08/05/2024

BORRAZÓPOLIS - Mês das Mães no Mercado e Distribuidora de Bebidas Brito


 

Deputado Luísa Canziani lamenta morte de Marcelo Reis em Ivaiporã

No dia 08 de maio de 2024, durante a sessão na Câmara dos Deputados, a Deputada Luísa Canziani homenageou o vice-prefeito de Ivaiporã, Marcelo Reis, que, lamentavelmente, nos deixou no último domingo. Com profundo pesar, a Deputada Luísa recordou os inúmeros serviços prestados por Marcelo  à comunidade de Ivaiporã, destacando sua dedicação incansável ao bem-estar dos cidadãos e seu comprometimento com o progresso da região. Neste momento de luto, a Deputada Luísa expressou sua solidariedade aos familiares e amigos de Marcelo Reis, reiterando seu compromisso em honrar sua memória e em continuar trabalhando incansavelmente pela região.

Edevaldo de Cruzmaltina é destaque em matéria do Programa Paratleta da Cocari

O Programa Paratletas da Cocari reforça o posicionamento social da cooperativa, bem como os valores e princípios cooperativista. Além do incentivo ao esporte, o programa fomenta a empregabilidade de pessoas com deficiência e promove a transformação na vida dos participantes, que se destacam em suas modalidades esportivas, em competições nacionais e internacionais. O Programa conta com dois participantes com grande atuação no cenário do paratletismo brasileiro: Edevaldo Pereira da Silva e Diego de Souza Vieira. No Informativo Cocari de hoje você conhecerá um pouco mais sobre a atuação do Edevaldo e amanhã o informe trará a história do Diego. Acompanhe estas histórias inspiradoras e de muita superação:
Propósito de vida -   Edevaldo Pereira da Silva, 43 anos, é Cooperado da Cocari de Dinizópolis, distrito de Cruzmaltina-PR, o paratleta é destaque em sua modalidade, representando sua região, o Paraná, o Brasil e a Cocari em eventos pelo Brasil a fora e fora do país. Deficiente físico desde o nascimento, ele tem encurtamento e má formação no membro inferior esquerdo (perna e pé esquerdo). Se tornou atleta paralímpico aos 30 anos, e representa o Instituto Terezinha Guilhermina de Maringá. “O Projeto Paratleta Cocari está sendo muito importante, tanto na minha vida profissional quanto na vida pessoal”, destaca. Ele conta que gosta de esporte desde criança e que sempre teve o sonho de ser um atleta profissional, no futebol, jogando com pessoas ‘normais’, sem deficiência, mais não consegui me tornar um jogador profissional por conta da deficiência física. “Mas como tudo em nossas vidas tem um propósito de Deus, a mesma deficiência que não me deixou ser um jogador profissional, me transformou em um atleta profissional de atletismo paralímpico, com muitas competições importantíssimas na vida de um atleta”, afirma  Leia mais no link abaixo 

BORRAZÓPOLIS - Acidente envolvendo dois veículos provoca danos

   Em Borrazópolis, neste dia 08 de maio, algumas pessoas ficaram preocupadas com uma colisão envolvendo dois veículos no cruzamento das Rua Alagoas e Piau, ocorrência registrada logo pela manhã. No local houve a batida entre dois veículos, um deles dirigido pela  psicóloga Adriana. Apesar dos danos causados em ambos os automóveis, ninguém ficou ferido.

Cruzmaltina e São João do Ivaí com denúncias de desperdício de água

BERIBALADAS -
  O para-atleta Edevaldo Pereira, que também é servidor público, chamou a atenção para o desperdício de água no Distrito de Dinizópolis, em Cruzmaltina. Em um vídeo enviado ao Blog do Berimbau (assista no link acima), ele atribui a responsabilidade à Sanepar e relata um problema na caixa d'água, que está causando vazamentos recorrentes. Enquanto isso, a comunidade enfrenta problemas de abastecimento. Edevaldo pede providências em nome dos demais moradores. OUTRO CASO  - Essa não é uma situação isolada, pois em Ubaúna, São João do Ivaí, moradores também relataram o desperdício de água neste início de maio, após já terem denunciado o problema em abril ao Blog do Berimbau. A assessoria de comunicação da Sanepar foi informada sobre a questão e afirmou que o problema está sendo encaminhado aos gestores para resolução. Clique aqui para rever a denúncia de Ubaúna.  

Estudantes de Estética atendem mães em tratamento de câncer no Providência

   Neste Dia das Mães, como uma homenagem especial às pacientes da Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, os alunos do Curso Técnico em Saúde e Estética do Colégio Cerávolo se uniram para oferecer momentos de relaxamento e beleza para as mães que aguardam pelos seus tratamentos. Sob a coordenação da professora fisioterapeuta Marceli Fernandes da Silva, os alunos organizaram uma série de estações de tratamento, onde as pacientes podiam desfrutar de massagens nas costas e mãos, além de fazer as sobrancelhas. “Além de proporcionar momentos de relaxamento e beleza, a iniciativa dos alunos do Cerávolo também é uma demonstração de solidariedade, receber esse apoio da comunidade pode fazer toda a diferença no tratamento contra o câncer”, afirma David Brito, professor do curso técnico e colaborador do Hospital da Providência. Para muitas das mães presentes, esses momentos são verdadeiramente especiais. “A autoestima da gente fica alta, quando estava em tratamento de quimioterapia não tinha sobrancelha e hoje pude fazê-las”, afirma Mara Molon de Camargo, paciente há 6 anos da Unidade. “Somos gratos aos voluntários que proporcionaram para as pacientes esse presente especial de cuidado”, afirma Rafaela Weyand, psicóloga da Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência.
Assessoria de Imprensa e Comunicação

Faleceu o conhecido "Massa" de Kaloré, pai do Nivaldo de Borrazópolis

    É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Marcílio Carioca da Silva, mais conhecido como "Massa", ocorrido neste dia 8 de maio de 2024, às 05:40 horas, na cidade de Kaloré. Ele tinha 85 anos de idade e deixa esposa, dona Maria de Lourdes da Silva, e 7 filhos, incluindo Nivaldo Carioca da Silva, residente em Borrazópolis, casado com Rita Cristina Teodoro da Silva, que é irmã de João Teodoro. Marcílio residia em Kaloré desde 1964, no Bairro Água do Búfalo. O velório será realizado na Capela Mortuária de Kaloré, e o sepultamento está marcado para as 17:30 de hoje, no cemitério local. Expressamos os nossos sentimentos à família enlutada.

