31/08/2025

Festa celebra Ocupação da Fazenda Mestiça em Rio Branco do Ivaí

No encerramento o mês de agosto de 2025,   Assentamento Egídio Brunetto e o Acampamento Horácio Martins, do MST, viveram um dia de comemoração aos 18 anos da ocupação da antiga Fazenda Mestiça, segundo os organizadores,  símbolo de luta e resistência pela reforma agrária no município de Rio Branco do Ivaí (PR). A programação começou com um café da manhã com autoridades, com produtos derivado da Agricultura Familiar seguido de um ato político, reunindo lideranças populares, líderes religiosos padre Jair da igreja Católica, pastor Sebastião Assembleia de Deus e o colaborador Davir da Igreja Congregação Cristã no Brasil, mais os representantes de instituições e a comunidade. Estiveram presentes: Adriano dos Santos, representando a Itaipu Binacional; Nilton Bezerra Guedes, superintendente regional do INCRA; deputado estadual Professor Lemos, Pedro Taborda Desplanches (Prefeito de Rio Branco do Ivaí) e Anízio César ( Prefeito de Rosário do Ivaí); o pioneiro na  militância, chamado carinhosamente de Senhor Ireno, do MST; além de vereadores, representantes do movimento e lideranças locais. A manhã foi marcada pela apresentação da fanfarra municipal, que fez uma linda apresentação. Após o ato, todos participaram de um almoço coletivo com churrasco, seguido de atividades durante todo o dia. À noite, a emoção tomou conta com a formatura de 50 alunos do EJA - Educação de Jovens Adultos, que concluíram mais uma etapa de suas vidas. E para fechar com chave de ouro, o baile com "Zé Regente" e Valdecir, animado pelo som do Rovilson Publicidades, fez todo mundo dançar e celebrar a trajetória de luta e conquistas. "Foi um dia para reafirmar: a terra é de quem nela vive e trabalha, e a luta do povo é semente que floresce", finaliza a nota enviada pela organização. 

Ivaiporã realiza 10ª Caminhada na Natureza com 1.327 participantes

Neste domingo, 31 de agosto, Ivaiporã realizou a 10ª Caminhada na Natureza – Circuito Salto do Bulha, reunindo 1.327 caminhantes de diferentes municípios do Paraná e Santa Catarina. O percurso iniciou no Recanto do Charanga e proporcionou aos participantes paisagens em meio a trilhas, rios e cachoeiras, com parada especial na cachoeira Salto do Bulha. A abertura contou com a participação do prefeito Carlos Gil, vice-prefeita Gertrudes Bernardy, secretário municipal de Indústria e Comércio, Hélio Lins, diretora de Turismo, Francielle Carvalho, e do presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano. Durante a abertura, as autoridades agradeceram aos participantes – consolidando Ivaiporã como referência em turismo de natureza. Entre os atrativos, os 12 quilômetros de percurso revelaram trilhas sombreadas, travessia de rio e a beleza da cachoeira Salto do Bulha, onde os caminhantes puderam descansar, fotografar e contemplar a paisagem. “É maravilhoso ver tantos caminhantes nesta 10ª Caminhada na Natureza, que é tradição em Ivaiporã”, disse Hélio Lins. Representando o IDR-Paraná de Borrazópolis, a técnica Eliana Vargas lembrou o papel da parceria entre instituições e a dedicação da equipe que organiza a Caminhada na Natureza. “São mais de 15 anos de responsabilidade do IDR com caminhadas. Mas nada acontece sem o apoio da gestão municipal, que está de parabéns por incentivar o turismo rural”, afirmou Eliana Vargas. O entusiasmo também marcou o discurso do presidente da Câmara. “A natureza de Ivaiporã é generosa e precisa ser celebrada. A Caminhada na Natureza é a prova que turismo, lazer e saúde podem caminhar juntos”, referiu Ilson Gagliano. Gertrudes Bernardy reforçou o alcance da iniciativa. “Os crachás esgotaram rapidamente, o que comprova o quanto a Caminhada na Natureza atrai pessoas, movimenta a economia e projeta o nome de Ivaiporã”, declarou a vice-prefeita. Encerrando a abertura, o prefeito Carlos Gil agradeceu às equipes envolvidas. “Este evento só é possível porque muita gente trabalha em conjunto: servidores das Secretarias Municipais de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Meio Ambiente, Saúde, Esporte, IDR-Paraná, Sesc, Fatec, UEM, Univale, IFPR, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e Ecobooking. Desejo que aproveitem a experiência e levem boas lembranças de Ivaiporã, que é Coração Verde do Paraná”, declarou o prefeito.

