havia registrado um boletim de ocorrência pela mesma situação. Segundo a vítima, na manhã de segunda-feira, o homem voltou a importuná-la na farmácia onde ela trabalha. A mulher afirmou ainda que vem sendo perseguida em diversos locais, como mercado e até igreja. Em uma das situações, o homem chegou a ameaçá-la, dizendo que iria levá-la para sua casa e que ela teria que ficar em cativeiro. A solicitante foi orientada quanto às medidas cabíveis.

ARAPONGAS – Bicicleta é furtada na padaria "Café com Pão"

   Na tarde desta segunda-feira (30 de junho), uma mulher teve sua bicicleta furtada enquanto estava no trabalho, em um estabelecimento na Rua Perdizes, em Arapongas. Segundo relato da vítima à Polícia Militar, ela chegou ao local por volta das 14h30 e deixou sua bicicleta, uma Flowers preta com adesivo rosa, no estacionamento da padaria Café com Pão. Ao sair do serviço, por volta das 16h15, percebeu que o veículo havia sido levado. A equipe policial verificou imagens de câmeras de segurança e conseguiu identificar o suspeito: um homem moreno claro, que vestia calça jeans azul, blusa branca com mangas azuis e boné preto. A PM segue em diligências para localizar o autor e recuperar a bicicleta.

ARAPONGAS – Suspeito preso com 4 kg de maconha próximo a escola

   Na noite desta segunda-feira (30 de junho), a equipe ROTAM da Polícia Militar de Arapongas prendeu um homem acusado de tráfico de drogas nas proximidades de um colégio estadual, no Centro da cidade. Após denúncia anônima, os policiais localizaram o suspeito, que estava com uma mochila preta, em frente ao colégio. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem tentou fugir de bicicleta, mas foi contido e algemado. Durante a revista, os policiais encontraram 6 tabletes e meio, além de 5 porções de maconha, totalizando aproximadamente 4,1 quilos da droga. Segundo a PM, o suspeito confessou que estava vendendo o entorpecente por cerca de R$ 1 mil o quilo. O caso ainda se agravou por conta da proximidade com o estabelecimento de ensino, o que pode aumentar a pena, conforme prevê a legislação. O homem foi levado para a 5ª Central de Flagrantes da 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas, onde permanece à disposição da Justiça.

A partir deste dia 1º de julho, PF assume registro e fiscalização de CACs

  A partir desta terça-feira, 1º de julho de 2025, a Polícia Federal (PF) passa a ser a responsável pelo registro, controle e fiscalização das atividades de colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) em todo o país. A mudança segue o que está previsto no Acordo de Cooperação Técnica nº 9/2023/GM, de 18 de setembro de 2023, e no Decreto nº 11.615, de 21 de julho de 2023, que transferem essas atribuições do Comando do Exército para a Polícia Federal. A transição será feita de forma escalonada pelas superintendências regionais da PF. Entre as principais funções que passam a ser de responsabilidade da PF estão: registro de pessoas físicas e jurídicas para o exercício das atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça excepcional; autorização para compra e transferência de armas; fiscalização das atividades exercidas por CACs; concessão de guias de tráfego; e fiscalização e controle do comércio varejista para pessoa física. Como parte da reestruturação, a Polícia Federal também está desenvolvendo um Painel de Business Intelligence (BI), que reunirá dados estatísticos sobre os CACs. A proposta é garantir mais transparência e facilitar o acesso a informações tanto pela população quanto pela imprensa.