IVAIPORÃ - Paciente com diagnóstico de dengue fugiu do Hospital

   No dia 7 de maio de 2024, por volta das 11:54 horas, uma equipe policial foi acionada via 190 para comparecer à Avenida Presidente Castelo Branco, no centro de Ivaiporã. A solicitante, uma assistente social, informou que um paciente recusou o atendimento e fugiu do Instituto de Saúde Bom Jesus. Destaca-se que o paciente em questão está diagnosticado com Dengue.  Nomes e demais detalhes foram preservados.

Carreta emplacada em Maringá tomba entre Mauá da Serra e Ortigueira

  Neste dia 08 de maio de 2024, logo pela manhã, recebemos informações sobre mais um acidente na BR-376, entre Mauá da Serra e Ortigueira, no km 314. No local houve o tombamento de uma Scania emplacada na cidade de Maringá, que estava carregada com grãos. Segundo informações de moradores da região, o motorista ficou ferido, mas sem gravidade. A Polícia Rodoviária Federal e Equipes de Resgate foram acionadas. As causas do acidente seriam apuradas.

Chuvas no RS: mortes chegam a 95; 1,4 milhão de pessoas são afetadas

   As tragédias das chuvas no Rio Grande do Sul provocaram 95 mortes até agora, sendo que quatro casos estão em avaliação. O governador Eduardo Leite confirmou que 131 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos, 401 cidades foram afetadas, o que representa 80,6% do total de 497 cidades gaúchas. Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (7), o governador classificou a situação de “catástrofe”. Além disso, 48.799 pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos. No entanto, o governo contabiliza um total de 159.036 cidadãos na condição de desalojados. O desastre deixou, até o momento, 1,4 milhão de pessoas afetadas pelo desastre. O Rio Grande do Sul tem 10,8 milhões de habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE. “O tamanho da crise no Rio Grande do Sul é o que especialmente torna essa situação difícil de tratarmos. Praticamente todo o estado está atingido de alguma forma”, lamentou o governador. Ele disse que os números estão se elevando a cada dia, mas que os dados podem estar “imprecisos”. QUEDA DE TEMPERATURA - A previsão é de queda das temperaturas a partir da noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9) com estimativa de chuva forte na zona sul do estado. “Há uma primeira projeção de que, entre sexta-feira e domingo, nós voltemos a ter chuvas muito fortes na metade norte do estado, com incidência nos rios que já se elevaram e que já provocaram todos esses estragos”, disse o governador.

Condutor sem carteira de habilitação foi abordado em Godoy Moreira

Na noite do dia 7 de maio de 2024, por volta das 23:10 hora, uma equipe policial em patrulhamento pela Rua Andirá, em Godoy Moreira, avistou um veículo Gol de cor branca sendo conduzido na via. Ao perceber a presença da viatura, o motorista demonstrou nervosismo e desviou da pista. A equipe decidiu abordar o veículo devido à suspeita, identificando o condutor como menor de idade, além de mais três ocupantes. Foi realizada busca pessoal em todos e no veículo, mas nada de ilícito foi encontrado. Como o condutor não possuía CNH e o veículo estava com débitos no licenciamento, foi recolhido ao pátio do Destacamento de Godoy Moreira e lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes. Todos foram orientados sobre as providências necessárias, e um dos ocupantes, maior de idade, assumiu a responsabilidade pelos demais ocupantes.

Aprovado projeto para reforçar proteção aos idosos contra fraudes bancárias

 Os deputados estaduais aprovaram uma medida para reforçar a proteção aos idosos contra fraudes e abusos por parte de bancos e instituições financeiras. A iniciativa é de 2020 e chegou ao Plenário menos de um mês após o caso do idoso atestado como morto em uma agência bancária enquanto a sobrinha tentava formalizar um empréstimo, em um exemplo chocante da vulnerabilidade dessa parcela da população. O item foi apreciado na primeira das duas sessões plenárias ordinárias, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizadas nesta terça-feira (7) – uma do dia e outra antecipada de quarta-feira (8). O projeto de lei 53/2020 é assinado pelo deputado Requião Filho (PT) e anexa três proposições semelhantes indicando a atenção dos parlamentares com o tema. O projeto 21/2023 da deputada Márcia Huçulak (PSD) e os 30/2023 e 102/2023 do deputado Thiago Bührer (União). O texto aprovado em primeiro turno trata sobre a obrigatoriedade de assinatura física de idoso para contratação de serviços de operação de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico e torna obrigatória a entrega de material simplificado para facilitar a compreensão de referidos negócios jurídicos. “Devido ao excesso de ligações, mensagens nos aplicativos de celular e do assédio desenfreado de bancos e financeiras oferecendo empréstimos consignados a população, atingindo milhares de paranaenses, principalmente os idosos, elaboramos esse projeto para protegê-los, de alguma forma. Nosso texto proíbe esse tipo de contratação sem a assinatura física do cidadão”, declarou Requião Filho. A iniciativa não apenas impõe a assinatura física, mas também exige que as instituições financeiras entreguem aos idosos um resumo simplificado do contrato antes da assinatura, e uma cópia completa do contrato com fonte ampliada após a assinatura. Isso inclui detalhes como número de parcelas, valor total da dívida, e cláusulas sobre juros, multas e correção monetária em casos de atraso no pagamento. O texto tramita na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que altera e amplia a Lei nº 20.276/2020, estendendo a sua aplicabilidade aos idosos, além de firmar o entendimento de que a assinatura física deve ser exigida em todos os casos. Com a mudança, a legislação passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 1º Ficam proibidas as instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil, diretamente ou por meio de interposta pessoa natural ou jurídica, de realizar telemarketing ativo, oferta comercial, proposta, publicidade ou outro tipo de atividade semelhante para idosos, aposentados e pensionistas, visando celebrar contratos de empréstimo de qualquer natureza. “A celebração de empréstimos de qualquer natureza com idosos, aposentados e pensionistas deve ser realizada mediante a assinatura física de contrato, com apresentação de documento de identidade idôneo, ou por de assinatura eletrônica qualificada, não sendo aceita autorização dada por telefone, aplicativo de comunicação, fotografia e gravação de voz”, diz a lei.

