29/06/2012

Descaso em BORRAZÓPOLIS- “Fila dos desesperados”

BERIMBALADAS 
Moradores de Borrazópolis
na fila quase interminável em busca de exames, um descaso da Prefeitura com a saúde pública  numa cidade que cobra os impostos mais caros do Paraná
Quem passou pela região do Posto de Saúde de Borrazópolis, no centro da cidade,  na madrugada de sexta-feira, 29 de junho de 2012, se impressionou com uma enorme fila que se formou no local, o que na verdade tem sido comum quase todos os meses. Alguns dos pacientes chegaram por volta das 04:00 horas madrugada. É importante ressaltar que o mais impressionante não é a fila que chega a constranger o doente, mas sim os motivos dela. “Eu estou com problemas de saúde, até depressiva por causa disso, não tenho como pagar um exame, fiz a consulta no começo do mês, isso depois de enfrentar uma outra fila que é a das consultadas, e mesmo não podendo, tive que esperar até o final do mês para marcar o exame pela Prefeitura, tratam a gente como se fossemos bichos” Disse uma moradora revoltada que é da Vila Verde e estava no local. O Prefeito Municipal e então vice prefeito que foi secretário de Saúde não cansam de se esconder atrás da saúde dizendo de boca cheia que este setor é o melhor da administração, imaginem então como estão os piores, cito como exemplo: Agricultura que nem tem secretário e o Esporte que tanto se prometeu e está abandonado, uma vergonha. Em relação a fila, uma funcionária da Prefeitura diz que é uma judiação e que a prefeitura deveria marcar o exame automaticamente, ou seja,   assim que ele é solicitado pelo médico, e não de mês em mês ou a cada 60 dias, como já teria ocorrido. “Há até pacientes de câncer, que precisam fazer exames e outro procedimentos urgentes e ficam em filas, um absurdo” revelou a funcionária. Recordamos aqui o caso de um cidadão que veio a Rádio Nova Era, em 2011 pedir socorro e dois dias depois morreu acusando o município de não prestar atendimento como deveria.  No começo do mês, o pai de uma criança teve que ir a Arapongas buscar ataduras para filha internada, porque no Hospital nem isso havia. Vale ressaltar que os funcionários não são os culpados, eles também são vítimas do descaso. Outra moradora, que pediu para divulgar seu nome temendo perseguição ligou após falarmos sobre o problema na Rádio Nova Era, ela disse que mulheres que buscar endovaginal e mamografia chegam a ficar um ano na fila. Segundo ela, é muito difícil ouvir do médico que há possibilidade de estar com um câncer e ainda ter que ficar um ano na fila esperando a vontade política que quem não está nem ai. Na prefeitura Municipal ninguém quis comentar o assunto. “Essa é saúde de primeiro mundo que a Prefeitura vem divulgando, coitado do cidadão que paga impostos caríssimos e é tratado assim” Disse o Repórter Berimbau em seu programa de Rádio.
RESPOSTA -  Por telefone a secretária de Saúde Celina Mathias, falou a nossa reportagem. Ela disse que os exames das pessoas que ficam na fila  foram todos marcados, e que são exames de sangue. Sobre a fila, disse que é uma questão de organização, e que as pessoas sabem disto. Ela também acusou nossa reportagem de fazer a matéria apenas com o intuito de perseguição política.  Sobre a falta de ataduras, ela desmente as pessoas que denunciaram, informando que isso nunca ocorreu.  Em relação aos exames de mamografia, endovaginal, também nega que existe demora. Segundo ela, quando é caso suspeito, ou mais grave, é marcado de forma mais urgente, agora os casos apenas preventivo, há sim uma fila, mas não tão demorada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...