09/07/2025

Sou Arte encanta o público em evento cultural realizado em Cruzmaltina


A tarde desta quarta-feira, 09 de julho, foi marcada por emoção, sorrisos e magia no Ginásio de Esportes Lascadão, em Cruzmaltina. Em um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, sob coordenação da secretária Vanessa Boreli Neto e com apoio de outros departamentos, a população foi convidada a prestigiar o espetáculo teatral da equipe Sou Arte, uma apresentação que encantou desde as crianças até o público com mais idade. Com direito a pipoca, algodão-doce, músicas, personagens teatrais e brincadeiras, o evento foi pensado especialmente para os alunos da rede municipal de ensino, como forma de celebrar o encerramento do primeiro semestre letivo e dar início oficial às férias escolares. A ação contou com a presença do prefeito Maurício Bueno, da primeira-dama Luciana Bueno, secretários municipais, professores, servidores da educação e comunidade escolar. Em entrevista, o prefeito destacou a importância da cultura na formação das crianças e o cuidado com o bem-estar da população. “Tivemos casa cheia e um belíssimo espetáculo. Até nós, adultos, nos emocionamos. A cultura tem esse poder de tocar o coração, de educar e de alegrar. É gratificante encerrar o semestre com essa energia tão positiva”, afirmou. O gestor também reforçou que, mesmo com o recesso escolar, os trabalhos da administração seguem firmes. “Estamos apenas no início do mandato, já plantamos muitas sementes e temos muito por fazer. Continuamos com a prefeitura aberta, buscando recursos e promovendo ações que valorizem o nosso povo".  O evento foi aprovado pela Câmara de Vereadores e contou com o apoio do vice-prefeito (Fernandão), da equipe da Cultura, servidores municipais e comunidade escolar. Uma iniciativa que mostra que educar vai além da sala de aula – é também proporcionar vivências que fortalecem vínculos e enriquecem a formação cidadã.

Número de roubos e furtos de celulares cai 45,6% no Paraná desde 2018

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) conseguiu reduzir em 45,6% a quantidade de roubos e furtos de celulares no Paraná entre janeiro e maio de 2025, comparado ao mesmo período de 2018. O número de ocorrências caiu de 23.608 em 2018 para 12.826 no período dos cinco primeiros meses de 2025. Essa redução significativa é resultado direto das ações coordenadas pelas forças policiais, que ampliaram o patrulhamento ostensivo e fortaleceram as investigações dos crimes. “Segurança pública é uma prioridade. Trabalhamos de maneira estratégica para coibir furtos nos grandes centros urbanos e com as patrulhas rurais também cuidamos dos nossos pequenos municípios”, enfatiza o governador Ratinho Junior. Os aparelhos de telefone celular são muito visados pelos criminosos por conta do valor e também pela possibilidade de acesso a contas bancárias das vítimas. Mesmo assim, nos últimos anos as forças de segurança do estado do Paraná, dentro das diretrizes de combate ao crime, têm conseguido uma redução sistemática desse tipo de ocorrência. Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os números comprovam o compromisso assumido por Ratinho Junior desde o início da sua gestão. “O governador encontrou índices alarmantes quando assumiu, investiu fortemente em infraestrutura e tecnologia policial, e agora estamos colhendo os resultados positivos dessas ações”, destacou. Um exemplo desse esforço das forças policiais foi a devolução em maio de 160 celulares furtados ou roubados em Cascavel, no Oeste do Estado. Os aparelhos restituídos foram furtados ou roubados na cidade em 2023 e 2024, e recuperados em pouco mais de dois meses de trabalhos contínuos de inteligência policial realizados pela equipe da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Todas as vítimas foram contatadas pela PCPR para irem buscar seus aparelhos. Também no mês de maio, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) recuperou e devolveu 28 celulares que foram roubados ou furtados durante um show na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Nesse caso, a ação rápida garantiu que as vítimas não ficassem no prejuízo. Durante patrulhamento de rotina pelo centro de Curitiba, uma viatura foi abordada por uma vítima, que informou que teve seu celular furtado em show sertanejo e, pelo rastreamento, foi levada até as imediações de um hotel em Curitiba. No local, a equipe policial encontrou os 28 aparelhos e prendeu seis pessoas.

Recesso escolar começa com plantão em dois CMEIs de Apucarana

  A Autarquia de Educação informa que, nesta quarta-feira (9/7), foi encerrado o primeiro semestre letivo para os 13 mil estudantes matriculados nos 24 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 36 Escolas Municipais de Apucarana. Durante o recesso escolar, dois CMEIs permanecerão abertos para atender crianças cujas mães estão em atividade profissional e não têm com quem deixá-las. As unidades que funcionarão em regime de plantão são o CMEI Josa Ribeiro, na Vila São Carlos, e o CMEI Professora Marisa Beltoni, na Vila Nova. O atendimento ocorrerá de 10 a 23 de julho. A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, destaca que o recesso para os alunos vai até o dia 27 de julho, com retorno às aulas previsto para 28 de julho. “Nosso compromisso é oferecer um atendimento de qualidade às crianças de Apucarana. Por isso, mantemos esses dois CMEIs em funcionamento durante o recesso, garantindo um espaço seguro e acolhedor para os filhos das mães que continuam trabalhando neste período”, explicou. Os professores da rede municipal retomam as atividades no dia 24 de julho, com participação em formações continuadas e organização do planejamento pedagógico para o segundo semestre. O calendário completo da Rede Municipal de Ensino está disponível no site da Autarquia de Educação de Apucarana: www.apucarana.pr.gov.br/ame/calendarios

