25/09/2013

IVAIPORÃ- MEIO AMBIENTE: “Encontro – Ivaiporã”



Patrulha ambiental, promotores de Justiça e representantes de toda região participam de reunião para debater dificuldades encontradas por pescadores e outros temas

Cerca de 30 pessoas participaram na terça-feira, 24/09, de reunião do movimento Pró Ivaí/Piquiri, realizada na sala de vídeo da UNIVALE, em Ivaiporã-PR, para discussão sobre a atuação da Patrulha Ambiental (formada por pescadores profissionais do Porto Ubá, Lidianópolis, impedidos, por portaria do IAP, de exercer as atividades tradicionais, organizados no coletivo) e suas relações institucionais na região do médio Ivaí. A Patrulha Ambiental vem desenvolvendo, desde novembro de 2012, destacadas atividades de conscientização ambiental da população ribeirinha e usuários do rio Ivaí, bem como atividades de limpeza do rio, afluentes e margens, inclusive em relação a agrotóxicos. Merece destaque a atuação dos patrulheiros, profundos conhecedores do rio Ivaí, no resgate de pessoas ilhadas quando da grande cheia de junho passado. Recepcionados pela Diretora da UNIVALE e também Coordenadora do Território do Vale do Ivaí, professora Magda H.
Vanzela, participaram da reunião os promotores de justiça Rodrigo Braziliano e Renato Santanna, de Ivaiporã-PR e Rayanne Hagge, de Grandes Rios-PR. Da parte dos gestores municipais se fizeram presentes o prefeito municipal de Lidianópolis-PR, Celso A. Barbosa e os secretários municipais de agricultura e meio ambiente de Lidianópolis-PR, Marildo Oliveira; de São João do Ivaí-PR, Priscila Emerenciano e de Kaloré-PR, Eusébio L. Deltrejo. Os vereadores Dorival Caetani e Sérgio Carlos, de Lidianópolis-PR e Alessandro S. Jubanski, de São João do Ivaí representaram os legislativos municipais na reunião. Registrou-se a presença de moradores de São Pedro do Ivaí-PR e Maringá-PR, bem como dos integrantes da Patrulha Ambiental, sob a coordenação de Marildo Oliveira e Eduardo Souza, acompanhados da secretária do Território do Vale do Ivaí, parceiro de primeira hora da Patrulha Ambiental, Lúcia Maia Buzato. 
Durante o evento discutiu-se as formas de consolidação das atividades de Educação Ambiental e Defesa Civil desenvolvidas pela Patrulha Ambiental nos municípios da região e incrementação das relações do coletivo com as diversas instituições com atuação na região. Neste sentido, foi combinado a realização de encontro entre a Patrulha Ambiental e a Força Verde, por intermédio do Ministério Público em Ivaiporá-PR, em breve. Discutiu-se também a necessidade de criação de Consórcio Intermunicipal no médio Ivaí, entre aqueles municípios que vêm se beneficiando das atividades dos patrulheiros. O PEA-UEM contribui com a discussão com a apresentação de palestra sobre os efeitos socioambientais das barragens pelos doutorandos Robertson de Azevedo e Fernando Oliveira. A UNIVALE, através de seu curso de Pedagogia, realizará, no dia 30 de setembro, juntamente co o Território do Vale do Ivaí, treinamento dos integrantes da Patrulha Ambiental para a realização, por estes (antigos pescadores artesanais residentes na localidade ribeirinha de Porto Ubá), de palestras já programadas em escolas da 3a a 5a séries, públicas e particulares, dos municípios de São João do Ivaí-PR, Lunardelli-PR, Lidianópolis-PR e Ivaiporã-PR. Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, com a organização da Patrulha Ambiental, UNIVALE, Associação das Senhoras Rotaryanas de Ivaiporá-PR e Território do Vale do Ivaí e apoio dos diversos municípios da região, será realizada a décima edição do tradicional Arrastão Ecológico, que promove passeio coletivo no rio Ivaí, com coleta e destinação adequada de todo o lixo encontrado. Finalmente, deu-se notícia que a partir de representação protocolada pela Patrulha Ambiental junto ao Ministério Público do Paraná em Campo Mourão-PR, será realizado no dia 17 de outubro reunião de trabalho envolvendo pesquisadores da UEL, UEM, FECILCAM, UFPR (Palotina-PR) e UNIOESTE (Toledo-PR), representantes da SEMA, SEAB, IAP e Força Verde, Ministério Público e comunidade afetada, para discussão sobre a política estadual de proibição de pesca nas bacias dos rios Ivaí e Piquiri. A integração regional e institucional, bem como a garantia de manutenção dos meios tradicionais de vida associados às localidades ribeirinhas são estratégia e objetivo do movimento Pró Ivaí/Piquiri. (Inf. Edivaldo Viana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...