Notas de falecimento para Borrazópolis e Jardim Alegre

BORRAZÓPOLIS
– A família Teixeira de Mendonça comunica com pesar o falecimento de Maria Teixeira, carinhosamente conhecida como "Dona Mariona", aos 98 anos, ocorrido nesta madrugada (1º de julho). Moradora por muitos anos no Bairro Patinhos, próximo à Igreja Congregação Cristã, ela era irmã do senhor Antônio e Manoel Teixeira;  tia da "Lála", do "Ismael do lavador(Kiki)" de Borrazópolis e também da dona Pércida, do bairro Aviação. O corpo foi preparado em Porecatu, onde Dona Mariona residia atualmente e faleceu. O translado na  Capela Mortuária Municipal, chegou por volta das 10 horas, deste dia 01 de julho, com sepultamento previsto para o período da tarde, no cemitério local.
JARDIM ALEGRE – É com pesar que comunicamos o falecimento de Norberto Farias, de 60 anos (foto a direta), ocorrido nesta terça-feira (1º de julho). Ele era cunhado da Ivanete, funcionária do posto de saúde de Lunardelli, e conhecido por ser o proprietário do Circo Max, que já se apresentou em diversas cidades da região. O corpo está sendo velado no salão da igreja, no bairro Pouso Alegre, em Jardim Alegre. O sepultamento está marcado para as 17h, no cemitério de Lunardelli. (Colaboração: James do Vale) 

Apucarana entrega biodigestor, recupera nascentes e inicia instalação de usinas

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o prefeito Rodolfo Mota entregaram nesta segunda-feira (30/06) o primeiro biodigestor em escola da rede municipal de ensino. Na mesma cerimônia, o município oficializou a recuperação de 20 nascentes em propriedades rurais e anunciou o início da implantação de sete usinas solares, também chamadas de fotovoltaicas. Os projetos resultam de uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a Itaipu Binacional, com investimentos nas áreas de educação, infraestrutura e meio ambiente. Enio Verri, acompanhado do deputado estadual Arilson Chiorato, destacou que a Itaipu mantém um compromisso permanente com o desenvolvimento regional, baseado em três pilares: inovação tecnológica, produção de energia limpa e acessível, e geração de emprego e renda. Em Apucarana, as ações acontecem por meio do Programa Itaipu Mais que Energia. Enio Verri afirma que os recursos foram viabilizados com o apoio do deputado Chiorato e lembrou que uma das contrapartidas do município é a proteção de 20 nascentes. Ele informou que, no Paraná, o programa já garantiu a preservação de 10 mil nascentes. O prefeito Rodolfo Mota, Enio Verri, o secretário de Obras Mateus Franciscon Fernandes e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Ideppan), Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, assinaram a ordem de serviço para a implantação das sete usinas solares em prédios públicos. O investimento ultrapassa R$ 700 mil. As unidades serão instaladas no Centro da Juventude, nos complexos esportivos Lagoão, Áureo Caixote e Estação Cidadania, no pátio de máquinas da Prefeitura e nas secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura. O prefeito Rodolfo Mota afirma que todos os trâmites já foram realizados e a instalação já iniciará nos próximos dias. Atualmente, a conta de energia elétrica do município soma cerca de R$ 180 mil mensais. Com a instalação das sete usinas, o valor será reduzido em R$ 35 mil por mês, gerando uma economia anual de R$ 420 mil. “Essas são as primeiras usinas da cidade e a Itaipu está nos ajudando a começar. Nossa meta é, nos próximos quatro anos, produzir toda a energia necessária para a iluminação pública e os prédios municipais”, afirmou o prefeito. Durante o evento, Rodolfo Mota também apresentou um estudo para a elaboração do Projeto Prefeitura Sustentável. “A proposta prevê a modernização do prédio da Prefeitura, que não recebe reformas há mais de 30 anos, e prevê a instalação de energia fotovoltaica, ar-condicionado central, troca das vidraças e reaproveitamento da água, entre outros”, explica Rodolfo Mota. Ele argumenta ainda que o projeto atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pode se tornar referência no Paraná. O prefeito solicitou apoio financeiro da Itaipu para viabilizar a iniciativa. O biodigestor instalado já está em funcionamento e transforma resíduos orgânicos da merenda escolar em gás de cozinha. “É uma iniciativa incrível do ponto de vista da sustentabilidade, gera economia para os cofres públicos e proporciona educação ambiental para os estudantes”, destacou Rodolfo Mota. Presenças - Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli, a secretária de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, o secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, a diretora da Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, Íris Saragoza Firmino, o assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Adriano Lima dos Santos, e o prefeito de Rio Bom, Moisés Andrade.