APUCARANA - Unidade do Tratamento do Câncer realiza arraiá para pacientes

A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, foi tomada por um clima de festa e esperança. A equipe da instituição organizou um arraiá especialmente voltado aos pacientes em tratamento oncológico, oferecendo um momento de lazer, descontração e acolhimento. O ambiente foi transformado: músicas tradicionais e atividades lúdicas para quebrar a rotina. Entre as atividades, destaque para a pescaria, com brindes distribuídos aos pacientes. Além disso, muitos membros da equipe vestiram-se a caráter, reforçando a atmosfera festiva. André Augusto, paciente do setor de radioterapia também veio caracterizado e, juntamente com sua esposa, Cláudia de Oliveira, trouxeram um delicioso curau de milho. “O pessoal aqui é muito atencioso com a gente”, disse Cláudia. “Sempre contribuímos com causas sociais e decidimos nos juntar à equipe para somar nessa ação”, conta André. Suellen Karoline, coordenadora da Unidade destacou a importância desses momentos de descontração. “É gratificante para nós da equipe ver a alegria dos pacientes. Atividades diferentes, com certeza, fazem a diferença para eles. É uma forma de levar o tratamento de maneira mais leve”. A coordenadora também agradeceu a todos os voluntários que contribuíram com o Arraiá. “Somos gratos aos voluntários que fizeram a doação dos brindes e doces para a montagem dos kits entregues. Cada detalhe demonstra dedicação e afeto e foi recebido com muito carinho por eles”, finaliza.
Assessoria de Imprensa e Comunicação

NEGÓCIOS - Casa em ótima localização está à venda em Borrazópolis

    Uma casa situada em excelente localização no centro de Borrazópolis está disponível para venda ou troca. Localizada na Rua Rio de Janeiro, ao lado da Rádio Nova Era e Casa das Noivas, o imóvel conta com um amplo terreno, ideal para quem busca conforto e praticidade. Há também a possibilidade de troca por uma casa menor. Interessados podem obter mais informações entrando em contato pelo telefone (43) 99929-0104 falar com Rita ou (43) 996727849, falar com Sérgio.

CRESOL - DESAFIO ATIVO COMERCIAL

Campanha reforça a estratégia da Cresol Norte Paranaense em reconhecer o desempenho dos colaboradores 
Com o objetivo de fortalecer os indicadores de Ativo Comercial e antecipar as metas do Planejamento Comercial 2025, a Cresol Norte Paranaense promoveu, entre os meses de março e maio, o Desafio Ativo Comercial. A iniciativa mobilizou todas as agências da cooperativa, incentivando práticas comerciais estratégicas e com foco na ampliação do relacionamento com os cooperados. Durante três meses, assistentes e caixas se empenharam em trazer resultados significativos à cooperativa como o aumento dos depósitos à vista, do patrimônio da cooperativa, da poupança programada e do número de cooperados ativos comerciais. A live de premiação que reuniu cerca de 200 colaboradores da Norte Paranaense, destacaram os seguintes premiados: da Regional Norte: 3° lugar: Maiara Koppo Santos - Assistente PJ - Londrina Gleba; 2° lugar: Allyson Lunhani Ravazzi, Assistente Agro – Arapongas; 1º lugar: Vanessa de Cassia dos Santos Pescara, Assistente PJ – Arapongas. A Gerente de Agência Destaque foi Cristiane Valéria Nunes Pinette, da Agência de Arapongas junto com o Gerente Regional Norte, Adriel Freire. Já na Regional do Vale do Ivaí, foram destaques: 3° lugar: Kauany Alves Monteiro, Assistente PF – Tamarana; 2° lugar: Rita de Cassia de Souza S. Afonso, Assistente Agro - Grandes Rios; 1º lugar: Emanuel Henrique Ariza Veiga Assistente PJ - Grandes Rios e o Gerente Regional: Ravely Coltre. “O Desafio Ativo Comercial foi mais do que uma campanha de metas. Ele representou o esforço coletivo, o foco estratégico e o compromisso diário das nossas equipes com a excelência no atendimento ao cooperado. Cada conquista refletiu a dedicação e o propósito de construir uma cooperativa cada vez mais sólida e próxima das pessoas”, disse Patrícia da Costa, assessora de Meios de Pagamento da Cresol Norte Paranaense. Mais do que uma competição saudável, o Desafio Ativo Comercial promoveu o engajamento das equipes e reforçou a cultura de cooperação e superação de metas que norteia a atuação da Cresol.

Luto em Ivaiporã com a morte do senhor Valdemiro Jarski

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Valdemiro Jarski, ocorrido nesta quarta-feira, 09 de julho de 2025. Morador do bairro Jardim Iporã, Valdemiro foi um dos pioneiros da Igreja Ucraniana São José, deixando um legado de fé, dedicação e exemplo para toda a comunidade. Homem de princípios, cultivou valores que marcaram sua trajetória e inspiraram a todos. Seu nome se confunde com a história da comunidade ucraniana local, à qual sempre serviu com humildade e devoção.  Era era pai do "Carlinhos" conhecido também como "Polaco", do Luciano (Tartaruga), e trabalhou muitos anos com o Jerônimo na Casa Rural.  
O velório acontece na Igreja Ucraniana São José, com início às 19h desta quarta-feira (09) e segue até a tarde de quinta-feira (10). A Santa Missa de corpo presente será celebrada às 13h30 de quinta-feira (10) na mesma Igreja. O sepultamento está marcado para às 15h, no Cemitério Municipal. Aos familiares e amigos, nossos mais sinceros sentimentos.  Funerária responsável é a Aliança. 