Prefeitura de Ivaiporã e Hemonúcleo de Apucarana incentivam doação de sangue

Na luta incessante por salvar vidas, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemonúcleo de Apucarana, realizaram mais uma campanha de Doação de Sangue, nesta terça-feira, dia 7 de abril, com apoio da Fatec, Coamo, Sicred, UEM e o Rotary Club. Trata-se do projeto Sangue Bom, que foi criado, há 1 ano, como gesto de generosidade e solidariedade. As equipes receberam 60 voluntários que foram agendados previamente para a doação e realizados os procedimentos padrão – cadastramento, triagem clínica, coleta e lanche pós-doação. O farmacêutico bioquímico da Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã, Fabiano Ricardo da Silva, é um dos organizadores do projeto e citou a importância vital da doação de sangue. “É crucial para auxiliar pessoas que necessitam de transfusão – além de ajudar os hospitais e pacientes em situação de urgência”, explicou Fabiano Silva. O Hemonúcleo de Apucarana desempenha um papel central na campanha, realizando a coleta de sangue a cada 2 meses. A ação é essencial para suprir as necessidades dos hospitais.
Cada bolsa: 4 vidas - Mário Laje, clínico geral do Centro de Saúde Dr. Carlos Henrique Hawthorne, ressaltou a importância da doação para o Hemonúcleo de Apucarana. “Sempre que pacientes necessitam de transfusões sanguíneas é ao banco de sangue que recorremos. Cada doador pode potencialmente salvar 4 vidas, o que é crucial em casos de acidentes e pacientes com hemorragias que frequentemente dependem de transfusões para sobreviver”, reforçou o médico. Para a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), uma das parceiras do projeto, a participação na campanha é motivo de orgulho. Roni Ferreira, que é diretor acadêmico, disse que a campanha conta com a participação dos cursos da área da saúde – especialmente Biomedicina, que dá suporte aos idealizadores. “Doar sangue é um gesto nobre de solidariedade, porque pode contribuir com a vida do próximo”, afirmou Roni Ferreira. Mas a essência da nobre causa reside nos doadores, como Adilson Gomes, que compartilhou a experiência. “É a minha 1ª vez e considero muito importante salvar vidas. Na verdade, sempre tive vontade doar. Mas não doei antes por não conseguir conciliar o horário de trabalho. Desta vez, deu certo e estou feliz por ajudar quem necessita de transfusão”, garantiu Adilson Gomes. A campanha de doação de sangue é muito mais do que uma simples ação – representa o melhor da humanidade: o cuidado, a compaixão e a solidariedade. Lúcia Lima - assessoria de imprensa

IVAIPORÃ - Quatro ocorrência de infração de trânsito em 07 de maio

Durante patrulhamento pela Avenida Souza Naves, no Centro de Ivaiporã, no dia 07 de maio, a equipe policial flagrou uma motocicleta Honda CB 300R, de cor amarela, com diversas irregularidades. O veículo apresentava escape em descarga livre, pneu traseiro careca, retrovisor lado esquerdo trincado, além de luz de LED e setas irregulares. Diante das infrações de trânsito, o guincho foi acionado para encaminhar a motocicleta ao pátio da 6ª CIPM - Companhia Independente de Polícia Militar, enquanto o condutor foi liberado no local.

Em outra ocorrência registrada na mesma data, por volta das 16:32, de 07 de maio, na Rua Celso Fumio Makita, no Bairro Bosque da Saúde, uma motocicleta Honda XR 250 Tornado, de cor azul, foi flagrada com escape em descarga livre, gerando barulho excessivamente alto. A equipe policial realizou a aplicação de uma multa regularizadora e o condutor, juntamente com a motocicleta, foi liberado no local.

Mais tarde, por volta das 17:42, na Avenida Paraíba, outra motocicleta chamou a atenção da equipe policial. Uma Honda CG 125 Titan KS estava produzindo barulho excessivo e apresentava diversas irregularidades, incluindo a ausência de filtro de ar, placa quebrada, farol de LED e setas dianteiras e traseiras sem funcionamento. Diante das infrações, a motocicleta foi recolhida para o pátio da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar pelo guincho, enquanto o condutor foi liberado no local.

Por volta das 19:36, de 07 de maio, na mesma Avenida Souza Naves, uma outra motocicleta, uma Honda XLR 125 de cor branca, foi avistada pela equipe policial. O condutor, portador de CNH categoria AB válida até 20/07/2032, foi flagrado com escape em descarga livre, causando barulho excessivamente alto. Novamente, foi aplicada uma multa regularizadora e tanto o condutor quanto a motocicleta foram liberados no local.  

MP de Jandaia tem decisão cautelar contra empresa que vendia medicamentos

A referida empresa foi alvo da "Operação Farmaco" da Polícia Civil e Ministério Público em abril de 2024   
Em Jandaia do Sul, O Ministério Público do Paraná obteve decisão judicial cautelar contra uma empresa local, de propriedade de um casal, que produzia e vendia medicamentos sem autorização dos órgãos oficiais de controle. A decisão proíbe a circulação e determina a retirada dos produtos e propagandas das empresas dos réus de todo meio de comunicação e de todas as lojas que os revendem. A ação criminal foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca, a partir de investigação que constatou que os proprietários da empresa mantinham o negócio para falsificação e adulteração de medicamentos sem o registro obrigatório na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme apurado durante as investigações, o casal mantinha no fundo de uma empresa de uniformes uma parede falsa que dava acesso ao local onde eram manipulados e embalados os produtos adulterados. Foram apreendidos no depósito da empresa medicamentos, suplementos e fitoterápicos, bem como propagandas para venda desses produtos. Os insumos para fabricação dos medicamentos falsos eram comprados por meio de outra empresa do casal, do ramo de distribuição de alimentos. Vendas em todo o país – Ação de busca e apreensão realizada na residência dos réus encontrou diversas armas de fogo, de uso permitido e restrito, e maquinário para fabricação e recarga de munições. A mulher investigada foi presa em flagrante na ocasião. Ela e o marido têm várias empresas em seus nomes e faziam vendas dos produtos ilegais em todo o país. “Os medicamentos fabricados clandestinamente eram distribuídos para todo o Brasil, difundidos, sobretudo, por meio de sites na internet, colocando em risco a saúde pública e a vida dos consumidores, enquanto enriquece os criminosos”, alegou o MPPR na ação criminal. A decisão cautelar levou em conta “os indícios de que os investigados se utilizavam das empresas  para adquirirem insumos para burlar a fiscalização, utilizando a empresa de alimentos para comprar os insumos, os quais eram encapsulados em um local nos fundos da empresa de uniformes, em condições totalmente impróprias, distribuindo os medicamentos em uma extensa área do território nacional, através de site conceituados, potencializando o faturamento e violando a saúde pública  e, ainda, colocando em risco a saúde dos consumidores”. Os réus são alvo de inquérito policial para apurar a possível prática dos crimes de falsificação, adulteração ou alteração de produtos alimentícios e de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais (artigos 272 e 273 do Código Penal, cujas penas somadas variam de 14 a 23 anos de reclusão mais multa) CLIQUE AQUI  para rever matéria da operação. 