Após mais de 20 anos de espera, Apucarana inaugura Pronto Atendimento Infantil

MAIS FOTOS - Com a presença de autoridades políticas, militares, religiosas e lideranças comunitárias, o prefeito Rodolfo Mota inaugurou nesta segunda-feira (30/06) o Pronto Atendimento Infantil (PAI). Estruturado no térreo do prédio do futuro Hospital Municipal de Apucarana (H. A.), localizado na Rua Miguel Simião, a nova unidade conta com recepção, ampla sala de espera, seis consultórios, sala de emergência, duas salas de medicação, sala de raio-x, expurgo, banheiros masculino e feminino, e atenderá de domingo a domingo, das 7 às 22 horas, exclusivamente casos de urgência e emergência envolvendo recém nascidos a adolescentes até 16 anos de idade. O atendimento que teve início já nesta segunda-feira está sendo realizado por cinco médicos (entre pediatras e clínicos gerais, com experiência em atendimento infantojuvenil), um profissional de enfermagem, três técnicos de enfermagem e um administrativo (recepcionista), além de equipe de limpeza. Durante a solenidade, o prefeito emocionou o público do esforço para tornar realidade uma das demandas mais antigas da população. “Estou muito feliz e animado, porque é só o começo de uma grande história que estamos escrevendo”, afirmou Mota ao lado da mãe Romilda Mota e da esposa e secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karina Mota. “Hoje gastamos menos e fazemos mais. E é desta maneira, fazendo gestão séria, cortando excessos e com compromisso com as pessoas, que iremos fazer de Apucarana a cidade que todos nós merecemos”, afirmou Mota, rendendo agradecimentos a toda equipe da Secretaria de Saúde, chefiada pelo médico Guilherme de Paula, e demais secretarias que atuaram para possibilitar o funcionamento do PAI já nos primeiros meses de mandato, bem como o apoio da Câmara Municipal. Ao absorver a demanda de atendimentos de urgência e emergência infantojuvenil, o prefeito Rodolfo Mota disse que o PAI vai também impactar diretamente na melhoria do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). “Serão pelo menos cerca de 400 pessoas a menos por dia na UPA, entre pacientes e acompanhantes, o que vai permitir um atendimento mais digno para todos. O remédio é importante, o tratamento é importante, mas o acolhimento é fundamental e é isso que faremos aqui no PAI, um lugar digno e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito Rodolfo Mota.

Projeto institui política de sistema de informações sobre violência contra a mulher

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná reuniu-se nesta segunda (30), no Auditório Legislativo, e aprovou cinco projetos. Dentre eles, destaca-se o projeto de lei 673/2019, que institui a política do sistema integrado de informações de violência contra a mulher. De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é “criar um sistema integrado de informações que fomente a integração entre o atendimento e bancos de dados e a indução de políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher, possibilitando realização de estudos e pesquisas sobre o tema, bem como dados para a criação de políticas públicas”. Os autores do projeto são os deputados professor Lemos (PT), deputada Ana Júlia (PT) e Mabel Canto (PP). Ele foi aprovado pelos parlamentares. Outros projetos debatidos e aprovados pela Comissão foram o 423/2024, de autoria de Tito Barichelo (União) e Flavia Francischini (União), que proíbe que os criminalmente condenados de diversos crimes que não podem ser professores, palestrantes, instrutores em órgãos públicos; o projeto de lei complementar 7/2025, do Poder Executivo, que cria gratificações, regulamenta concessão de bolsas e institui a fundação de apoio à atividade de segurança pública no Paraná; o projeto de lei 338/2025, do Executivo, que autoriza a designação para serviço ativo, em caráter transitório e mediante aceitação voluntária, de praças da PM e do Corpo de Bombeiros transferidos para reserva remunerada e o projeto de lei 432/2025, que fixa o efetivo da PM do Paraná e dá outras providências. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, deputado Soldado Adriano José (PP). Participaram da reunião os deputados Gilson de Souza (PL), delegado Tito Barrichelo (União), cantora Mara Lima (Republicanos), Dr. Antenor (PT) e Marcelo Rangel (PSD).

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...