MAUÁ DA SERRA - Mais detalhes da mulher agredida com arma branca

   Na madrugada de domingo (31 de agosto), por volta de 5h, a PM foi acionada após uma mulher dar entrada no posto de saúde central com ferimentos causados por arma branca. Ela apresentava duas perfurações nas costas, mas já havia sido atendida e não corria risco de vida. A vítima contou que estava em um comércio, quando saiu, foi atingida sem motivo aparente. Uma testemunha relatou ter visto um homem desferindo os golpes e que ele teria comentado ser de Tamarana, saindo em seguida em um carro não identificado. A coleta de informações foi prejudicada, já que tanto a vítima quanto testemunhas apresentavam sinais de embriaguez. Após atendimento médico, a mulher foi liberada.

Borrazópolis se destacou nos Jogos Abertos em Jandaia do Sul

   O município de Borrazópolis esteve representado em diversas modalidades durante a fase macrorregional dos Jogos Abertos do Paraná, realizada em Jandaia do Sul. Entre os destaques, o Futebol de 7 conquistou o vice-campeonato, sendo superado apenas pela equipe de Ivaiporã, considerada uma das mais fortes da competição. O secretário de Esportes, Cesar Santos Soares (Cezinha) e o prefeito Adilson Lucchetti, que acompanharam as equipes, destacaram o empenho dos atletas e parabenizaram o grupo pela conquista. Segundo eles, o resultado valoriza o trabalho realizado no município e mostra o potencial dos esportistas locais. Além do Futebol de 7, Borrazópolis também esteve presente em outras modalidades, como o Handebol masculino e o Vôlei de Praia, tanto no feminino quanto no masculino. Todas as equipes representaram a cidade com dedicação, levando o nome do município a uma competição que reúne atletas de toda a região. Cezinha agradeceu o esforço dos jogadores e o apoio da comunidade, reforçando que a gestão municipal continuará incentivando o esporte em suas diversas categorias.

SÃO PEDRO - Evento no CRAS aborda autoestima e valorização 3ª Idade

   Na sexta-feira (30 de agosto), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de São Pedro do Ivaí, realizou uma palestra direcionada ao Grupo Viva Feliz da Terceira Idade. A atividade foi conduzida pela professora Rosimeire de Fátima da Silva, que destacou em sua fala a importância da autoestima, do reconhecimento social e da valorização da experiência de vida dos idosos. O encontro buscou reforçar a mensagem de que a idade não representa limite, mas sim trajetória, aprendizado e superação.

Cambira prepara para Corrida Pedestre "Super 5K" em outubro

  A cidade de Cambira está em contagem regressiva para um grande evento esportivo: a Corrida Pedestre "Super 5K". Marcada para o dia 26 de outubro, a prova promete agitar as ruas da cidade com um percurso de cinco quilômetros, incentivando a prática de atividades físicas e a busca por um estilo de vida mais saudável. O evento terá seu início pontualmente às 07h00, com a concentração dos participantes no local de largada. A corrida, que é organizada pela Prefeitura de Cambira e a Secretaria de Esporte e Lazer, busca promover o bem-estar e a integração entre os moradores e atletas da região. As inscrições para a Corrida Pedestre Cambira "Super 5K" já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial do evento: www.tvcomrunning.com.br. A organização convida todos os interessados, desde corredores amadores a atletas experientes, a participarem e fazerem parte desse momento de celebração do esporte em Cambira.

Borrazópolis enlutada com a morte de Leonídio em Cascavel

   Faleceu neste domingo, 31 de agosto de 2025, em Cascavel, o senhor Leonídio Constante Vietro, aos 82 anos. Muito conhecido e considerado pela comunidade de Borrazópolis, ele foi exemplo de idoneidade, carinho e amizade, deixando lembranças marcantes entre familiares e amigos. Leonídio viveu muitos anos no município e construiu fortes laços com a cidade. Era pai da Maristela, que trabalha no caixa da Pereira Materiais para Construção, e cunhado da Terezinha Rivelini. Deixa enlutados a esposa Lourdes Rivelini e as filhas Maristela, Marilaine e Mariana. O corpo foi transladado para Borrazópolis, velado na Capela Mortuária, e sepultamento nesta  segunda-feira (1º de setembro), às 15 horas