Prefeitura de Ivaiporã inaugura pedra irregular da Vila Rural Santa Luzia

O percurso entre o Jardim Nova Porã, Vila Rural e Santa Luzia, que por anos enfrentou desafios com infraestrutura precária, viu o cenário mudar com a obra de pedra irregular executada pela Prefeitura de Ivaiporã. A pavimentação, inaugurada no dia 4 de julho, simboliza o respeito àqueles que permanecem no campo e ajudam a movimentar a economia. Foi a 1ª região escolhida pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis (in memoriam), em 2021, para ser completamente conectada com pavimentação, uma vez que vivem pequenos produtores, que mais dependem de boas estradas para escoar a produção e acessar os serviços públicos. Segundo o prefeito, o trecho principal da Vila Rural será asfaltado com recursos estaduais num trecho de 1,2 km Quem também acompanhou a evolução na área rural foi o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Gagliano – especialmente como ex-secretário municipal de Viação. “Ouvi as demandas. Agora, vejo os resultados. É gratificante saber que o que foi prometido está concretizado”, disse Ilson Gagliano, que elogiou a atuação dos produtores. A vice-prefeita Gertrudes Bernardy relembrou a relação afetiva com os moradores – lembrando que estiveram ao lado dela. “A conclusão desta obra, a finalização do salão comunitário, a retomada do campo de futebol e melhorias nas estruturas de saúde, educação, assistência social são formas de reconhecer o valor do homem do campo”, referiu a vice. O deputado estadual Ademar Traiano, um dos responsáveis pela destinação dos recursos para a obra, esteve na Vila Rural, onde foi recebido por produtores. “A obra da Vila Rural é fruto de uma parceria que respeita a confiança depositada nas urnas e retribui com trabalho”, declarou o deputado anunciando a liberação de verba para asfaltar o trecho principal da Vila Rural. O deputado federal Sérgio Souza reforçou o compromisso com a transformação do interior do município. “A política do bem faz a diferença. Ver como esta comunidade mudou em pouco mais de 5 anos mostra o que acontece quando o gestor tem visão e responsabilidade. O prefeito Carlos Gil tem feito a transformação acontecer em cada canto de Ivaiporã”, garantiu Sérgio Souza. “Foi umas das primeiras reivindicações que recebi no início do mandato 2021/2024. São famílias que trabalham duro e merecem qualidade de vida. A pavimentação é uma resposta de gratidão e compromisso com quem vive e trabalha no campo”, afirmou o prefeito Carlos Gil.

Rio Bom com curso de Mecânico de Motos com bolsa de R$1 mil reais

A prefeitura de Rio Bom, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, anuncia a chegada de mais uma edição da Carreta do Conhecimento ao município. Desta vez, será ofertado gratuitamente o curso de Mecânico de Motos, com 40 vagas disponíveis para os moradores da cidade. Além da qualificação profissional, os participantes selecionados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.000,00, garantindo suporte durante o período de aprendizagem. O curso é voltado principalmente aos jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio na área da mecânica. “É mais uma grande oportunidade trazida pelo nosso governador Ratinho Júnior para o nosso município. Um curso gratuito, com incentivo financeiro, voltado especialmente para nossos jovens. Isso representa investimento direto na formação e no futuro da nossa gente”, destacou o prefeito Moisés Andrade. Os interessados podem procurar os servidores José Carlos e o Lucas na sede da Prefeitura de Rio Bom para mais informações. A inscrição também pode ser realizada online, por meio de link https://www.senaipr.org.br/acoesmoveis/qualifica-parana/?cidade=Rio+Bom&area=&busca= A Carreta do Conhecimento é um projeto itinerante que leva formação profissional a diversas regiões do Paraná, com estrutura completa e instrutores qualificados, reafirmando o compromisso do Estado com a geração de emprego e renda.

