26/08/2010

PLANTÃO DE QUINTA-FEIRA 26 de agosto de 2010

Sem-terra invadem prefeitura e igreja no norte do PR
(BONDE NEWS) Um grupo formado por cerca de 500 trabalhadores sem-terra ligados a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) invadiram na manhã desta quinta-feira (26) a Prefeitura e a Igreja Matriz de Alvorada do Sul. Os invasores decidiram tomar estes locais após terem sido forçados por ordem judicial a saírem de fazendas que haviam ocupado há alguns meses. Hoje pela manhã foi deflagrada uma mega operação de reintegração de posse nas cidades de Porecatu e Alvorada do Sul. Ao todo, a Polícia Militar irá promover a reintegração de sete fazendas invadidas no norte do Estado. A operação começou com a retirada de sem-terra de duas fazendas do Grupo Atala, da Usina Central do Paraná, localizadas em Alvorada do Sul e Porecatu. Cerca de 700 policiais trabalham na operação

Ar seco e recorde de incêndios no Paraná
(BONDE NEWS)Até ontem (25), o Corpo de Bombeiros do Paraná já havia contabilizado um total de 6.046 atendimentos a incêndios ambientais em todo o estado. Durante o ano passado foram 7.198 incêndios florestais que destruíram 17.087 hectares. A Defesa Civil já constata este ano uma perda de 6.898 hectares em consequência de queimadas. E, se depender da previsão do tempo, a situação não vai melhorar. Uma massa de ar seco e quente continua influenciando as condições do tempo no Pará. As temperaturas hoje (26) seguem elevadas e os índices de umidade relativa do ar baixos. As chuvas permanecem restritas ao Rio Grande do Sul e ao sul de Santa Catarina. Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Lizandro Oliveira, o que tem chamado a atenção nos últimos dias, além do calor e da baixa umidade, é a grande amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, que tem chegado a 20 graus Celsius (°C). A expectativa hoje é que as temperaturas sejam semelhantes às de ontem, quando as máximas superaram os 34°C em várias estações meteorológicas do Simepar. No município de Assis Chateaubriand, os termômetros marcaram 35,8°C. Na última terça-feira (24) Curitiba registrou a temperatura mais alta para um mês de agosto (30,5°C). No meio da tarde, os índices de umidade relativa do ar estavam entre 20% e 30% em todo o Paraná e abaixo de 20% em oito cidades, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O dia permanece parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no oeste e planalto sul de Santa Catarina. Há previsão de chuvas fortes em áreas isoladas do Rio Grande do Sul. Na Região Sul, as temperaturas devem variar entre a mínima de 8º C e a máxima de 35°C. Uma frente fria se aproxima do Paraná e deverá provocar chuvas a partir de domingo (29.

Suspeitos de matar delegado são mortos em SC-
(BONDE NEWS) Dois suspeitos de terem envolvimento no assassinato do delegado de Pontal do Paraná, José Antonio Zuba Oliva (ex-delegado de Londrina) e do servidor público municipal, Adilson da Silva, foram mortos na manhã desta quinta-feira (26) por policiais de Santa Catarina. O terceiro envolvido teria conseguido fugir. O duplo homicídio aconteceu na manhã de terça-feira (24) durante um confronto policial com traficantes em um camping de Pontal do Paraná. De acordo com as primeiras informações, os suspeitos foram mortos por policiais após roubo de viatura da Polícia Rodoviária Estadual no Balneário de Coroados, em Guaratuba. Para roubar a viatura, os bandidos teriam simulado uma ocorrência próximo a um ponto de ônibus e, após renderem os policiais, fugiram na viatura da PRE. Em Santa Catarina, abandonaram a viatura e tomaram de assalto um veículo GM Astra. Na fuga, trocaram tiros com a polícia e acabaram mortos em Parabeiraba (SC).

Justiça determina que bancos paguem as perdas
(TRIBUNA NEWS) A Segunda Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou nesta quarta-feira (25) os valores de correção monetária que devem ser pagos a quem perdeu dinheiro nas cadernetas de poupança durante os planos Bresser, Verão, Collor 1 e 2. De acordo com a decisão, o pagamento das correções deverá ser feito pelos bancos. Os índices ficaram definidos em 26,06% para o Plano Bresser (que é de 1987), 42,72% para o Plano Verão (1989), 44,8% para o Collor 1 (1990) e 21,87% para o Collor 2 (1991). A decisão da Segunda Turma foi feita em cima do julgamento de dois recursos especiais, que durou mais de quatro horas. O placar foi de 8 a 1 a favor das correções que beneficiam os correntistas.Os ministros do STJ definiram ainda o prazo para que o consumidor entre na Justiça pedindo o dinheiro que perdeu – cinco anos para ações coletivas e 20 anos para as individuais. Tanto os consumidores quanto os bancos ainda podem recorrer da decisão no próprio STJ. Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que os bancos “avaliarão os efeitos da decisão e aguardarão a publicação do acórdão para entender a decisão e definirem os caminhos a serem adotados”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...