10/08/2020

POLÍTICA - TRAIANO REELEITO PRESIDENTE DA ALEP

O deputado Ademar Traiano (PSDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, com 48 votos favoráveis e nenhum contrário. Seis deputados se abstiveram do voto
      A eleição da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná para as terceira e quarta sessões legislativas da 19ª Legislatura, período que vai de fevereiro de 2021 a janeiro de 2023, foi realizada nesta segunda-feira (10 de agosto, de 2020). Com 48 votos favoráveis e seis abstenções, foi eleita a chapa Parlamento Forte, única inscrita, comandada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB) que em fevereiro de 2021 assumirá seu quarto mandato como presidente do Poder Legislativo. Para Traiano, a reeleição é resultado das inovações realizadas pelo Poder Legislativo e “fruto da unidade e construção de todo um grupo que trabalha pelo bem do Paraná. Continuaremos trabalhando sempre com o respeito, a harmonia e buscando a construção de pontes permanentes. Estamos fazendo com que a Assembleia Legislativa seja uma das mais importantes da Federação com medidas que podem avaliar nosso trabalho e fortalecer cada parlamentar que aqui está. E esse continua sendo nosso objetivo e dar uma nova identidade para que a população possa passar a enxergar o Poder Legislativo com mais respeito”. O presidente destacou ainda diversas medidas que foram adotadas pela Assembleia Legislativa e contribuíram para o desenvolvimento do Estado. “Prevalece nesse momento as medidas que a Mesa vem implementando ao longo desse período de pandemia e a experiência que adquirimos ao longo de todo o período que aqui na Assembleia estamos, principalmente, como presidente da Casa a gente pode oferecer muito ao Paraná e a segurança de todas as medidas administrativas e àquelas que são de interesse do Estado”, declarou.  Traiano falou ainda sobre a dificuldade de administrar um Poder nesse período delicado para todos, a pandemia do coronavírus. Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Gilson de Souza (PSC) seguem à frente da primeira e segunda Secretarias, respectivamente, pelo segundo mandato.   A novidade na composição da Mesa Executiva é a indicação do deputado Tercílio Turini (CDN) como primeiro vice-presidente, atualmente ele ocupa a função de segundo vice-presidente. O novo nome e que assumirá a função de segundo vice-presidente é o deputado Do Carmo (PSL). Como terceiro vice-presidente permanecerá o deputado Requião Filho (PMDB).  Nas funções de secretários, o deputado Gilberto Ribeiro (PP), atual terceiro secretário, passará a ocupar a quinta Secretaria, que hoje é comandada pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) que conduzirá a terceira secretaria. Já na quarta secretaria permanece o deputado Nelson Luersen (PDT).  (No link abaixo leia o perfil dos eleitos) 

Perfil

Ademar Traiano (presidente) - Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Presidente da Assembleia Legislativa por três mandatos, foi governador interino em três oportunidades. Atualmente cumpre o oitavo mandato como deputado estadual.

Tercilio Turini (1° vice-presidente) - Médico e professor universitário, Tercilio Turini exerce o terceiro mandato de deputado estadual. Ocupa atualmente o posto de segundo vice-presidente da Assembleia. Representa as regiões Norte, Norte Pioneiro, Vale do Ivaí e algumas áreas do Centro e Noroeste do Paraná.

Do Carmo (2° vice-presidente) - Paulo Rogério do Carmo tem 40 anos e é natural de Maringá, onde exerceu o cargo de vereador. Advogado, possui pós-graduação em Direito Aplicado e Direito e Processo Penal. Iniciou carreira na Polícia Militar do Paraná em 1997, sendo posteriormente aprovado no concurso de Cabo da Polícia Militar em 2005 e no concurso de Sargento em 2007. Cumpre seu primeiro mandato como deputado estadual.

Requião Filho (3° vice-presidente) - Advogado formado pela CEUB e Especialista em Políticas Públicas, Maurício Thadeu de Mello e Silva é curitibano e exerce seu segundo mandato como deputado estadual. É filho do ex-Senador e ex-Governador do Paraná Roberto Requião. É o atual 3º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia.

Luiz Claudio Romanelli (1° secretário) - Luiz Claudio Romanelli é advogado e especialista em gestão urbana. Atual 1° secretário da Assembleia, cumpre seu quinto mandato. Antes disso, foi vereador em Curitiba. Também exerceu os cargos de secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação.

Gilson de Souza (2° secretário) - Gilson de Souza cumpre seu terceiro mandato na Assembleia. Atualmente ocupa a 2° Secretaria da Cassa. É formado em Teologia e Gestão Pública, além de ser pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e membro do Conselho Estadual da IEQ. No Partido Social Cristão (PSC), o deputado Gilson é o vice-presidente do diretório estadual.

Alexandre Amaro (3° secretário) - Alexandre Amaro é natural de Santo André (SP) e vive no Paraná desde 2010. Exerce seu primeiro mandato como deputado estadual, ocupando atualmente o cargo de 5° secretário da Casa. Atua como radialista e apresentador e já trabalhou como gerente em instituição financeira. É graduado em Teologia pela FATERJ.

Nelson Luersen (4° secretário) - Nelson Luersen é catarinense e ocupa seu quarto mandato como deputado, sendo um deles como suplente. Foi três vezes prefeito de Planalto. Atualmente ocupa o cargo de 4° secretário da Assembleia.

Gilberto Ribeiro (5° secretário) - Catarinense de Lages, o deputado estadual José Gilberto do Carmo Alves Ribeiro exerce seu terceiro mandato. É radialista, jornalista e apresentador de televisão. Foi eleito em 2010 pela primeira vez. Atualmente ocupa o cargo de 3° secretário da Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...