Na manhã deste domingo (7 de setembro de 2025), Borrazópolis realizou seu tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, reunindo escolas, instituições, autoridades e a comunidade na Praça da República. A concentração inicial ocorreu no Colégio Estadual José de Anchieta e a saída aconteceu às 09 horas, tendo a frente as Porta-baneiras do Colégio José de Anchieta, e a Fanfarra Mirim do Colégio Castelo Branco, uma parceria entre a escola e a prefeitura, e resultado do trabalho da professora Juliana e da regência do maestro Sergio Maurício Bagatim, que também assumiu a Fanfarra Municipal após o falecimento do eterno professor Francisco Joel de Souza, fundador e responsável pela fanfarra durante mais de cinco décadas 7 de setembro (1) . Durante o desfile, foram exibidas faixas em homenagem ao referido professor Joel, ao médico Dr. Chozo Harano, à Casa da Memória Felício Baum e também ao Museu Virtual de Borrazópolis, iniciativas que valorizam a cultura, a história e os pioneiros do município. Entre os pelotões, participaram escolas como Dom Bosco, Júlia Begalli, Passo para o Futuro, Castelo Branco, José de Anchieta, CMEIs Pequeno Príncipe e Irineusa, além da APAE e do grupo da Terceira Idade, que receberam aplausos calorosos do público. Na solenidade, houve o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Adilson Lucchetti (Didi), vice-prefeito Valdinei Del Grande (Di) e o presidente da Câmara José Aparecido Pereira, seguido da execução dos hinos Nacional, da Independência e de Borrazópolis. Em seus pronunciamentos, o presidente da Câmara, o vice-prefeito e o prefeito destacaram a importância da independência do Brasil e o significado das homenagens realizadas neste ano. O prefeito Didi agradeceu a todos que colaboraram com a organização, ressaltou a justa homenagem ao professor Joel, ao Dr. Chozo e a todos que ajudaram a construir a história de Borrazópolis, além de enfatizar que a gestão municipal, em um gesto de amor à cidade e à pátria, tem assegurado recursos para promover o desenvolvimento local. Como exemplo, veículos como: ônibus, pá carregadeiras, trator e automóveis foram expostos na Praça da República, representando novas conquistas para a frota municipal. O evento, marcado por emoção e patriotismo, uniu memória, educação e reconhecimento àqueles que contribuíram para a história de Borrazópolis, celebrando o Dia da Independência e reforçando o compromisso com o futuro da cidade. No link abaixo, veja lista de homenageados durante o Desfile
Homenagem ao eterno Professor Francisco Joel de Souza
Professor Joel nasceu em 10 de novembro de 1940, na cidade de Jundiaí do Sul- Pr, filho de João Henrique de Souza e Ana Margarida de Souza.
Casou-se com a Professora Leonina Fogaça de Souza com quem teve suas quatro filhas: Branca de Fátima, Josiane, Gleci e Elisângela.
Vieram para Borrazópolis em 02 de março de 1968, quando assume o cargo de Diretor do Ginásio, atual Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, local onde também lecionou até a sua aposentadoria.
Em 1969 criou a Fanfarra Ginasial, ficando responsável pela organização e ensaio dos desfiles de 7 de setembro por mais de cinco décadas. Construiu aqui uma História de amor, dedicação e contribuição estimável a educação e a cultura local.
Infelizmente veio a falecer no dia 21 de dezembro de 2024 aos 84 anos.
Homenagem ao Doutor Chozo Harano
Doutor Chozo nasceu em Cambará- Pr, no dia 24 de julho de 1933, filho de Uhe Harano e Maqui Harano, ambos naturais do Japão.
Casou-se com Olga em abril de 1968 e tiveram três filhos: Andréa, Marcus e Taíssa.
Veio com a família para Borrazópolis , onde começa a trabalhar juntamente com o Doutor Tokio em um Hospital de madeira , em 1970 instalam o tão famoso Hospital Santa Luzia, onde atualmente funciona a Escola Passo Para o Futuro.
A primeira esposa vem a falecer em 1973, dois anos mais tarde Chozo, viúvo, casou-se com Ziolita Maria Schellin, no dia 24 de maio de 1975, e desse relacionamento tiveram o filho Marcelo Schellin Harano, que também é médico e que atualmente atua em nosso Hospital Municipal.
Reconhecido como um dos médicos pioneiros em Borrazópolis e região, Doutor Chozo atuou também por anos no Hospital Municipal, prestou serviços também em Kaloré e municípios vizinhos. Também participou da vida pública de nossa cidade, exercendo o cargo de vice-prefeito de Borrazópolis.
Infelizmente veio a falecer no dia 24 de julho de 2025, por sua trajetória exemplar e comprometida com a ética médica prestamos essa singela homenagem.
Casa da Memória Felício Baum
Localizada ao lado da Prefeitura Municipal, antigo escritório do Tomokazu.
Foi inaugurada no dia 28 de junho de 2025, é um espaço criado para preservar, contar e valorizar a história local.
A Associação Cultural Professor Francisco Joel de Souza, que tem como Presidente a Professora Francieli Custódio, é a entidade responsável pela criação do projeto.
Felício Baum é o nosso patrono, ele que nasceu em 23 de fevereiro de 1914 em Porto Alegre- RS, casou-se com Maria Garcez dos Santos no dia 18 de julho de 1945, com quem teve três filhos: Claudete, Telmo e Mariângela.
Chegou em Borrazópolis com a família em 1961, amou nossa cidade e sempre dizia...”Esta terra de Borrazópolis é o Paraíso”.
Museu Virtual Borrazópolis
Surgiu em 14 de dezembro de 2021, pela iniciativa da Professora Francieli Aparecida Custódio.
Esta página virtual é dedicada a preservar e registrar as histórias que marcaram a cidade, com a colaboração de pioneiros e relato da comunidade, criando um acervo de memórias que retratam o surgimento, desenvolvimento e transformações que Borrazópolis vivenciou ao longo dos anos.
O objetivo é garantir que essas Histórias não sejam esquecidas, e permitir que as futuras gerações conheçam e apreciem a rica herança cultural de Borrazópolis.
Todo esse trabalho foi de grande relevância para a produção do Livro Borrazópolis 70 de autoria de Izael Rodrigues Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.