APUCARANA – Polícia apreende droga em conveniência

Na noite de sábado (30), por volta de 22h, a Polícia Militar realizou uma abordagem a suspeitos na Rua Byngton, no Núcleo Habitacional Tancredo Neves, em Apucarana. A ação ocorreu após denúncias de tráfico de drogas em uma conveniência localizada no endereço. No local, os policiais constataram intensa movimentação de pessoas e abordaram cerca de doze homens, que foram submetidos à revista pessoal. Nada de ilícito foi encontrado com eles, e, após consulta aos sistemas policiais, não foram verificadas pendências judiciais. O responsável pelo estabelecimento, um jovem de 22 anos, admitiu possuir pequena quantidade de maconha para consumo próprio. Durante a busca no interior do comércio, foram localizados apenas os entorpecentes indicados por ele. A droga apreendida somou 26 gramas de maconha. Diante da situação, foi lavrado termo circunstanciado de infração penal.

CAMBIRA – PM apreende drogas em ocorrência de violência doméstica

 

Na noite de sábado (30), por volta de 20h45, a Polícia Militar registrou uma ocorrência relacionada a drogas na Rua das Camélias, no Jardim das Flores I, em Cambira. Durante o atendimento a um caso de violência doméstica, os policiais verificaram o interior da residência, que havia sido danificada pelo autor da ameaça, e encontraram uma bolsa pequena contendo dois tabletes e um cigarro de maconha, totalizando 10,1 gramas. Uma jovem de 19 anos assumiu ser a proprietária da droga e declarou ser usuária. Diante da situação, a maconha foi apreendida e foi lavrado termo circunstanciado de infração penal.

MAUÁ DA SERRA – Furto, desaparecimento e lesão corporal

FURTO – Na manhã de sábado (30), por volta de 10h, um produtor rural informou que, na noite anterior, por volta de 23h30, dois homens em um veículo Parati prata furtaram aproximadamente 15 caixas de laranjas de sua propriedade, localizada às margens da BR-376. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança, que mostraram o carro carregado com as frutas e uma rack no teto. Cada caixa está avaliada em cerca de R$ 40. O veículo foi identificado em outra câmera de monitoramento na BR-376, em Califórnia, por volta de 1h37, seguindo em direção a Apucarana.
DESAPARECIMENTO – Ainda no sábado (30), por volta de 11h15, familiares procuraram a PM para registrar o desaparecimento de um homem identificado que não teve o nome divulgado no relatório policial. Segundo relato, ele havia saído no dia 27 com um veículo Corsa em direção a Arapongas, mas o carro quebrou durante o trajeto. O último contato com ele ocorreu na quinta-feira (28), às 18h24. No momento em que foi visto pela última vez, ele vestia camiseta vermelha e calça jeans. Familiares também informaram que, há cerca de sete anos, ele havia feito uso de drogas (crack). Diante da situação, a família foi orientada.
LESÃO CORPORAL – 
Na madrugada de domingo (31 de agosto), por volta de 5h, a PM foi acionada após uma mulher dar entrada no posto de saúde central com ferimentos causados por arma branca. Ela apresentava duas perfurações nas costas, mas já havia sido atendida e não corria risco de vida. A vítima contou que estava em um comércio, quando saiu, foi atingida sem motivo aparente. Uma testemunha relatou ter visto um homem desferindo os golpes e que ele teria comentado ser de Tamarana, saindo em seguida em um carro não identificado. A coleta de informações foi prejudicada, já que tanto a vítima quanto testemunhas apresentavam sinais de embriaguez. Após atendimento médico, a mulher foi liberada.

MARILÂNDIA – Moto foi furtada com a chave na ignição

Na madrugada de domingo (31), por volta de 3h15, a Polícia Militar registrou o furto de uma motocicleta na Rua Paraná, em Marilândia do Sul. De acordo com o boletim, a vítima relatou que estava dormindo quando ouviu barulhos na garagem e percebeu que alguém estava furtando sua motocicleta Yamaha TDM, de cor preta, que não teve o emplacamento divulgado no relatório da PM. O veículo estava com a chave na ignição no momento do crime. A vítima informou ainda que a garagem não possui portas ou grades, apenas um portão de aproximadamente um metro de altura com acesso direto à calçada. A Polícia Militar realizou patrulhamento pela região, mas não localizou a motocicleta. A vítima foi orientada sobre os procedimentos cabíveis.