Bom Sucesso recebe Curso de Mecânica Industrial em parceria com SENAI

O município de Bom Sucesso deu um importante passo rumo à qualificação profissional de sua população com a inauguração do Curso de Mecânica Industrial, promovido pelo Programa Qualifica Paraná. A cerimônia aconteceu às 13h, na Carreta do SENAI, onde autoridades locais, representantes do SENAI e membros da comunidade prestigiaram o início de uma nova fase para a educação técnica da cidade. O curso é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, liderada pelo deputado e secretário Paulo Rogério do Carmo, e o SENAI Paraná, responsável pela execução técnica do projeto. Uma conquista coletiva Durante a solenidade de abertura, os presentes destacaram o esforço conjunto entre o Executivo Municipal e a Câmara de Vereadores. A prefeita Rosana Ferreira Lopes, a Rosana do Ná, foi representada pelo secretário geral Pedro Santos Nogueira, que reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e profissional dos cidadãos. A conquista da vinda da Carreta do SENAI foi articulada pelos vereadores Rafael Tezolin Hernandes (Rafael do Sindicato) e Kátia Moreira Ferreira dos Santos, que solicitaram o curso junto ao Governo do Estado. Também participaram da cerimônia o vereador Luiz Carlos Borbolato e diversos secretários municipais, além de diretores escolares e membros da comunidade. Curso com incentivo financeiro e alta procura O Curso de Mecânica Industrial começa oficialmente neste dia 09 de julho, com 96 horas de formação gratuita. As aulas acontecerão em dois turnos: das 13h30 às 17h30 (tarde) e das 18h30 às 22h30 (noite), contemplando um total de 36 alunos selecionados entre mais de 114 inscritos — um número que demonstra a grande demanda e o interesse da população. Os alunos frequentarão o curso durante 24 dias, com 4 horas diárias de aula, e receberão um auxílio de R$ 42,00 por dia, totalizando até R$ 1.008,00 como incentivo à profissionalização. Autoridades exaltam a importância da qualificação Durante os pronunciamentos, o representante do SENAI Paraná, Professor Marcelino, destacou a importância da qualificação técnica como instrumento de transformação social e econômica. Em seguida, os vereadores Rafael, Kátia e Borbolato também reforçaram o empenho conjunto para trazer o curso à cidade. Por fim, o secretário geral Pedro, representando a prefeita, enfatizou a importância de iniciativas como essa para o futuro de Bom Sucesso. Compromisso com a população A cerimônia foi encerrada com agradecimentos ao Governo do Estado, ao SENAI, aos vereadores e a toda equipe da Prefeitura, além de um convite para o descerramento da faixa de inauguração na carreta. O evento reafirmou o compromisso da administração municipal com o lema: "Trabalho com compromisso por uma cidade melhor!", incentivando os alunos a aproveitarem ao máximo a oportunidade de qualificação gratuita e remunerada.

SICREDI VALOR SUSTENTÁVEL - EXPANSÃO

Summit Governança Sicredi reflete sobre expansão da instituição financeira cooperativa a partir dos valores e legado cooperativo
Nos dias 2 e 3 de julho, a Central Sicredi PR/SP/RJ realizou mais uma edição do Summit Governança, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu mais de 500 lideranças do cooperativismo, entre presidentes, diretores e conselheiros das cooperativas que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de refletir sobre os rumos estratégicos da instituição financeira cooperativa, alinhados ao fortalecimento dos valores, da cultura e da essência cooperativista. A Cooperativa Sicredi Valor Sustentável PR/SP/RJ esteve presente com a participação dos seus Conselhos de Administração, Fiscal, Diretoria Executiva e das áreas de Governança e Cooperativismo, reforçando seu compromisso com a construção coletiva e o desenvolvimento regional. Durante o Summit, foram promovidas reflexões sobre os desafios e oportunidades da governança no atual cenário econômico e social. “Governança vai além do cumprimento de normas; é um compromisso contínuo que fortalece o vínculo com os associados e a comunidade”, destacou Maroan Tohme, diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ. O evento também contou com palestras de nomes como Roberto Rodrigues, que ressaltou o cooperativismo como instrumento de paz e inclusão social; Tânia Zanella, da OCB, que reforçou a presença do cooperativismo em municípios pequenos aonde os bancos não chegam; e Carolina Pancotto Bohrer, do Banco Central, que apresentou dados sobre o crescimento do setor e o aumento da participação feminina nas cooperativas. Outros destaques foram os painéis “Projetos de Impacto”, que apresentaram iniciativas transformadoras conduzidas por jovens conselheiros, mulheres conselheiras e educadores sociais, além do anúncio da participação da conselheira Rosemary Camargo, da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ, na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, na Suécia. O evento foi encerrado com a palestra de Luís Justo, CEO do Rock in Rio, que inspirou os participantes ao mostrar como encantamento, propósito e cultura organizacional são diferenciais competitivos duradouros. Com mais de 9 milhões de associados, mais de 2.900 agências e presença em todos os estados brasileiros, o Sicredi segue firme em sua missão de transformar realidades com governança conectada às pessoas e à comunidade.

Cooperativa Cresol - 30 anos de história, conquistas e cooperação


 

Prefeitura de Apucarana empossa novos psicólogos e assistentes sociais

“Quando assumimos a gestão, em janeiro, encontramos várias secretarias sem o número mínimo de profissionais necessários para atender a população. Havia falta de assistentes sociais, psicólogos, professores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. Estamos trabalhando para organizar os serviços. À medida que a situação financeira do município permite, estamos convocando novos servidores. Desde o início do ano, contratamos cerca de 100 profissionais, entre concursados e credenciados, para as autarquias de Saúde e Educação e diversas secretarias”. Com estas palavras, o prefeito Rodolfo Mota, apresentou, na manhã de hoje (9/7), em seu gabinete, os dez novos servidores públicos, aprovados em concurso público, que foram contratados as equipes das secretarias municipais da Mulher e Assuntos da Família e da Assistência Social. São dois psicólogos e oito assistentes sociais que já estão em exercício. A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu nove dos dez novos servidores: dois psicólogos e sete assistentes sociais. Já a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família foi contemplada com um assistente social. “Conversei individualmente com cada um dos novos servidores para dar as boas-vindas e conhecer melhor as pessoas que atenderão a população de Apucarana. O trabalho na Assistência Social não é realizado de forma isolada. Pelo contrário, ele acontece em estreita parceria com a Secretaria da Mulher e com outras pastas. Trata-se de um trabalho transversal, que impacta diretamente a vida de muitas pessoas. O prefeito Rodolfo Mota demonstrou sensibilidade ao reconhecer que faltava uma equipe mínima para cuidarmos das pessoas como elas merecem e precisam”, destacou Fabíola Carrero, secretária municipal de Assistência Social. O prefeito Rodolfo Mota também conversou com os novos servidores e pediu que acolham sempre a população com atenção e respeito. “Vocês atuarão em duas secretarias que têm uma missão grandiosa: cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por isso, peço que tratem a todos com gentileza, ouçam suas histórias, tenham compaixão e coloquem-se no lugar do outro. Nossa equipe é muito competente, formada por profissionais dedicados, mas estava desfalcada, com falta de colegas para auxiliar nas demandas diárias. Vocês chegam para fortalecer esse time”, solicitou. A cerimônia de apresentação dos novos servidores contou com a presença da primeira-dama e secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Karine Mota, dos vereadores Moisés Tavares e Wellington Gentil, além de diversos secretários municipais.