BORRAZÓPOLIS - Estelionatário tenta aplicar golpe no Hospital Municipal

   Na madrugada deste dia 8 de maio de 2024, por volta das 03:30, uma tentativa de estelionato foi registrada no Hospital Municipal de Borrazópolis. De acordo com o boletim policial, a equipe do Destacamento local foi acionada para comparecer ao hospital, onde o solicitante relatou que um indivíduo se identificando como policial rodoviário entrou em contato por telefone, solicitando falar com o médico de plantão. Esse suposto policial alegou estar com alguém ferido e precisava do contato do médico. A atendente do hospital repassou então o telefone particular do médico plantonista. Posteriormente, o médico recebeu ameaças exigindo um pagamento de R$ 1.000,00 via PIX, sob a ameaça de ser morto caso não efetuasse o pagamento. O solicitante disse não tinha o valor em sua conta, mas o golpista insistiu o orientado a usar o cheque especial. Ele também recebeu uma chave, mas não efetuou nenhum pagamento e acionou imediatamente a Polícia Militar. A equipe policial prestou as devidas orientações e registrou o boletim de ocorrência.

BORRAZÓPOLIS - Confusão entre sobrinho e tio foi registrada pela PM

    No dia 7 de maio de 2024, às 23:00 horas, a equipe policial foi acionada via 190 para se deslocar até a Rua Rio Grande do Norte, em Borrazópolis, onde havia informações preliminares sobre uma briga entre dois homens. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram dois indivíduos, identificados como tio e sobrinho, respectivamente, que momentos antes estavam envolvidos em uma discussão que resultou em agressões por parte do sobrinho contra o tio. Durante a discussão, o tio sofreu uma pequena lesão na orelha esquerda. Ambos os envolvidos estavam visivelmente alterados e não conseguiram informar o motivo da briga. A vítima decidiu não tomar medidas imediatas em relação ao ocorrido. Diante disso, a equipe policial registrou o boletim de ocorrência. Nomes foram preservados e não foram informados a imprensa. 

MARILÂNDIA – Criminosos furtam transformador e fios de fazenda

Na manhã de terça-feira (7), por volta de 11h20, um morador do distrito de São José, em Marilândia do Sul, compareceu ao Destacamento da Polícia Militar para relatar um furto. Ele contou que em data anterior criminosos entraram em sua fazenda, no Engenho Velho, e furtaram materiais elétricos. Os arrombadores levaram um relógio medidor de consumo, o transformador de energia do imóvel e cerca de 200 metros de fios de cobre. Diante do relato, foi registrado um boletim de ocorrência, e o caso será investigado pela Polícia Civil.

CAMBIRA - Estelionato e violência doméstica mobilizaram a PM

Na terça-feira (7), a Polícia Militar de Cambira registrou duas ocorrências. Por volta das 15h, na Estrada Dourados, um homem relatou ter sido vítima de estelionato. O solicitante vendeu dois veículos, uma Variante de placas desconhecidas de cor amarela, e uma Parati de cor branca, para dois indivíduos que afirmaram ser moradores do Distrito do Barreiro, de Apucarana. Os compradores pagaram com dois cheques, um no valor de 6 mil reais e outro de 3 mil reais. No entanto, ao tentar descontar um dos cheques, o banco retornou com suspeita de fraude. O vendedor desconfia de um possível estelionato, pois foi até o endereço dos compradores e não os localizou, além de ter sido bloqueado por eles no aplicativo de WhatsApp. O caso agora segue para investigação pela Polícia Civil. Já às 18h, na Rua Josefa Medina, no centro de Cambira, a equipe policial foi acionada para atender uma situação de violência doméstica. A vítima relatou que seu ex-marido veio até sua residência e começou a insultá-la, dizendo que ela iria pagar, e a ameaçou constantemente. Ela também relatou que o ex-marido não busca o filho do casal conforme combinado. Apesar das buscas realizadas para localizar o autor, nada foi encontrado. A vítima foi orientada a procurar a Delegacia da Mulher. 

FAXINAL - Morador foi agredido com paulada pelo filho de sua namorada

No dia 7 de maio de 2024, às 21:30, a Polícia Militar foi acionada com a informação de que um homem havia dado entrada no Hospital Municipal Juarez Barreto vítima de lesão corporal. Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou ter sido agredida por um rapaz, cujo nome foi informado. O motivo da agressão foi ciúmes, pois a vítima mantém um relacionamento amoroso com a mãe do agressor. A vítima foi atingida na região da sobrancelha com um pedaço de madeira. Após receberem as informações, a equipe policial realizou patrulhamento próximo ao local do ocorrido, na Rua Dr. Leonidas Buy, onde conseguiram localizar o agressor consumindo bebida alcoólica. Ele foi abordado e submetido a busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado com ele. Diante do desejo de representação da vítima, os policiais conduziram o agressor ao Destacamento Policial Militar, sem o uso de algemas, para a lavratura do termo circunstanciado. Vale destacar que em ocasiões anteriores o agressor já havia ameaçado de morte a vítima, mas esta não havia buscado seus direitos anteriormente. A equipe policial encerrou a ocorrência com a confecção deste boletim.

MARUMBI – Motores são furtados de propriedade rural

Na terça-feira (7), por volta das 17h20, na Rodovia PR-466, na Vila Rural Ademir Pini, em Marumbi, um homem relatou à Polícia Militar um furto em sua propriedade. O solicitante, que trabalha com reciclagem, informou que quatro motores de refrigeradores sem funcionamento foram levados de sua propriedade, provavelmente para retirar o cobre. Ele também relatou que em uma data posterior, uma caixa de som amplificada de cor preta foi levada do local. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis e o caso agora segue para investigação pela Polícia Civil.