CALIFÓRNIA – Residência foi alvo de furto

No último sábado (30), por volta de 13h40, a Polícia Militar registrou um furto na Rua Projetada Seis, em Califórnia. Segundo o boletim, um homem de 44 anos relatou que teve documentos pessoais e uma quantia em dinheiro furtados do interior de sua residência. Ele informou que tanto o portão quanto a porta de acesso estavam apenas encostados, sem tranca, no momento do crime. A vítima declarou não ter suspeitos, mas disse que há câmeras de segurança nas proximidades do imóvel e que tentará obter as imagens para auxiliar na identificação do autor. Diante da situação, a Polícia Militar orientou a vítima sobre os procedimentos cabíveis e registrou o boletim de ocorrência.

BOM SUCESSO – “Golpe do marketplace” com prejuízo de R$ 50 mil

No último sábado (30), por volta de 8h40, a Polícia Militar registrou uma ocorrência de estelionato na Rua Emílio Parra, em Bom Sucesso. De acordo com o boletim, um homem compareceu ao destacamento policial acompanhado de seu sobrinho relatando ter sido vítima de golpe durante a negociação da compra de um trator Valmet com uma ensiladeira. O anúncio foi visualizado no Marketplace do Facebook e, segundo os relatos, possivelmente havia sido clonado. A negociação foi intermediada por um indivíduo que se apresentou como sobrinho do verdadeiro proprietário do trator. A vítima e seu sobrinho chegaram a ir até a propriedade rural do dono, em Bom Sucesso, onde testaram o maquinário e decidiram fechar o negócio. Na ocasião, o comprador realizou um depósito via TED em favor de uma mulher, em conta da Caixa Econômica Federal, além de combinar que parte do pagamento seria feita com cinco cabeças de gado. O valor total do trator e da ensiladeira era de aproximadamente R$ 50 mil. Paralelamente, o suspeito também teria enviado ao proprietário um comprovante de TED no valor de R$ 52 mil, mas o dinheiro não foi creditado na conta informada. No sábado (30), o comprador retornou a Bom Sucesso para buscar o trator, mas constatou que havia caído em um golpe. O falso intermediador bloqueou as vítimas nas redes sociais, e o verdadeiro dono do trator afirmou que não havia recebido nenhum valor. A Polícia Militar concluiu que as duas partes foram vítimas de estelionato praticado pelo mesmo indivíduo, que simulou a intermediação do negócio e enganou ambos. O boletim foi confeccionado, as vítimas orientadas, e a parte lesada informou que, em momento oportuno, tomará medidas judiciais para tentar recuperar o prejuízo.

Apucarana cuidando das pessoas e construindo o futuro


 

JARDIM ALEGRE – Adolescente é flagrado dirigindo sem CNH no centro da cidade

    Na noite de sexta-feira (29 de agosto), por volta das 23h30, a Polícia Militar realizava patrulhamento na área central de Jardim Alegre quando avistou um veículo Gol. O condutor, ao perceber a viatura, tentou esconder o rosto, o que levantou suspeita da equipe. Diante da situação, os policiais deram voz de abordagem utilizando sinais sonoros e luminosos. O veículo foi parado e, durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Em seguida, constatou-se que o motorista era menor de idade e, portanto, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após consulta aos sistemas, verificou-se que o carro não apresentava débitos. A mãe do adolescente compareceu ao local e assumiu a responsabilidade pela condução do veículo. A ocorrência foi finalizada sem maiores complicações.

Jovem de São João morre após acidente em São Pedro do Ivaí

   
Na madrugada deste domingo (31 de agosto), por volta das 2h20, um grave acidente foi registrado na PR-369, km 264,  na altura da Vila Rural do km 14, em São Pedro do Ivaí. Segundo a Polícia Rodoviária, um Chevrolet Onix seguia sentido São Pedro do Ivaí a Bom Sucesso, quando o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e acabou colidindo violentamente contra um poste de energia elétrica. Com o impacto, peças do carro atingiram e danificaram uma porta de vidro do Restaurante Império, que fica em frente ao local do acidente. O motorista, identificado como Marco Aurélio Pires, conhecido como “Barak”, morador de São João do Ivaí, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes da Polícia Civil, Polícia Científica e do Instituto Médico-Legal (IML) de Apucarana estiveram no local para os procedimentos necessários. O corpo foi recolhido ao IML.