APUCARANA – Colisão registrada próximo ao Posto Catarina

Na manhã desta quarta-feira (9 de julho), um acidente envolvendo três veículos foi registrado na BR-376, nas proximidades do posto Catarina,  em Apucarana. A colisão envolveu dois veículos, entre eles, uma Montana de Novo Itacolomi, uma segunda Montana, cuja placa não foi informada,  e um Nissan Versa branco, ocupado por um casal de Maringá que seguia para o município de Imbaú. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi do tipo colisão transversal, quando a Montana 
 tentou cruzar a rodovia para retornar à cidade. O veículo acabou sendo atingido pelo Versa que seguia no sentido Califórnia–Apucarana. Após o impacto, o Versa perdeu o controle, rodou na pista e colidiu contra a segunda Montana, que aguardava no acostamento para adentrar a rodovia. A condutora do Versa, identificada como Priscila, sofreu escoriações leves no braço e relatou dor no local onde usava o cinto de segurança. A equipe da concessionária CCR Rodonorte prestou atendimento no local, mas a vítima recusou encaminhamento médico imediato, informando que procuraria atendimento posteriormente em Maringá. Segundo a Polícia Rodoviária Federal,  condutores foram orientados a registrar o boletim do sinistro de forma online, uma vez que não houve vítimas com ferimentos graves. Caso não haja acordo entre as partes, a recomendação é buscar ressarcimento por meio judicial. Os ocupantes da Montana preta seriam um casal de idosos de Novo Itacolomi, enquanto o condutor da Montana branca, atingida após o impacto, estava sozinho e não se feriu. (Fonte - Edi Henrique - Nova Am) 

Equipe de endemias e combate à dengue se destaca em Borrazópolis

 A prefeitura de Borrazópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a população tem colaborado de forma significativa com as ações de combate à dengue e que esse trabalho precisa continuar, inclusive, tem servido de exemplo para outras cidades. Esse engajamento tem contribuído para o controle dos casos no município, cidade que, no passado, já sofreu muito com epidemias causada pela doença.  Vale ressaltar também o grande trabalho da Equipe de Endemias e Combate ao mosquito transmissor, que tem trabalhado com muita dedicação e  segue intensificando os trabalhos de prevenção, fiscalização e orientação em toda a cidade, com o objetivo de reduzir cada vez mais os índices da doença. De acordo com o Boletim Epidemiológico, atualizado em 09 de julho de 2025, foram notificados 165 casos de dengue. Desses, 139 foram descartados, 26 confirmados e nenhum aguarda resultado. "Seguimos atentos e atuantes, e reforçamos que a participação de todos é essencial. Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti é um ato de responsabilidade coletiva. Dengue mata. A prevenção está em nossas mãos", diz nota da prefeitura.
  (Por assessoria - Heloisa Coleta)

Dica da Advocaia Souza & Serra sobre Pensão Alimentícia


Conteúdo de informativo
:  Então, o que não pode faltar no Acordo de Pensão Alimentícia? Bom, um acordo completo precisa contemplar cinco pontos essenciais que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos e geram conflitos futuros entre as partes envolvidas. O primeiro item indispensável é a definição clara do valor exato da pensão e a forma como ela será corrigida anualmente.  O Código Civil determina que as prestações alimentícias devem passar por atualização monetária, garantindo que o valor acompanhe a inflação e preserve o poder de compra. O segundo ponto importante é especificar as datas e a forma de pagamento, incluindo a indicação de conta bancária, chave PIX ou outro método de transferência, além de um mecanismo para a comprovação dos depósitos realizados. Em terceiro lugar, é fundamental detalhar a divisão das despesas extraordinárias, como cursos extracurriculares, terapias, consultas médicas de emergência e materiais escolares. Esses custos, que vão além da pensão mensal, devem ter sua responsabilidade definida entre os responsáveis. O quarto aspecto é incluir uma cláusula de alteração por mudança de circunstâncias, permitindo a revisão do valor da pensão caso haja variação significativa na renda de quem paga ou nas necessidades da criança. Por fim, o quinto ponto é prever revisões periódicas, geralmente a cada dois anos, para que o valor e as condições da pensão se ajustem às novas realidades financeiras e familiares. Lembre-se: um acordo bem elaborado protege os direitos da criança e evita anos de disputas judiciais. Invista tempo agora na construção de um documento claro e justo. Fique atento. Para mais conteúdos de cunho informativo, acesse o Instagram @advocaciasouzaeserra.