CRUZMALTINA - Prefeito Natal registra furto praticado na Rodoviária

   No dia 7 de maio de 2024, às 15:00, o prefeito de Cruzmaltina, o senhor Natal Casavechia, compareceu ao Destacamento policial para relatar um furto qualificado. Ele informou que funcionários da prefeitura, durante uma conferência de materiais na sala utilizada como depósito na rodoviária da cidade, descobriram que cerca de 500 metros de fio elétrico duplo de cor branca haviam sido subtraídos. Ao investigarem, perceberam que a janela da sala estava com o vidro quebrado e o cadeado, que normalmente ficava do lado de dentro, estava ausente. O prefeito mencionou que os fios foram vistos pela última vez em 20 de janeiro de 2024, quando foram guardados no local, e a falta deles foi constatada em 6 de maio de 2024, não sabendo informar se o furto ocorreu recentemente ou se já faz algum tempo. A equipe policial orientou sobre os procedimentos adequados e registrou o boletim de ocorrência.

CALIFÓRNIA – Infração de trânsito e tentativa de roubo

Na terça-feira (7), a Polícia Militar de Califórnia registrou duas ocorrências. Por volta das 09h40, durante patrulhamento na Rua Bela Vista, no Bairro Beira Rio, a polícia visualizou um homem com uma motocicleta em péssimas condições. O condutor, identificado durante a abordagem, não era habilitado e a motocicleta, uma Honda CG125 de cor azul, tinha o chassi raspado e a tarjeta modificada. O proprietário da motocicleta se apresentou durante a abordagem e relatou que havia comprado a o veículo recentemente. Ambos foram encaminhados para a delegacia de Marilândia do Sul para os procedimentos cabíveis. Já às 13h50, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Califórnia, um homem relatou que foi vítima de uma tentativa de roubo. Ele havia anunciado uma motocicleta no Facebook Marketplace e o suposto comprador chegou ao local de seu trabalho para ver a motocicleta. Durante o test drive, com o suposto comprador na garupa da moto, foi anunciado o roubo. A vítima acelerou a motocicleta e conseguiu derrubar o autor, que fugiu em direção à rodoviária da cidade. Apesar do patrulhamento realizado para localizar o autor, ele não foi encontrado. O caso agora segue para investigação pela Polícia Civil.

APUCARANA - Criminosos amarram morador e roubam geladeira

Na madrugada desta quarta-feira (8), por volta das 5h, na Rua São Felipe, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, em Apucarana, um homem foi vítima de um roubo. Segundo o solicitante, seu tio foi amarrado no interior de sua residência por três indivíduos, sendo dois homens e uma mulher, que arrombaram a porta e deram voz de assalto. A vítima, que estava dormindo em sua residência no momento do crime, foi amarrada com toalhas pelos autores, que pediram por dinheiro em espécie. No entanto, a vítima informou que não possuía dinheiro. A vítima não soube fornecer maiores detalhes sobre os autores e notou a falta apenas de sua geladeira. Após verificação pelas proximidades, a equipe policial localizou a geladeira da vítima abandonada a poucos metros da residência, aparentemente intacta. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos e um patrulhamento foi realizado pelo bairro, porém nenhum suspeito foi localizado. O caso agora segue para investigação pela Polícia Civil. 

IVAIPORÃ - Ladrões arrombaram imóvel na Rodovia Celso Fumio Makita

No dia 7 de maio de 2024, às 09:00, uma equipe foi acionada via central para atender a uma ocorrência de furto qualificado no endereço Rodovia Celso Fumio Makita, Parque Industrial, Ivaiporã. Ao chegarem ao local, os policiais entraram em contato com a vítima, que estava em processo de mudança para o imóvel mencionado. A vítima relatou que esteve no local pela última vez na sexta-feira, dia 3, e ao retornar na manhã seguinte encontrou a grade da lavanderia danificada e a porta de vidro brindex estourada. No interior do apartamento, constatou-se o furto de duas caixas de jogos de cozinha em porcelana, um par de botas masculinas e dois relógios de pulso. A vítima foi orientada pela equipe policial.

Indivíduo arrombou funerária de Jardim Alegre, defecou a ainda revirou tudo

     Na madrugada do último dia 7 de maio, a Funerária localizada na Avenida Tancredo Neves, em Jardim Alegre, foi alvo de um arrombamento inusitado. O proprietário do estabelecimento relatou à polícia que alguém invadiu o local durante a noite, danificando a porta de entrada. Além disso, a pessoa causou desordem dentro da funerária e até defecou no local. Surpreendentemente, o invasor retirou uma Saveiro preta que estava na garagem, a estacionando do lado de fora. A única perda relatada foi a chave do veículo, que costumava ficar na ignição, enquanto o dinheiro do caixa permaneceu intacto. O dono da funerária foi orientado pela polícia, e um boletim de ocorrência foi registrado. Não havia câmeras de segurança no local para capturar o incidente.

APUCARANA - Três ocorrências de furto registradas pela PM

Na última terça-feira (7), a Polícia Militar de Apucarana registrou uma série de ocorrências. Por volta das 08h30, na Avenida Curitiba, no centro de Apucarana, um morador foi vítima de furto. O solicitante, que estava reformando o ambiente, relatou que ao retornar para continuar os trabalhos, encontrou a porta arrombada e diversos objetos subtraídos, incluindo uma mochila com diversas ferramentas, uma caixa de ferramentas, uma furadeira e parafusadeira Makita, e uma pequena quantia em dinheiro trocado. A Polícia Civil está investigando o caso. Às 10h, na Rua Professor João Cândido Ferreira, também no centro de Apucarana, um proprietário de uma Kombi relatou que ao retornar ao seu veículo, notou a falta de sua bateria. O local onde a bateria é armazenada estava destrancado. A vítima foi orientada e um boletim de ocorrência foi registrado para as providências cabíveis. Por volta das 16h, na Rodovia BR-376, no Distrito Vila Reis, a equipe policial foi acionada para atender uma ocorrência de achado de objetos. Um funcionário do departamento de rodagem (DER/PR) localizou uma bicicleta de cor preta jogada na parte interna da empresa durante sua ronda. A bicicleta, que estava com ambas as rodas danificadas, foi entregue na delegacia de Polícia Civil .Já na madrugada desta quarta-feira (8), às 3h58, na Avenida Brasil, no Núcleo Habitacional Afonso Souza Camargo, uma equipe policial se deparou com uma situação de furto qualificado em andamento. Um indivíduo foi avistado cortando fios de fibra ótica. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o indivíduo se evadiu do local, tomando rumo ignorado. A empresa Ligga Internet, responsável pela fibra, foi notificada do ocorrido. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Mais informações sobre o boletim da dengue do dia 07 de maio

