24/09/2012

Eleições Municipais 2012: "Sugestão da APAE de Jardim Alegre"

O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS lança Carta Aberta sobre Eleições 2012 destacando aspectos relativos à política de Assistência Social. Trata-se de uma forma de chamar a atenção para o necessário reconhecimento dos governantes para esta importante política pública e recomendar o voto consciente e cidadão! 
VEJA A CARTA -
O Brasil vivencia em 2012 um importante momento: as eleições municipais para os cargos de prefeitos e vereadores. O direito de escolher seus representantes é uma conquista legítima do povo brasileiro e deve ser exercido com consciência. Votar é um ato de plena cidadania e de fortalecimento da democracia. Neste período de escolhas importantes, o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS conclama a sociedade brasileira para a participação neste processo democrático reconhecendo as propostas dos candidatos comprometidos com a política de assistência social. O que se espera de um prefeito comprometido com a Política de Assistência Social é:
 • Respeito aos direitos de proteção social de Assistência Social consagrados em Lei para todos. Garantir a universalidade do atendimento, de forma gratuita e de qualidade, conforme preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8743/93). 
• Rejeição à prática do assistencialismo, do nepotismo e do primeiro damismo na Política de Assistência Social. A assistência social é uma política pública reconhecida pela Constituição Federal de 1988 e deve ser efetivada como dever do Estado e direito do cidadão.
 • Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no município, com investimentos no aprimoramento da gestão. O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) está garantido na Lei 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social - (LOAS). 
• Cofinanciamento da proteção social visando garantir a prestação de serviços, programas, projetos e benefícios da rede socioassistencial. Garantia do cofinanciamento municipal para a prestação de serviços, programas projetos e benefícios socioassistenciais de forma continuada, permanente e planejada.
 • Fortalecimento dos conselhos de Assistência Social e realização das conferências de Assistência Social. O controle social do SUAS é a garantia da participação social que contribui para o seu permanente aprimoramento em consonância com as necessidades da população brasileira. • Valorização dos trabalhadores do SUAS. Implantação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, com ênfase na realização de concursos públicos específicos para a Assistência Social, capacitação e plano de carreira, cargos e salários para trabalhadores da área.
 • Compromisso com a superação da extrema pobreza e a erradicação do trabalho infantil. Promoção de ações intersetoriais visando superar as várias formas de manifestação da pobreza, garantindo o acesso à Renda, à Inclusão Produtiva e Acesso a Serviços Públicos. Brasília, setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...