APUCARANA – PM apreende droga e moto furtada no Jardim Marissol

Na noite de terça-feira (8), por volta de 23h30, a equipe ROTAM da Polícia Militar apreendeu drogas e uma motocicleta com alerta de furto durante patrulhamento pela Rua Adail Costa, no Jardim Marissol, em Apucarana. Os policiais passavam em frente a uma residência de número 13, já conhecida por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, quando visualizaram um objeto sendo arremessado por uma janela lateral. O item caiu na via pública e, ao ser verificado, constatou-se tratar de cocaína: uma porção in natura de 54 gramas e outra fracionada de 6,5 gramas, totalizando 60,5 gramas – com valor estimado em aproximadamente R$ 3 mil. Diante do flagrante, a equipe entrou na residência para identificar o autor do arremesso. Na garagem, foi localizada uma motocicleta Honda/CG 160 de cor preta com sinais identificadores adulterados. Após checagem pelo número do chassi, foi confirmado que o veículo possuía alerta de furto em Maringá, ostentando placa adulterada. No imóvel estavam dois irmãos, de 19 e 17 anos, que assumiram respectivamente a posse da moto e da droga. Também estavam presentes a avó dos rapazes e o esposo dela, que foram cientificados da situação. Os dois foram algemados e encaminhados à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana. A motocicleta, que apresentava falha elétrica, foi levada ao pátio da delegacia pelo guincho da PM.

Prefeitura de Ivaiporã acompanha investimento do Paraná Supermercados

 O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, recebeu representantes do Paraná Supermercados para tratar sobre investimentos que estão em andamento no centro da cidade. A rede adquiriu a loja que funcionava com a bandeira Compre Mais – próxima à Paróquia Bom Jesus, e anunciou uma ampla revitalização do espaço. Segundo o grupo, o investimento vai ultrapassar R$5 milhões. A reforma inclui melhorias na estrutura, aquisição de equipamentos e ampliação dos setores de atendimento ao público. A loja se chamará Paraná Supermercados Catedral e vai passar de 57 para mais de 100 funcionários. Durante a reunião, o prefeito elegeu a parceria com o setor privado como fundamental na geração de empregos e falou sobre as melhorias que a Prefeitura realiza nas imediações. “Estamos reestruturando aquela área central com abertura de 40 vagas de estacionamento. A obra beneficia tanto quem vai ao comércio quanto os fiéis da Paróquia Bom Jesus. O objetivo é garantir acesso, conforto e desenvolvimento”, afirmou Carlos Gil. O empresário Álvaro Machado Luz, que é sócio proprietário da rede Paraná Supermercados, enfatizou que a empresa acredita no potencial de Ivaiporã e da região. “Estamos desde 2004 na cidade. Atualmente, temos 3 unidades em funcionamento e seguimos investindo, porque acreditamos na força de Ivaiporã como centro regional. O Paraná Supermercados Catedral vai oferecer mais serviços e mais empregos à população”, avisou o empresário. As contratações serão feitas com apoio da Agência do Trabalhador. Conforme Álvaro Machado Luz, a gestão do prefeito Carlos Gil tem investido em infraestrutura, acessibilidade e melhorado a cidade. “Dessa forma cria-se um ambiente mais favorável para os negócios e dá mais segurança para quem quer investir. É gratificante ver este avanço e poder contribuir com o crescimento do município”, afirmou o empresário. Também participaram da reunião o diretor de operações Márcio Lima e o executivo de finanças Rodrigo Lima, que reforçaram o compromisso com o atendimento aos consumidores e o desenvolvimento econômico da cidade.

ATENÇÃO - Em Ivaiporã visite a filial da concessionária Auto Arapongas

Mais informações:  www.autoarapongas.com.br

COLUNA SOCIAL - Amanda Rafaela completa aniversário em Borrazópolis

   Nesta quarta-feira, 09 de julho, quem celebrou mais um ano de vida em Borrazópolis foi a Amanda Rafaela, muito querida  e amada por seus familiares. 
A data foi marcada por carinho, homenagens e muitos votos de felicidades vindos de todas as partes. Mas o destaque especial veio de dentro de casa: o esposo, Gabriel Sanfoneiro, fez questão de deixar registrado o quanto Amanda é importante em sua vida, dedicando palavras cheias de amor e gratidão pela companheira que tem ao lado.  Os filhos Enzo Gabriel, Maria Eduarda e Luiz Gustavo também participaram da homenagem e expressaram todo o carinho à mãe, reforçando o quanto ela é essencial na vida de cada um deles.   Desejamos que este novo ciclo venha recheado de saúde, conquistas e momentos inesquecíveis ao lado de quem a faz feliz. Que Deus possa a abençoar sempre.  

Detran tem serviços on-line no APP e no Portal. Clique na imagem


 

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

A Câmara dos Deputados aprovou (8 de julho) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que estabelece descumprimento de medida judicial a aproximação do agressor de áreas delimitadas pelo juiz para proteção de vítima de violência contra a mulher, mesmo com o seu consentimento. A proposta segue para avaliação no Senado. 
O projeto altera Lei Maria da Penha, no trecho em que trata das medidas protetivas. Nos casos em que ocorra a aproximação voluntária do agressor às áreas delimitadas por decisão judicial, ele poderá ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa. A relatora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) incluiu no projeto que os casos também podem ser aplicados nos casos de aproximação do agressor da residência ou do local de trabalho da vítima. FURTOS DE CABOS -   Os deputados rejeitaram as emendas do Senado a um Projeto de Lei (PL) 5845/2016 que aumenta as penas aplicadas ao furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica ou de telefonia. O texto agora segue para sanção presidencial.  Com a rejeição das emendas no Senado, o projeto determina a pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa, se a subtração for de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica ou de telefonia ou para transferência de dados, bem como equipamentos ou materiais ferroviários ou metroviários. Nos casos em que a subtração for cometida contra quaisquer bens que comprometam o funcionamento de órgãos da União, de Estado ou de Município ou de estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços públicos essenciais, a pena é de reclusão de 6 a 12 anos e multa. As penas serão aplicadas em dobro se o crime for cometido por ocasião de calamidade pública ou mediante a subtração, dano ou destruição de equipamentos utilizados na prestação de serviços de telecomunicações. (Agência Brasil)