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (7 de maio) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma 38.468 novos casos da doença e 26 mortes Paraná. De acordo com o documento, referente ao período epidemiológico 2023/2024, que teve início em julho de 2023, foram registrados 239 óbitos, 331.804 casos confirmados, 628.378 notificações e 111.601 casos seguem em investigação. Os óbitos ocorreram entre 3 de março e 28 de abril. São 10 homens e 16 mulheres com idades entre 14 e 93 anos, residentes em 17 municípios: Piraquara, Saudade do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Planalto, Santa Izabel do Oeste, Boa Vista da Aparecida, Cascavel, Lindoeste, Nova Aurora, Três Barras do Paraná, Ivaté, Amaporã, Sabaudia, Cornélio Procópio. Dezessete destas pessoas tinham comorbidades. A Regional com mais casos confirmados até o momento é a 8ª RS de Francisco Beltrão, com 45.230 diagnósticos. Na sequência, estão a 10ª RS de Cascavel (43.458), 17ª RS de Londrina (32.996), 16ª RS de Apucarana (32.819), 15ª RS de Maringá (28.041) e 11ª RS de Campo Mourão (24.867). As cidades com mais casos são Londrina (22.369), Cascavel (21.063), Apucarana (17.146), Maringá (16.719) e Francisco Beltrão (12.236). Há 398 municípios com diagnósticos da doença confirmados – apenas Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba não tem conformações. Em relação aos óbitos por dengue, do período epidemiológico 2023/2024, as Regionais com mais mortes são a 10ª de Cascavel (38), 17ª de Londrina (37), 8ª de Francisco Beltrão (30), 20ª de Toledo (28) e 16ª de Apucarana (24). Já os municípios que registram maior número de óbitos são Londrina (23), Cascavel (23), Toledo (17), Apucarana (14) e Cornélio Procópio (11). Hemonúcleo de Apucarana vai aos municípios coletar sangue e doações aumentam 20% ZIKA E CHIKUNGUNYA – Informações sobre chikungunya e zika, transmitidas também pelo mosquito Aedes aegypti, estão no mesmo documento. Houve o registro de um novo caso de chikungunya, somando 127 confirmações e 1.465 notificações da doença no Estado. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 120 notificações. I

07/05/2024

MARILÂNDIA - Revitalização da Praça da Igreja Matriz segue a todos vapor

A revitalização da Praça da Igreja Nossa Senhora das Dores - um dos principais pontos turísticos de Marilândia do Sul -, segue a todo vapor e em breve será concluída. As escadas da Igreja agora são em mármore e a entrada principal ganhou mais proteção e está de cara nova, se transformando em um mirante com uma vista incrível da Praça. A gruta em honra a Nossa Senhora das Dores já começou a ser construída. O quiosque já está quase concluído e agora iniciou a preparação do terreno que vai receber o playground todo de madeira. “Estamos realizando um resgate da história da nossa praça, estamos construindo novamente o quiosque que por muitos anos existiu na nossa praça, vamos instalar ainda novos bancos, lixeiras, reformamos a entrada da Igreja. Estamos preparando o terreno que vai receber o parquinho, enfim, estamos muito felizes em realizar a revitalização dessa praça que fez e faz parte da vida de todos os marilandenses, ela é um patrimônio do nosso município”, disse o prefeito Aquiles Takeda. A revitalização recebe um investimento de mais de R$ 730 mil, e conta com apoio do deputado Artagão Júnior.

Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados

   Apesar de Porto Alegre estar com céu limpo desde domingo, o nível das águas continua alto alagando áreas que não tinham sido atingidas até o momento.  
Moradores dos bairros da Cidade Baixa, no centro da capital gaúcha, e do Menino Deus, na zona sul, tiveram de evacuar as regiões depois que bombas de drenagem da prefeitura foram inundadas e acabaram sendo desligadas por questões de segurança.  Essas bombas são responsáveis por tirar a água e jogar de volta ao rio Guaíba, que está com 5,27 metros, acima da cota de inundação.  Com o desligamento, as ruas, carros, casas e comércios dos bairros foram tomados pela água em menos de meia hora.  “Peguei só o principal e vou voltar para o trabalho”, disse uma moradora.  “Foi o tempo de levantar as coisas e sair de dentro de casa”, afirmou outro morador, dentro da casa inundada. Equipes de segurança foram ao local para ajudar na evacuação, com a recomendação que os moradores busquem locais seguros e abrigos.  Na tarde desta terça-feira, um gerador de energia começou a ser instalado para a retomada do funcionamento das bombas de água.
Boletim  Até a manhã de hoje (7), cerca de 80% dos municípios do Rio Grande do Sul já tinham sido afetados pelas fortes chuvas, segundo boletim da Defesa Civil estadual. O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação.

APUCARANA - Prefeitura inicia implantação de pista de caminhada no Pirapó

Famílias do distrito de Pirapó vão dispor, num prazo de aproximadamente 30 dias, de uma pista de caminhada, com base de concreto alisado e iluminada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (07/05) pelo prefeito Junior da Femac, informando que a obra começou na segunda-feira (6), num trecho de quase um quilômetro, na estrada Erwin Schindler, que liga Pirapó a Caixa de São Pedro. A pista de caminhada era uma reivindicação feita há algum tempo por Marcos Roberto Carvalho de Melo, uma liderança comunitária do Pirapó. “O Marcos insistiu muito sobre a necessidade desta pista de caminhada e agora começamos a executar a obra, que deve atender um número expressivo de famílias do distrito”, afirma Junior da Femac. O prefeito acrescenta ainda que Apucarana já dispõe de outras pistas de caminhada nos parques Biguaçu e Jaboti, além da Praça 28 de Janeiro e que, agora, chegou a vez da comunidade do Pirapó também ganhar a sua pista de caminhada. Marcos Melo explica que um grande número de pessoas, principalmente mulheres e crianças utilizam a lateral da estrada entre Pirapó e Caixa de São Pedro, para fazer caminhadas. “Trata-se de uma atividade saudável, mas nestas condições essas pessoas ficam expostas a riscos de acidentes, dividindo a estrada com veículos, já que não existe acostamento nesta via”, argumenta Marcos. O engenheiro Hellingtonn Gomes Martins, o “Tom”, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, informa que a pista terá um metro e meio de largura, numa extensão de quase um quilômetro, na margem direita da estrada, entre o Pirapó e a Associação dos Motoristas. j Tom diz que a primeira etapa é de terraplanagem em todo o trecho e, em seguida, aplicação de uma camada de concreto alisado. “Também está prevista a iluminação da pista de caminhada, para garantir mais segurança aos usuários”, revela o engenheiro, anunciando que “o prazo de execução é de cerca de 30 dias, com tempo bom”.

