ELEIÇÕES - "Digital do Eleitor - Quando as urnas falam, gritam e sussurram"
Nilso Paulo – advogado/Prof. UEL e Fac.Catuaí
Virou frase comum: Estamos vivendo a transformação digital, é o “novo normal”. Não se pode deixar de analisar o ano das eleições municipais, quando mais uma vez foi na urna eletrônica e na digitação todas as escolhas de eleitos. Finalizado o segundo turno de eleições, nas 57 cidades que retornaram às sessões eleitorais para a definição de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores nos 5567 municípios brasileiros no Brasil, (ainda falta um município Macapá) fecha também mais um capítulo da construção do estado democrático de direito, confirmando a norma definida na constituição federal brasileira, do regular processo de escolhas. Quando analisado o resultado das urnas, o que deve ser encontrado no fim do processo eleitoral é a presença do eleitor, é a esperança do eleitor, é o sonho do eleitor, é a vida do eleitor, o que deve ser visto é a digital do eleitor, o real dono de todo poder administrativo do estado. Na era digital todas as urnas na ponta da digital do eleitor falam, gritam e sussurram, para todos os brasileiros, candidatos e eleitores. As urnas falam normalmente quando os resultados são aqueles de fato esperados por todos e na exata modalidade legal, quando a coerência entre o programa apresentado e o entendimento do eleitor são convergentes e se encontram no voto, as urnas falam quando elegem os nomes que cumpriram as regras para fazer o que precisa e pode ser feito, ou seja, oportunizar ao povo viver com dignidade, e igualdade de participar pontualmente na organização da sociedade por um equilíbrio de justiça econômica e social; As urnas gritam quando elegem em protestos, nomes sem nenhum compromisso com a comunidade, nomes meramente folclóricos apenas como um aviso. Gritam contra os nomes que são colocados “goela a baixo” do eleitor, por conta de compromissos que não atendem as necessidades da população, as urnas gritam contra o sistema; As urnas sussurram, quase não falam, quando o eleitor deixa de comparecer ao local de votação para escolher um dos nomes colocados, ou quando comparecendo deixa sua marca com o voto nulo ou branco. Sussurram, falam baixinho para que o candidato entenda de uma vez por todas que o real dono do poder é o eleitor, é o povo e não o candidato que pensando ser o mágico de palavras e atos enganosas, não se preocupando com as reais e possíveis necessidades da sociedade. Na era digital a eleição com controle biométrico, não aconteceu. Porém todas as urnas deram seu recado, e o candidato eleito ou não precisa antes de mais nada, entender todas as falas, todos os gritos e todos os sussurros emanados ao final do processo eleitoral. Na era digital o recado continua o mesmo da era analógica, o poder é para todos, é o normal de sempre. (Nilso Paulo – advogado/Prof. UEL e Fac.Catuaí)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR! - Os comentários são moderados. - Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima. - Comentários anônimos serão excluidos. - Não coloque links de outros artigos ou sites. - Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato. Obrigado pela compreensão.
Doces Rural Caseiro é produzido em Borrazópolis-Pr., no mais alto padrão de qualidade, e está presente em mais de 17 Estados. Você encontra os doces em: "Cocadinha" na embalagem de pacotinho com 120 e 160 gramas. A deliciosa Paçoca de 50, 90, 180 e 250 gramas. Tem Sachês soltos e enrolados de 140 e 200 gramas. Já o Doce de Leite é produzido na sua versão tradicional, ou seja: o puro doce de leite caseiro de sabor incomparável, ou com chocolate, que tem feito muito sucesso entre os consumidores, assim como todos os produtos desta empresa renomada, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Para efetuar suas compras: Basta chamar no Whatsapp (43) 99974-3143 ou Clique na imagem, para acessar o site e ter mais informações e conhecer outros produtos. (https://docesruralcaseiro.com.br).
Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã
IVAIPORÃ TEM FRANQUIA DA CARMEN STEFFENS
SAIBA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO NA IMAGEM
- Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí
Prefeitura de São Pedro do Ivaí
Prefeitura de Arapuã
Prefeitura de Marilândia do Sul.
LANCHONETE & RESTAURANTE PARADA DO PEIXE - DESDE 1989
Ao lado da Ponte do Rio Ivaí, no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis. Tradição desde 1989. Direção da Família Urbanas.
EM FAXINAL - ÓTICA DO VALE
Auto Arapongas - Ivaiporã
Confira outras ofertas.
Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial.
Prefeitura de Mauá da Serra
CRESOL NORTE PARANAENSE - COOPERATIVA
Prefeitura de Novo Itacolomi
FAXINAL - Soluções empresariais e com a Kontabe Contabilidade
Prefeitura de Manoel Ribas
BORRAZÓPOLIS - Clique na imagem para ver mais sobre a Nova Plus
PREFEITURA DE LUNARDELLI
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
Prefeitura de Jardim Alegre
CHOPP COLINA
Em Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras para atender toda a região
Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras de Chopp para estes municípios e cidad
es da região. Em Borrazópolis você encontra no Mercado Brit
o, que além de ser distribuidor de bebidas no atacado e varejo, também fornece Chopp, inclusive atendendo festas de aniversário, casamentos e outro eventos de grande porte. Uma mega estrutura que permite que a distribuidora atenda também a lanchonetes e chopperias. E para facilitar sua vida, comprando o barril de chopp, o Mercado e Distribuidora Brito, empresta a choppeira elétrica.
DISK-CHOPP (43)9982-1399 ou 3452-1601. Para São Pedro do Ivaí ligue: (43)9646 3401.
ATENÇÃO - Precisou de Sonorização é com Rovilsom
Gráfica Sapatieri - Borrazópolis para região
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ORTIGUEIRA - RAZOTO RECUPERAÇÃO DE CARGAS
Advocacia Zanotti agora também no município de Ivaiporã
CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ATENÇÃO - Disque Guincho e Mercado Tucunaré
DISQUE GUINCHO Mercado e Auto Socorro Tucunaré; duas empresas de Faxinal para bem atender a cidade e toda Região: O Auto Socorro - tem o que há de melhor prestação de serviços neste seguimento e com atendimento 24 horas. Precisou de Guincho Plataforma, Prancha e Reboque, basta ligar para Tim (43) 99967-2542 ou Vivo (43) 99115-8333. Fale com o Nilson, ou qualquer um dos nossos atendentes. MERCADO - Mercado Tucunaré, no mesmo endereço. Completo, preços baixos, e bom atendimento. Não esqueça, pensou em Mercado, ou precisou de Auto Socorro, procure as empresas: Tucunaré. De Faxinal para toda região. CLICK AQUI PARA ACESSAR O SITE DA EMPRESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.