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta

   A Caixa Econômica Federal anunciou o reajuste nos preços das apostas das Loterias Caixa a partir desta quarta-feira, 9 de julho de 2025. As novas tarifas atingem modalidades como Dupla Sena (R$ 3,00), Quina (R$ 3,00), Lotofácil (R$ 3,50), Mega-Sena (R$ 6,00), Loteca (R$ 4,00) e Super Sete (R$ 3,00), com os concursos iniciando a partir do dia 10 de julho, conforme o cronograma oficial. Segundo a Caixa, o reajuste tem como objetivo ampliar os prêmios, garantir a sustentabilidade das loterias e aumentar os repasses sociais, que beneficiam milhões de brasileiros em diversas áreas.  (Agência Brasil) 

Doces Rural Caseiro, produzido em Borrazópolis para todo Brasil

  Doces Rural Caseiro é produzido em Borrazópolis-Pr., no mais alto padrão de qualidade,  e  está presente em mais de 17 Estados. Você encontra os doces em: "Cocadinha" na embalagem de pacotinho com 120 e 160 gramas. A deliciosa Paçoca de 50, 90, 180 e 250 gramas. Tem  Sachês soltos e enrolados de 140 e 200 gramas. Já o  Doce de Leite é produzido na sua versão tradicional, ou seja: o puro doce de leite caseiro de sabor incomparável, ou  com chocolate, que tem feito muito sucesso entre os consumidores, assim como todos os produtos desta empresa renomada, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Pa
ra efetuar suas compras: Basta chamar no Whatsapp (43) 99974-3143 ou Clique na imagem, para acessar o site e ter mais informações e conhecer outros produtos. (https://docesruralcaseiro.com.br)Assista vídeo institucional

APUCARANA – Guarda Municipal prende homem com drogas e dinheiro

Na tarde de terça-feira (8 de julho), a Guarda Civil Municipal de Apucarana prendeu um homem por tráfico de drogas durante patrulhamento na Rua Ítalo Ado Fontanini, na cidade alta. 
A equipe avistou uma motocicleta em situação irregular, sem retrovisores e com o escapamento adulterado. Diante das infrações, foi realizada a abordagem para aplicação das notificações de trânsito. No entanto, durante a revista pessoal, os agentes encontraram com o condutor porções de maconha, uma balança de precisão e R$ 1.941 em dinheiro vivo. Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, onde ficou à disposição da autoridade policial para as providências legais.

ARAPONGAS – PM cumpre mandado de prisão e prende homem com arma

Na noite de terça-feira (8 de julho), a Polícia Militar de Arapongas, por meio da 7ª Companhia Independente (7ª CIPM), realizou duas ações distintas que resultaram na prisão de dois homens. 
PRISÃO- Por volta das 18h55, após informações repassadas pelo serviço de inteligência (ALI), a equipe ROTAM, com apoio da P2, localizou um homem com mandado de prisão em aberto na Rua Garça Tricolor, no bairro Novo Centauro. Ele foi abordado em frente à própria residência e, após a constatação do mandado vigente, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Casa de Custódia de Arapongas. ARMA - Pouco depois, às 19h45, outra equipe da 7ª CIPM, atuando na RPA, foi acionada via denúncia anônima para verificar a suspeita de que um morador da Rua Cambaxirra da Copa estaria em posse de uma arma de fogo. No local, o homem confessou que mantinha em casa uma espingarda calibre .32 de fabricação artesanal, com cinco cartuchos intactos. Diante da confissão, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 5ª Central Regional de Flagrantes, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03). As ações integram os esforços da Polícia Militar do Paraná para garantir a segurança e o cumprimento da lei na cidade. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 190, 181 ou via WhatsApp: (43) 99681-8233.