LUNARDELLI – Motorista sem CNH é flagrado com criança no colo da passageira

    Na noite de sábado (30 de agosto), a Polícia Militar realizou uma Operação Bloqueio Policial na Praça Jeremias Lunardelli, em Lunardelli, quando abordou um veículo Chevrolet Blazer cinza que circulava de forma irregular. Segundo a PM, no banco dianteiro do automóvel havia uma mulher segurando uma criança no colo, sem o uso da cadeirinha obrigatória, configurando infração de trânsito. Durante a checagem, foi constatado ainda que o condutor, identificado como P. H. E. R., de 25 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo apresentava pendências administrativas desde 2023 e possuía bloqueio judicial. Diante da situação, o motorista foi liberado no local com seus pertences, enquanto a Blazer foi removida ao pátio do Destacamento da Polícia Militar de Lunardelli. Os autos de infração foram confeccionados.

IVAIPORÃ – Morador embriagado xinga policial e é detido no Alto Porã

    Na noite de sábado (30 de agosto), por volta das 21h50, uma equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento no bairro Alto Porã, em Ivaiporã, quando foi informada por um soldado que dois indivíduos em uma motocicleta vermelha haviam passado em frente à sua residência, proferindo ofensas como “desgraçado” e “capeta”. Diante da situação, os policiais iniciaram buscas e localizaram os suspeitos no bairro conhecido como “Favelinha”. Durante a abordagem, um dos homens, em visível estado de embriaguez, partiu para cima da equipe desferindo socos. O indivíduo não obedeceu às ordens policiais, sendo necessário o uso de técnicas de contato para contê-lo. Ele foi algemado e encaminhado à sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) para a confecção do termo circunstanciado. Segundo a PM, o homem sofreu pequenas escoriações nos joelhos e na boca durante a contenção, sendo oferecido atendimento médico, mas ele recusou.

GRANDES RIOS - Agressão com arma branca e um caso de ameaça

      Na madrugada deste domingo (31 de agosto), a Polícia Militar foi acionada pelo 190 para verificar uma situação de lesão corporal grave no Hospital Municipal de Grandes Rios.  
No local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou ter sido atacada durante uma confusão no distrito de Ribeirão Bonito. Ele contou que estava consumindo bebidas alcoólicas quando iniciou uma discussão com outro homem, que acabou sacando um canivete e desferindo um golpe que o atingiu na região da testa.  Após o ferimento, a vítima foi socorrida por conhecidos e levada ao hospital, onde recebeu atendimento médico.  As equipes da PM, com apoio da ROTAM e da guarnição de Rio Branco do Ivaí, realizaram buscas na região, mas até o momento o autor não foi localizado. O caso segue em investigação.
        Na tarde de sábado (30 de agosto), por volta das 16h, a Polícia Militar registrou uma ocorrência de ameaça na Avenida José Monteiro de Noronha, em Grandes Rios. De acordo com o boletim, um morador de Jardim Alegre, que estava na cidade para visitar o filho, relatou que se encontrava em um estabelecimento comercial quando foi surpreendido por um indivíduo de barba branca, usando botas de cano alto marrons e conduzindo um veículo prata. Segundo a vítima, o homem teria se aproximado e feito ameaças em tom intimidador, afirmando: “Você não deveria estar aqui. Não quero mais te ver aqui, vaza embora”. Na sequência, o autor deixou o local. Preocupado com sua segurança, já que permaneceria em Grandes Rios até o dia seguinte, o denunciante procurou a Polícia Militar para registrar o boletim e se resguardar. O homem foi orientado sobre as medidas cabíveis.

