26/01/2023

COCARI - Agricultura de precisão para pequenos produtores

A Cocari, oferecendo assistência técnica especializada, criou o setor de Inovação Agrícola, que trabalha para levar aos cooperados recomendações técnicas atualizadas, testando e aplicando o que há de mais moderno em termos de tecnologias para a atividade agrícola.  
A Inovação Agrícola é um setor de Inteligência Agronômica que, em conjunto com o setor de CRM e com o CEMAC – Centro de Monitoramento Agrícola Cocari, realiza o monitoramento das propriedades analisando os dados gerados no campo através de imagens digitais de satélites, e drones, dados de estações meteorológicas, dados climáticos, books de agricultura de precisão e de fontes como maquinários e sensores de solo, a fim de antecipar condições futuras da lavoura e mitigar os riscos agrícolas.  Acompanhamos o desenvolvimento da lavoura em tempo real e de forma remota, auxiliando o produtor e o Departamento Técnico nas decisões agronômicas no planejamento da safra e durante todo o seu ciclo, oferecendo serviços que podem ser contratados tanto por grandes produtores quanto por médios e pequenos produtores rurais.  O Setor de Inovação Agrícola oferece assistência técnica especializada, levando aos cooperados os serviços de DIAGNÓSTICO INICIAL DO SOLO. Neste serviço, a área estudada é dividida em grids de 1 ponto a cada 3 hectares, para que posteriormente seja realizada a amostragem georreferenciada de solo em uma profundidade de 00-20, 20-40 cm de acordo com a necessidade do associado, utilizando-se de um quadriciclo equipado com receptor GNSS de Navegação por Satélite. Leia mais no link abaixo 


Benefícios

O diagnóstico inicial de solo traz os seguintes benefícios:Conhecimento detalhado do nível de fertilidade do talhão;
Maximização da eficiência dos fertilizantes e corretivos utilizados;
Potencializa a alta produtividade e rentabilidade da lavoura.

No serviço de DIAGNÓSTICO LOCALIZADO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO, no mesmo quadriciclo que realiza as coletas georreferenciadas de solo, utilizamos um dos melhores equipamentos do mercado para a aferição da compactação do solo. Após realizado o levantamento, é gerado o mapa com os níveis localizados de compactação da área estudada.


Benefícios

Os benefícios do diagnóstico localizado da compactação do solo são:Conhecimento dos níveis de compactação em cada região da área;
Possibilidade de realizar ações corretivas em áreas localizadas;
Raízes em camadas mais profundas (maior tolerância da cultura na ocorrência de veranicos);
Potencializa a alta produtividade.

No serviço de APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS ATRAVÉS DE RPA (Remotely Piloted Aircraft – Aeronave Remotamente Pilotada), equipamento popularmente conhecido como DRONE, utiliza-se a tecnologia de aplicação aérea de defensivos que tem ganhado espaço no meio agrícola, sendo ela complementar à pulverização terrestre e à de aviões agrícolas. Após um voo de mapeamento da área, o plano de voo é traçado para que o drone faça de maneira autônoma a pulverização da cultura instalada.


Benefícios

Dentre os benefícios da pulverização de defensivos através de Drone, temos:Esse tipo de aplicação garante a precisão da operação;
Zero amassamento da cultura;
Menor risco ambiental com a diminuição da deriva de produtos e do consumo de água;
Economia de combustível;
Timing da aplicação adequado;
Maior efetividade da aplicação no alvo;
Maior deposição dos defensivos nas folhas do baixeiro das culturas;
Não ocorre a sobreposição de pulverização;
Aplicação em qualquer estágio do desenvolvimento da cultura.

A Cocari tem buscado utilizar a tecnologia como chave para o trabalho agrícola, permitindo o aumento da produtividade e da eficiência das áreas rurais, evitando perdas e reduzindo custos. O cooperado é o foco do nosso negócio. Associamos as novas tecnologias com a assistência técnica especializada, promovendo diversas ações que favorecem eficiência, rentabilidade e sustentabilidade aos nossos cooperados. Uma dessas ações é a ExpoCocari, que tem sua edição realizada anualmente, e os Dias de Campo, realizados regionalmente e que levam aos associados resultados de excelência, testando e aplicando o que há de mais moderno em termos de tecnologias para a atividade agrícola.

A Cocari acompanha as transformações digitais, auxiliando o cooperado no planejamento das safras e nas decisões durante cada ciclo e cultura. Está totalmente imersa na revolução do agronegócio baseando as decisões em dados e tecnologias preditivas, buscando as melhores soluções e adaptando- se à realidade de cada produtor rural, dentro e fora da porteira.

Colaboração: Cleucia Lopes da Silva Dalavalle, supervisora de Agrotecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...