BORRAZÓPOLIS – Rotary Club recebe visita do governador distrital Celso Miyamoto

(Entrevista com o Governador)
   Na noite de terça-feira, 8 de julho de 2025, o Rotary Club de Borrazópolis teve a honra de receber a visita oficial do governador do Distrito 4630, Celso Miyamoto, que assumiu recentemente a liderança do distrito. A ocasião foi ainda mais especial pelo fato de Miyamoto ser morador da própria cidade e integrante do clube local. A visita do governador é um protocolo tradicional do Rotary, com o objetivo de orientar e acompanhar os trabalhos dos clubes, como um gesto de apoio e incentivo ao desenvolvimento de projetos sociais. Celso esteve acompanhado da nova presidente do Rotary de Borrazópolis, Tereza Domingues, do assistente do governador Jorge Augusto (Jorge Pintor), além de demais membros do clube. Durante entrevista, Celso explicou que está iniciando o ciclo de visitas aos 71 clubes do distrito, que abrange aproximadamente várias cidades da região, incluindo localidades com múltiplos clubes, como Maringá e Campo Mourão. "Mesmo morando em Borrazópolis, essa visita é oficial e segue o protocolo. O objetivo é orientar, ouvir o clube, alinhar metas e ajudar no que for necessário", afirmou. Sobre a experiência de ser governador, ele contou que passou dois anos em preparação e, até o momento, tem tido uma transição tranquila e positiva, com apoio da esposa Luciana. “Com uma mulher especial ao lado, tudo se torna mais fácil”, destacou. Celso também ressaltou a importância do Rotary para o desenvolvimento de ações comunitárias e humanitárias. "Todo o dinheiro arrecadado pelo Rotary é destinado a projetos sociais, como entrega de perucas, cadeiras de rodas, próteses de mama e outros projetos voltados à saúde e assistência social", explicou. Ele destacou ainda o programa Empresa Cidadã, por meio do qual empresas contribuem com doações anuais à Fundação Rotária, que depois retorna parte desses recursos ao distrito. Esses fundos são aplicados tanto em ações locais quanto em projetos internacionais, como ajuda humanitária à Ucrânia e combate à malária na África. Ao final, Miyamoto reforçou o compromisso do clube local e elogiou a atuação da nova presidente Tereza. “Sabemos que o clube de Borrazópolis trabalha bem, tanto que conseguimos eleger um governador dentro da casa. Isso mostra o valor do grupo e nos motiva a crescer ainda mais". A noite foi encerrada com uma assembleia interna, onde os companheiros discutiram metas e ações para o novo ano rotário, que iniciou-se no dia 1º de julho.

Prefeitura de Apucarana com menos filas e mais saúde para a população


 

RIO BRANCO – Veículo com farol inoperante é abordado pela PM

   Na noite de terça-feira (8 de julho), durante patrulhamento de rotina em Rio Branco do Ivaí, a Polícia Militar abordou um Chevrolet Corsa Wind após o condutor manobrar bruscamente ao avistar a viatura, entrando rapidamente em uma rua lateral, segundo consta no boletim. Durante a abordagem, os policiais constataram que um dos faróis dianteiros do veículo estava inoperante. Mas o  carro não possuía pendências administrativas, e tanto o motorista quanto o passageiro foram identificados no local. Diante da infração de trânsito, foi emitida apenas uma notificação orientando o condutor a apresentar o veículo regularizado no Destacamento da Polícia Militar de Rio Branco do Ivaí. Após os procedimentos, ambos foram liberados no local.

Morador de Borrazópolis é preso pela Polícia Civil suspeito de roubo

   A Polícia Civil de Faxinal prendeu, na noite de terça-feira (8 de julho), por volta das 18h30, um morador, de 37 anos, suspeito de ter participado de um roubo de celular ocorrido recentemente em Borrazópolis. A prisão aconteceu na região central da cidade, após diligências conduzidas pela equipe coordenada pelo delegado Dr. Ricardo Mendes. O suspeito, identificado como W.T.L., foi localizado em sua residência e tinha mandado de prisão preventiva em aberto. De acordo com o delegado, ele possui uma extensa ficha criminal com passagens por diversos crimes, principalmente delitos contra o patrimônio. Após a prisão, ele foi encaminhado à cadeia pública de Faxinal, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações sobre o roubo continuam. A Polícia Civil não informou, mas a princípio seria Willian. 

JARDIM ALEGRE – Motocicleta com chassi adulterado é apreendida durante operação

Durante uma operação de bloqueio realizada na tarde desta terça-feira (8 de julho) na Avenida Mattos Leão, em Jardim Alegre, a Polícia Militar abordou uma motocicleta Honda Fan com sinais de adulteração. Ao ser parado, o condutor foi identificado e constatou-se que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante a verificação do veículo, os policiais notaram que, embora a placa fosse do Rio de Janeiro, a tarjeta indicava a cidade de Ivaiporã, o que levantou suspeitas. Na sequência, os agentes verificaram que o chassi da moto estava avariado (pinado), impossibilitando sua identificação, o que caracteriza crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, conforme o Artigo 311 do Código Penal. Diante da situação, foi solicitado guincho para remover a motocicleta até o pátio da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, e o condutor foi encaminhado à 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã para as providências cabíveis.

IVAIPORÃ - Mulher ameaçada pelo primo e caso de infração de trânsito

AMEAÇA
- Na tarde desta terça-feira (8 de julho), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica e familiar no terminal rodoviário de Ivaiporã. No local, a equipe encontrou a vítima, que relatou ter sido ofendida e empurrada pelo primo durante uma discussão. Segundo ela, o desentendimento começou quando o autor exigiu dinheiro do pai da vítima e, diante da recusa, passou a agir de forma agressiva. A mulher afirmou que sofreu abalo emocional com a situação e manifestou vontade de representar criminalmente contra o agressor, além de solicitar medida protetiva de urgência. Após receber as devidas orientações, os envolvidos foram encaminhados à sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã para registro do boletim e, em seguida, levados à 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, onde o caso foi formalizado para providências da Polícia Judiciária.
INFRAÇÃO - Na tarde desta terça-feira (8 de julho), durante patrulhamento de rotina pelo Centro de Ivaiporã, a Polícia Militar abordou um motociclista na Praça Padre Yves Gueguen após notar que ele acelerou bruscamente ao avistar a viatura. O condutor, que pilotava uma Honda CG 150, foi revistado e nada de ilícito foi encontrado. No entanto, ao verificar os dados no sistema, os policiais constataram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante da situação, foi permitida a apresentação de um condutor habilitado, que assumiu a responsabilidade pelo veículo. A motocicleta foi liberada, e a equipe lavrou as notificações de trânsito cabíveis, além de registrar o boletim para fins administrativos.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...