15/01/2022

ECONOMIA - Saiba oito passos para acabar com as suas dívidas

  Atualmente, de acordo com um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam 14,761 milhões de desempregados. Isto porque com a pandemia do novo coronavírus deixou milhões de pais desempregados. Que recorreram ao uso dos cheques especiais e cartões de créditos para manter as despesas básicas mensais de seu lar. Como resultado muitas pessoas negativadas, que tiveram que priorizar outras contas, mas que agora buscam uma tentativa para quitar dívidas. Justamente por isso, nós falaremos de oito passos para você organizar seu orçamento financeiro pessoal, a importância de segui-los para manter seu crédito positivo, além disso, uma dica de ouro. Assim, se você está se perguntando “como quitar dívidas rapidamente” ou “como posso quitar minhas dívidas” fique tranquilo, aqui você terá a resposta. Confira!. A retomada do crédito positivo no mercado não é algo fácil, são passos a passos que levaram você a conquistar novamente seu equilíbrio financeiro. Saiba que é uma meta alcançável, mas que necessitará do seu empenho e da sua família. Bem como planejamento, metas e organização. 
Veja, no link abaixo, os oito passos infalíveis para você quitar dívidas e sair do vermelho de uma vez por todas.
1. Anote todos os seus gastos
Um dos primeiros passos a se fazer para quitar dívidas e voltar a ter uma vida financeira saudável, é criar uma planilha e anotar todos os seus gastos como contas de águas, contas de energia, aluguel, condomínio, mercado, alimentação do pet, entre outros. Lembrando que até aquele cafezinho perto do serviço deve entrar na planilha. A partir daí você vai poder calcular o quanto gasta por mês X quanto entra por mês na sua conta. É extremamente importante entender e conhecer suas finanças pessoais para quitar dívidas.
2. Crie metas
Agora que você já criou uma planilha e sabe o quanto está gastando a mais do que ganha, crie metas para sair do vermelho. Dê prioridade a redução de gastos fixos, ou seja, observe o que não é tão necessário para o momento e corte, ou diminua. Planeje-se e siga à risca para se livrar das dívidas, esse é um passo muito importante, porque a partir daqui você pode planejar seus próximos passos para quitar dívidas. Você pode criar metas de curto prazo, assim conseguirá quitar dívidas mais rápido. Por exemplo, tenha como metas pagar uma dívida financeira a curto prazo, guardar um pouquinho de dinheiro por mês, começar a criar o seu fundo de emergência, gerar uma nova renda em um curto prazo etc.
3. Converse com a família
Esse é um passo importante para quem quer sair do vermelho! Converse com sua família e explique que será necessário reduzir gastos e, caso tenha alguma outra renda na residência, explique que será necessário a contribuição financeira de todos para as contas mensais da casa como água, internet, energia entre outros.
4. Corte gastos desnecessários
Assim como já dito anteriormente, é necessário o corte de gastos desnecessários. Para alcançar uma meta ou sonho, é necessário criar estratégias e prioridades e para voltar a ser um consumidor positivo, é necessário fazer boas escolhas e consumir sem desperdícios.
5. Dê prioridade para as dívidas que têm os maiores juros
Após listar todos os gastos e dívidas acumuladas até o momento, verifique as dívidas que possuem urgência de pagamento. Dê prioridade para as dívidas que possuem as maiores taxas de juros como cartão de crédito e cheque especial. Depois entre em contato com as financeiras e realize um acordo. Mas cuidado, você deve se atentar às despesas mensais, não comprometa toda sua renda para o pagamento dessas dívidas. Saiba negociar, parcele e mantenha o contrato, pois uma vez quebrado, você terá que pagar novamente e com mais juros.
6. Organize o seu orçamento
Manter uma organização sob as finanças e dívidas é crucial para sair do vermelho e também para se manter positivo no mercado. Ainda mais, é importante que você conheça o orçamento da sua casa e respeite seus limites de gastos, com isso você consegue pagar as suas dívidas e também as despesas mensais da sua casa.
7. Busque uma renda extra
Caso você veja que mesmo cortando gastos e recalculando a conta não fecha, busque fazer uma renda extra. Será necessário que você pense e pesquise o que pode fazer para ganhar uma renda extra para quitar dívidas e até, quem sabe depois, manter para ter um dinheirinho extra para sua poupança no final do mês. Nesse sentido, hoje há diversas opções para fazer renda extra: fazer brigadeiros, passear com cachorros de outras pessoas, vender coisas que você não usa mais (como roupas, móveis ou algum eletrodoméstico), entre outras opções como encontrar trabalhos freelancer. Pesquise e veja a que mais se adequa ao seu perfil.
8. Estude sobre educação financeira
Agora que você vai seguir os passos ditos acima, uma excelente estratégia para se manter positivo é estudar sobre educação financeira. Busque cursos onlines e gratuitos que te ensinaram a analisar riscos, benefícios de uma compra e como isso pode impactar seu orçamento. Você se sentirá mais confiante, além disso, terá total propriedade para ajudar outras pessoas que estão precisando de ajuda para sair do vermelho, se mantendo um consumidor positivo. Enfim, agora que você sabe passo a passo para quitar dívidas e sair do vermelho, também te deixamos uma dica de ouro. Aqui na Credisul nós trabalhamos desde 1999 no mercado financeiro, buscando as melhores soluções para trocar dívidas caras por uma mais barata; investir no próprio negócio; reformar a sua casa; financiar estudos; pagar seu sonhado casamento; fazer aquela viagem dos sonhos e também cobrir despesas médicas, tudo isso sem você precisar sair de casa, fazemos todo atendimento online. Liberamos seu FGTS em até 24 horas, buscando as melhores taxas para os clientes, dando total tranquilidade e confiança a você. Está esperando o que para começar a quitar dívidas? Comece sua educação financeira e consulte a Credisul agora mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

ROLAGEM INFINITA