PC de Ivaiporã indicia motorista envolvido no acidente do "Gerson do Som"

O condutor de uma Fiat Toro está sendo indiciado por homicídio culposo. A vítima faleceu no dia 26 de março   
  A 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã, comando do delegado Dr. Erlon Ribeiro, concluiu as investigações referentes ao acidente de trânsito que resultou na morte de Gerson Amaral da Silva, ocorrido em 26/03/2024, no cruzamento das ruas Tiradentes com Lea Valviverde em Ivaiporã, por volta das 11h. Segundo as investigações, o condutor do veículo Fiat Toro atravessou o cruzamento sem obedecer ao sinal de parada, resultando em um choque lateral com a motocicleta conduzida pela vítima, conhecida como "Gerson do Som". O acidente culminou na fatalidade. O condutor do veículo foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, com agravante por deixar de prestar socorro imediato à vítima. O caso agora segue para apreciação judicial. Gerson do Amaral, um cidadão querido na cidade de Ivaiporã, reconhecido por seu trabalho com som de rua e divulgação. Seu falecimento causou grande comoção na comunidade. No  dia dia  acidente, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionadas para prestar socorro no local. A vítima foi encaminhada para o Instituto de Saúde Bom Jesus, porém não resistiu aos ferimentos. Seu velório ocorreu na Capela Aliança, e o sepultamento aconteceu no dia seguinte, 27 de março. Clique AQUI para rever matéria do acidente.

Rodonaves de Ivaiporã também na campanha em prol ao Rio Grande do Sul

   A Transportadora Rodonaves está mobilizando suas unidades para uma campanha de arrecadação de donativos destinados ao Rio Grande do Sul, em resposta às consequências das fortes chuvas que assolaram o estado. A unidade de Ivaiporã, situada na Rua Rio Grande do Sul, 100, Vila Santa Maria, está participando ativamente dessa iniciativa solidária.  
A campanha visa angariar alimentos não perecíveis, cestas básicas, água mineral, leite em pó, kits de higiene, kits de limpeza e ração para cães e gatos. Os interessados em contribuir podem entregar suas doações na Unidade Rodonaves de Ivaiporã até o dia 30 de maio. É importante verificar a validade dos produtos doados para garantir sua qualidade. Por solicitação da Defesa Civil, os itens arrecadados serão armazenados e, posteriormente, encaminhados para a população do Rio Grande do Sul afetada pelas intensas chuvas. A Unidade de Ivaiporã atende a 18 cidades dentro do Vale do Ivaí. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (43) 99112-6361. Participe você também dessa corrente de solidariedade e ajude a levar auxílio às famílias gaúchas que enfrentam dificuldades devido aos recentes eventos climáticos.

Lanchonete & Restaurante Parada do Peixe em Lidianópolis -Porto Ubá


 

NOVO ITACOLOMI - Abertas inscrições para nova eleição do Conselho Tutelar

     A prefeitura de Novo Itacolomi, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abriu um novo edital para eleições suplementares do Conselho Tutelar. Interessados em se candidatar devem ter idade mínima de 21 anos, residir no município há mais de dois anos e apresentar algumas certidões criminais, entre outros requisitos previstos no edital. As inscrições vão até o dia 29 de maio na Secretaria de Assistência Social de Novo Itacolomi, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Londrina e Apucarana receberão serviços do PCPR na Comunidade a partir de quarta

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária para a população de Londrina, no Norte do Estado, e Apucarana, no Vale do Ivaí, durante esta semana. Em Londrina, o evento acontece de quarta (8 maio) a sexta-feira (10), das 9h às 17h, no Centro Esportivo Maria Cecília, na Rua Luís Brugin, no Conjunto Habitacional Violim. A ação será realizada em parceria com o programa Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), e o Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.  
Em Apucarana, a iniciativa será de quarta-feira (8) a sábado (11), das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes Lagoão, na Rua Antônio Ostrenski, s/n°, na Vila São Carlos, em parceria com o Justiça no Bairro.  A PCPR disponibilizará registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, além de orientações sobre crimes. Também serão confeccionadas Carteiras de Identidade Nacional para quem fez o agendamento prévio.  Haverá atividades lúdicas com crianças, demonstração de perícia papiloscópica e orientações para que a população conheça mais o trabalho da instituição.  Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação ofertará outros serviços fundamentais à toda comunidade, como na área de assistência social, confecção da Carteira do Autista, serviços da Agência do Trabalhador, além de exposições e do atendimento da Defensoria Pública.  O Justiça no Bairro ofertará serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, teste de DNA, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros. 

Correios estão enviando gratuitamente doações para o Rio Grande do Sul

    As agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, receberão, a partir desta segunda-feira (6 de maio), doações para as vítimas das fortes chuvas que caem no estado gaúcho. De acordo com Defesa Civil do Rio Grande do Sul, instituição parceira dos Correios nesta ação, no momento, são necessárias doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.

Chega a 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais no RS

    O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7 de maio). O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos. Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado. O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos. Edição: Fernando Fraga

JARDIM ALEGRE- Acidente envolvendo dois veículos e com uma vítima

      O Corpo de Bombeiros, de Ivaiporã, foi acionado na manhã deste dia 07 de maio de 2024, para atender um acidente por volta das 11:50 horas, envolvendo dois veículos em Jardim Alegre, mais precisamente na Rua Santos. A colisão envolveu dois automóveis, um deles, um Toyota Corolla preto, ano 2011, emplacado em Jardim Alegre. O segundo é um Fiat Pálio vermelho. Segundo a central 193 do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, apenas uma senhora ficou ferida, suas iniciais A. F. M., de 70 anos, mas sem risco de perder a vida.   Saiu ilesa,  
N. S. E. S., 36 anos.