IVAIPORÃ - Dois casos de violência doméstica registrados pela PM

   Na tarde de sábado (30 de agosto), por volta das 15h40, a Polícia Militar foi acionada por populares na Rua Rui Barbosa, Ivaiporã, após denúncias de que um homem estaria agredindo uma mulher em via pública. Ao chegar ao local, a equipe presenciou a cena e deu voz de prisão ao agressor, que tentou fugir e resistiu ativamente à abordagem. Após ser contido e algemado, o homem foi colocado no camburão da viatura, onde acabou danificando a estrutura interna do veículo policial. Ele foi encaminhado à UPA de Ivaiporã para atendimento médico e, em seguida, conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde o flagrante foi apresentado à autoridade policial. A vítima foi amparada no local, e o caso segue sob investigação no âmbito da Lei Maria da Penha. 
    Na noite de sábado (30 de agosto), por volta das 19h, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Arlindo Martins Proença, Ivaiporã.   Segundo a PM, um homem teria ameaçado a própria mãe utilizando diversos objetos, entre eles um tijolo, um pedaço de madeira e uma faca. A vítima contou que, para se defender, acabou jogando água quente de um bule contra o agressor, o que lhe causou queimaduras no tronco e no rosto, chegando a provocar a saída de pele em algumas partes.  No local, os policiais constataram ainda que vários móveis e utensílios domésticos haviam sido destruídos. A mãe informou que não era a primeira vez que sofria agressões e manifestou interesse em representar contra o filho.  Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão, foi contido e conduzido à UPA de Ivaiporã para atendimento médico, e posteriormente encaminhado à 54ª Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi formalizado.

BORRAZÓPOLIS - Faleceu a senhora Benedita Maria da Silva Baia

Mãe de cinco filhos, Dona Maria, estava com 72 anos, e era uma senhora muito querida por todos    
  Faleceu na madrugada deste domingo, 31 de agosto de 2025, em Apucarana, a senhora Benedita Maria da Silva Baia, aos 72 anos. Pioneira em Borrazópolis, dona Benedita era muito querida na comunidade, sendo lembrada como exemplo de mulher, mãe e avó. Deixa os filhos Paulo Baia, Maria de Fátima, Leandro, Reginalda e Odair. Segundo a Funerária Nossa Senhora de Lourdes, a família decidiu por velar o corpo na  Capela Mortuária de Borrazópolis. O sepultamento acontecerá ainda neste domingo, às 15h, no Cemitério Municipal de Borrazópolis. A família enlutada  expressamos as mais sinceras condolências pelas perda irreparável.   

IVAIPORÃ - Luto com a morte do Sérgio Roberto Terra Ribeiro

Sérgio Roberto faleceu aos 55 anos, no dia 30 de agosto, e de causas naturais  
 
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Sérgio Roberto Terra Ribeiro, aos 55 anos, ocorrido neste sábado, 30 de agosto de 2025, às 15h10. Sérgio era filho de Renato Ribeiro, agricultor tradicional em Ivaiporã, irmão de Marinês, do restaurante, e de Sandra Terra, além de cunhado do sargento Prestes, da Polícia Militar. Atuava na agricultura e era muito conhecido na comunidade. Segundo seu cunhado, Luiz Marcelo, o velório acontece na Capela Aliança, em Ivaiporã. O sepultamento será realizado neste domingo, 31 de agosto, às 14h, no Cemitério Municipal de Ivaiporã. A família enlutada agradece as manifestações de apoio e solidariedade neste momento de dor. Expressamos condolências pela perda irreparável.  

IVAIPORÃ – Cliente retira carro de oficina e caso vai parar na polícia

    Na manhã de sábado (30 de agosto), por volta das 11h30, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de exercício arbitrário das próprias razões na rodovia Celso Fumio Makita, em Ivaiporã. Segundo o boletim, um tapeceiro relatou que realizou um serviço de R$ 3.200 em um Toyota Corolla. No momento da retirada do veículo, o cliente pagou apenas R$ 1.200 em espécie, alegando que o restante seria quitado via cartão. Foram feitas tentativas em duas máquinas, mas o pagamento não foi concluído por problemas no cartão. O prestador informou que não trabalha com esse tipo de acerto posterior, mas o cliente afirmou que levaria o carro de qualquer forma. Em seguida, retirou o veículo do estabelecimento e deixou o local, acompanhado do filho, em atitude que a vítima considerou intimidadora. A equipe policial registrou o boletim e orientou o trabalhador quanto aos procedimentos cabíveis. O caso foi encaminhado à 54ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Ivaiporã para investigação e providências da Polícia Civil. Como o nome da pessoa acusada não foi divulgado, não conseguimos ouvir sua versão sobre os fatos.  

