28/10/2013

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Artagão Júnior apresenta Associação de Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Cascavel

A convite do deputado Artagão Júnior, representantes da Associação de Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Cascavel (Apofilab) fizeram uma explanação na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (28). Estiveram presentes o presidente Cláudio Rogério Ferreira, o secretário Ailton Lima, a diretora Sônia Maria Jimenez Thrun, a diretora-auxiliar Silvana Aparecida Becker, e o vereador de Santa Tereza do Oeste, Marcos Aurélio Alves, que é pai de aluno.  A Apofilab iniciou suas atividades em Cascavel em 1991, através de um grupo de pais, cujo objetivo era atender as necessidades emergenciais para a habilitação e reabilitação de seus filhos que nasceram com fissura lábio-palatal e ou má formação crânio facial.   “Nestes 22 anos de história, a Apofilab tem apenas um único convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, que repassa pouco mais de R$ 5 mil mensais para a contratação de profissionais.
A associação sobrevive do voluntariado e de campanhas para angariar recursos. Parabenizo todos os responsáveis pela manutenção da associação, que dedicam o seu tempo para desempenhar este trabalho humano, de muita sensibilidade. Tenho certeza que esta casa de leis irá ampliar o apoio à Apofilab”, disse o deputado Artagão Júnior.   Um dos principais objetivos da associação é o credenciamento junto ao SUS e a construção da Casa de Apoio. Um centro de referência já foi inaugurado no início deste ano em Cascavel, faltando apenas o credenciamento ao SUS para os atendimentos de alta complexidade. “Com a criação do centro de referência em Cascavel, é necessário o fortalecimento da associação para garantir o pleno acesso e atendimento dos nossos usuários junto aos serviços oferecidos de alta complexidade”, disse o secretário Ailton Lima.  O deputado atendeu os representantes da associação no gabinete, juntamente com a diretora do Departamento de Educação Especial de Inclusão Educacional da Secretaria de Educação do Paraná, Walquíria Onete Gomes, e o técnico pedagógico Walmir Marcelino Teixeira.
Tratamento   -  O tratamento exige um acompanhamento contínuo, desde o nascimento, até a fase final de crescimento, com o objetivo de prevenir e tratar os transtornos estéticos, funcionais e psicossociais que se manifestam ao longo do desenvolvimento das pessoas com esta lesão. O sucesso da reabilitação está condicionado à sequência do tratamento, sendo que o abandono ou interrupção das terapias podem acarretar graves prejuízos.   Atualmente, a Apofilab conta com 1010 usuários cadastrados e atende 196 pacientes/alunos no apoio pedagógico de 68 municípios, sendo considerada referência neste atendimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...