IVAIPORÃ - Campanha solidária após incêndio destruir comércio no Sabugueiro

Uma campanha solidária está sendo promovida em Ivaiporã, após um incêndio destruir um imóvel. 
"Com qualquer valor, você estará ajudando os donos da Lanchonete Cabana, localizada no Sabugueiro. Por isso, quem puder ajudar, mesmo com pouco valor, agradecemos. Segundo os proprietários, eles perderam tudo. O comércio era a renda mensal que tinham. Eles pedem ajuda para voltar aos trabalhos e com a qualidade de sempre", disse a nota.   A chave Pix é 43 99629-1017.      Como noticiamos, e
m Ivaiporã, por volta das 22 horas, deste domingo, dia 05 de maio, o Corpo de Bombeiros foi acionado por conta de um incêndio na Lanchonete e Restaurante Cabana, do  Sabugueiro, que fica em Ivaiporã na região da localidade do Sabugueiro, próximo a Rodovia, PR-466, km 127, na entrada da SORIPE - Sociedade Rural Ipiranga. Segundo informações, o local ficou tomado pelas chamas. As causas e os demais detalhes, estão sendo apurados.

IAT de Ivaiporã troca doações para o Rio Grande do Sul por mudas nativas

O Instituto Água e Terra de Ivaiporã (IAT), que tem como chefe Maurílio Villa, está promovendo uma campanha de doação para auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa arrecadar alimentos não perecíveis, ração animal, kits de higiene e limpeza, agasalhos, roupas íntimas, roupas de cama, colchões, travesseiros e cobertores. As doações podem ser realizadas no período de 07/05 a 10/05, das 08:30 às 16:30, na Praça Manoel Theodoro da Rocha (em frente à Pernambucanas) ou no escritório do IAT, localizado na Avenida Souza Naves, 2280, em Ivaiporã. Em um gesto de gratidão, o IAT estará realizando a troca dos itens doados por mudas de árvores nativas. A comunidade é convidada a se juntar a essa corrente de solidariedade, contribuindo com o que for possível para ajudar aqueles que estão enfrentando dificuldades devido às consequências das chuvas no Rio Grande do Sul. Para mais informações, entre em contato com o escritório do IAT na Avenida Souza Naves.  

Um dos dois caminhões roubados em São João do Ivaí foi recuperado

      Na madrugada deste dia 7 de maio de 2024, dois caminhões foram roubados no Sítio Santa Luzia, no Bairro Água Bonita, região do Rio da Bulha, e nas proximidades da Vila Rural Dito Segatto, em São João do Ivaí. A vítima é o conhecido "Paulinho". De acordo com informações, por volta das 4h00, dois indivíduos armados chegaram à propriedade e renderam o morador. Um dos criminosos estava portando uma arma de fogo, aparentemente um revólver cromado. Após render e ameaçar a vítima, elas a amarraram e levaram os veículos de carga: um Ford Cargo 2422, com placas DMO-0068, e um Mercedes com placas GPF-6072. Os veículos são de propriedade de Paulo José de Almeida. Além disso, segundo relatos, um tio da vítima, de nome  Zulmiro José de Almeida, que reside ao lado do sítio, ouviu os caminhões sendo ligados e foi verificar o que estava acontecendo, encontrando o sobrinho, Felipe, que é filho de Paulinho,  amarrado. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e começou buscas pelas região.  Com ajuda das vítimas e familiares, câmeras de segurança  foram sendo verificadas para saber o destino dos veículos de carga, sendo que um deles teria sido localizado na região de Palmeirinha, entre Guarapuava e Pitanga, conforme revela a foto no topo desta reportagem. 

Paraná registra 201 casos de exercício ilegal da medicina em quatro anos

Na avaliação do médico Alcindo Cerci, diretor clínico do HU, situação preocupa e gera sérios danos aos pacientes 
  Você está com dor de cabeça e nas articulações, febre e sensação de mal-estar. Não sabe se está com gripe ou com dengue. Procura atendimento médico, mas é atendido por alguém sem formação. Essa situação é hipotética, mas é mais comum do que se imagina. Um levantamento recente do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou dois casos de exercício ilegal da medicina por dia no Brasil. No Paraná, de 2020 a 2023, foram registradas 201 ocorrências do gênero, resultado de 69 processos ingressados no Poder Judiciário e 132 boletins de ocorrências. O levantamento do CFM, que compilou dados de janeiro de 2012 a dezembro 2023, identificou 9.566 casos de crimes classificados como exercício ilegal da medicina, enquadrados no artigo 282, do Código Penal. Os números são resultados de dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelas polícias civis dos estados. Porém, estima-se que a situação seja muito mais grave, avalia o médico e conselheiro federal, Alcindo Cerci, de Londrina. Cerci, que é diretor clínico do Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL), observa que cinco estados não apresentaram dados e outros apresentaram números parciais. “Esse cenário é preocupante. Os números, provavelmente, são maiores. Assim como existe uma “epidemia” de erro médico, que está associada a má formação, existe uma “epidemia” de lesões causadas por profissionais desqualificados, que extrapolam a área de formação ou, em casos ainda mais graves, não têm qualquer formação”, pontua. A Polícia Civil do Paraná, no período analisado pelo CFM, de 2012 a 2023, registrou 314 casos de exercício ilegal da medicina. “Isso é muito sério e acontece em todas as regiões do Brasil. Imagine quantas pessoas foram atendidas por esses falsos profissionais e tiveram suas vidas colocadas em risco”, alerta o coordenador do HU, que cita como exemplo o caso da falsa médica de Alagoas. Com registro profissional falso, uma mulher atuou por nove anos como médica nutróloga especialista em oncologia, em Maceió, e cobrava R$ 450 por consulta. “Essa pessoa, que responde em liberdade, porque a Justiça classifica esse tipo de crime de baixo potencial ofensivo, tirou a oportunidade de inúmeras pacientes acessar um tratamento adequado”, ressalta. VANTAGEM FINANCEIRA - Para Cerci, a invasão do ato médico tem por objetivo obter vantagem financeira. “Além de causar danos, em alguns casos irreversíveis à saúde de alguém, também causa danos financeiros, pois a vítima, muitas vezes, precisa pagar um novo tratamento”, observa. Na avaliação do conselheiro, o profissional tem que estar habilitado para fazer um procedimento e também corrigi-lo, caso seja necessário. “Ou seja, estuda um 1/3 do tempo e tem 1/10 da prática necessária, não investe na formação, não adquire a habilidade necessária, mas quer o retorno financeiro”. ORIENTAÇÃO - Em caso de dúvidas, Cerci orienta checar o número do registro profissional do médico, que fica disponível no site do CFM. “Também aconselho checar se o profissional tem a especialidade mencionada, que é o Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE). Hoje em dia, com as redes sociais, ficou mais fácil atrair as pessoas a partir de uma foto de antes de depois, o que inclusive é proibido pelo CFM”, frisa.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...