IVAIPORÃ – Mais detalhes do carro que derrubou três postes




Na tarde de sábado (30 de agosto), por volta das 14h20, um acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Copel na Avenida Ladislao Gil Fernandez, em Ivaiporã, próximo ao Lago Jardim Botânico. Segundo a Polícia Militar, um Chevrolet Vectra branco perdeu o controle, invadiu a pista contrária e derrubou três postes de energia elétrica. Um dos postes atingiu um Chevrolet Onix branco, que era conduzido por outro motorista. O condutor do Onix manifestou interesse em representar judicialmente pelos danos sofridos. O motorista do Vectra apresentava sinais de alteração  por embriaguez. Ele negou que tivesse embriagado e  recusou o exame solicitado pela equipe, com o bafômetro. O homem recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado à UPA de Ivaiporã. A Polícia Militar informou que ele foi escoltado de forma ininterrupta para apresentação na Central de Flagrantes, onde seriam tomadas as providências cabíveis. O veículo Vectra foi liberado a um familiar do motorista. Equipes da Copel precisaram trabalhar para garantir a segurança da via, com  acionamento da Copel para restabelecer a energia no trecho afetado. 

30/08/2025

CRUZMALTINA – Sindicato Rural de Faxinal realiza 1ª Tarde de Campo em Olericultura

O Sindicato Rural de Faxinal promoveu, no último dia 28 de agosto de 2025, a 1ª Tarde de Campo em Olericultura, realizada na Chácara Mundial, em Cruzmaltina. O encontro marcou a apresentação dos resultados da turma piloto do Programa ATeG Olericultura (Assistência Técnica e Gerencial Gratuita), desenvolvido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O evento reuniu produtores de toda a região, que puderam conhecer de perto as tecnologias e boas práticas que vêm transformando a produção de hortaliças. Entre os avanços estão a escolha de variedades mais adequadas, o controle da mosca-branca via MIP (Manejo Integrado de Pragas), o uso de insumos biológicos e um manejo nutricional equilibrado, que juntos garantem lavouras mais resistentes e produtivas. De acordo com nota técnica do IDR-Paraná, a metodologia aplicada pelo ATeG tem permitido superar desafios que vinham comprometendo as safras, como o geminivírus, o cancro bacteriano, o talo oco e outros patógenos de solo e folhas. Os resultados apresentados comprovaram que, com o acompanhamento correto, as plantas fortalecem sua resistência natural pela trofobiose, proporcionando ganhos expressivos em produtividade e sustentabilidade. O prefeito de Cruzmaltina, Maurício Bueno, a Secretaria Municipal de Agricultura e o vice-prefeito Fernando Cordeiro, o “Fernandão”, que além de gestor é também produtor de tomate, estiveram presente, além de dar  apoio ao evento. A 1ª Tarde de Campo demonstrou que o trabalho integrado entre produtores, técnicos e instituições parceiras está gerando uma nova perspectiva para a horticultura regional. Parabéns ao Sindicato Rural de Faxinal, ao Sistema FAEP/SENAR-PR, ao IDR-Paraná e à Prefeitura de Cruzmaltina, que juntos proporcionaram um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da agricultura familiar e empresarial.

BORRAZÓPOLIS – Prefeitura reforma túmulo de ex-prefeito Licas com base em nova lei


    Quem entra no cemitério municipal de Borrazópolis já pode perceber os efeitos de uma lei aprovada pela atual Câmara de Vereadores, presidida pelo    "Professor Zezinho", e sancionada pelo prefeito Adilson Lucchetti (Didi). Trata-se da Lei nº 1.584/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a prefeitura a realizar a construção de jazigos, além de obras de embelezamento e melhoramento em túmulos de ex-prefeitos já falecidos, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao município. O primeiro a ser contemplado foi o ex-prefeito Ildefonso Senna Filho, o “Licas”, que governou Borrazópolis entre 1961 e 1964, tendo assumido em 14 de dezembro de 1960. O túmulo de Licas, localizado próximo ao cruzeiro do cemitério, encontrava-se deteriorado e recebeu a reforma como medida de preservação da memória política do município.  O prefeito Adilson Lucchetti destacou a importância da iniciativa: “Eu agradeço à Câmara de Vereadores que teve a sensibilidade de aprovar este projeto. A gente entrava no cemitério e ficava triste de ver o túmulo do Licas deteriorado, um homem que faz parte da nossa história, podemos dizer, foi um pioneiro que sempre será lembrado como alguém que contribuiu para o desenvolvimento de Borrazópolis”. A lei estabelece que a prefeitura poderá custear, com recursos próprios e mão de obra do Departamento de Obras e Viação, a construção e manutenção dos jazigos de ex-prefeitos falecidos há mais de cinco anos, quando as famílias não residirem mais no município ou não tiverem condições de manter o espaço. Com essa medida, Borrazópolis passa a valorizar ainda mais sua história política e a memória daqueles que, em diferentes épocas, conduziram os destinos do município.

Cooperativa Cresol - 30 anos de história, conquistas e cooperação


 

Prefeituras de Ivaiporã e Ariranha reconstroem ponte no Berro da Onça

As prefeituras de Ivaiporã e Ariranha do Ivaí uniram esforços para reconstruir a ponte de madeira no Berro da Onça – área do Bairro Manda Brasa, após ser danificada por motorista de veículo pesado. As Prefeituras devolveram à população uma ligação essencial para o tráfego e o escoamento da safra. Segundo o secretário municipal de Viação da Prefeitura de Ivaiporã, Gustavo Sacco, a estrutura da ponte foi refeita, incluindo cabeceiras e substituição de varões de eucalipto. “Trabalhamos em conjunto com Ariranha do Ivaí, utilizando maquinários e equipes dos 2 municípios. A ponte é estratégica porque liga diretamente os produtores rurais e dá vazão ao escoamento da safra”, reforçou Gustavo Sacco. A estrutura beneficia também motoristas que utilizam a estrada diariamente, e passam a ter acesso mais seguro e confiável. Além disso, a execução da obra reforça a preocupação das administrações municipais em atender as demandas da população e melhorar a infraestrutura das estradas rurais.

ARAPONGAS – Acidente na PR-444 envolve três veículos e deixa feridos

Na noite desta sexta-feira (29 de agosto), um acidente  foi registrado na PR-444, quilômetro 7, trevo de acesso a Arapongas. A ocorrência envolveu três veículos e resultou em feridos que precisaram de atendimento hospitalar. Segundo informações colhidas no local, um VW/Gol bege, que seguia de Mandaguari para Arapongas,  bateu com um Fiat/Punto branco. Com o impacto, o Gol rodou na pista e colidiu contra um Citroën/Jumpy branco, segundo consta no boletim da Polícia Rodoviária. As causas exatas, ou se houve imprudência, ainda depende de apuração. O condutor do Gol, E. M.  S., 49 anos, morador de Maringá, saiu ileso e o teste do etilômetro apontou 0,00 mg/l. Já os passageiros tiveram ferimentos: G. L. S., 21 anos, foi hospitalizado no Honpar, e S. S., de 5 anos, também encaminhado ao mesmo hospital. A motorista do Punto, M. A. L.  S., 45 anos, de Arapongas, sofreu ferimentos e foi levada ao Hospital Honpar. O condutor do Jumpy, E. G., 40 anos, também de Arapongas, não sofreu ferimentos e o teste de etilômetro indicou 0,00 mg/l. Os três veículos estavam regularizados e foram liberados no local após os procedimentos.

JANDAIA DO SUL – Despedida emocionante do agente da Defesa Civil Vieira

Uma cerimônia realizada no Posto da Brigada Comunitária (PBC) de Jandaia do Sul marcou a despedida do agente da Defesa Civil Francisco Vieira Filho, carinhosamente chamado de Vieira pelos colegas de farda. Após dez anos de dedicação como bombeiro comunitário, Vieira conquistou a confiança da população e o respeito de seus companheiros de trabalho, sempre atuando com empenho em ocorrências de salvamento, combate a incêndios e apoio às famílias em situações de emergência. Durante a despedida, colegas de equipe prestaram uma homenagem especial, sob a liderança do comandante, Sargento J. Ferreira, que ressaltou a importância da trajetória de Vieira e seu compromisso com a comunidade de Jandaia do Sul. Emocionado, o agente destacou que, se dependesse apenas de sua vontade, continuaria atuando na Brigada. No entanto, explicou que a insegurança causada pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), que não garante estabilidade funcional, o levou a buscar novas oportunidades. Vieira assumirá agora suas atividades na concessionária de pedágio CCR RodoNorte/PRvias, onde inicia um novo ciclo profissional, mas leva consigo a experiência adquirida e a gratidão pelo período em que serviu à população. Colegas e amigos desejaram sucesso nessa nova etapa, reforçando que a comunidade de Jandaia do Sul reconhece e agradece toda a contribuição prestada ao longo desses dez anos de serviços dedicados. 

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...