01/10/2013

CALIFÓRNIA e MARILÂDIA DO SUL

Escolas de educação especial vão receber três milhões de reais para reformas em todo o Paraná, entre elas APAEs de Califórnia e Marilândia
Imagem do Governador sendo homenageado pela Apae de Kaloré
Os investimentos do Governo do Paraná na educação especial têm contribuído para que as instituições de ensino possam melhorar ainda mais o seu trabalho. Em agosto, foram repassados 40 micro-ônibus a Apaes, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, em todo o Estado. Outras 22 Apaes vão receber recursos financeiros que chegam a três milhões de reais, até o fim deste ano, para reformas e melhorias. Um dos novos micro-ônibus foi destinado para a escola especial da Apae de Califórnia, Norte do Estado. Antes, a instituição fazia o transporte com veículo não adaptado. A escola especial de Califórnia atende 83 alunos, de bebês de três meses a idosos, 19 deles em período integral. Segundo a diretora da escola, Márcia Parro Claudino, a política pública na área da educação especial fortalece o trabalho realizado pelas instituições.
Já a Apae de Marilândia do Sul, na mesma região, atende 62 alunos e oferece educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos. A instituição iniciou construção e reforma há alguns anos com recursos próprios. No entanto, as obras de reforma não foram concluídas. Segundo a presidente da APAE da cidade, Cleci Grigoli Zardo, os investimentos são importantes para a conclusão dessas obras.  Agora a Apae de Marilândia pode dar continuidade aos seus projetos com mais tranquilidade. Um deles envolve educação ambiental e propõe a publicação de uma cartilha para trabalhar a gestão do lixo. Outra ação é dar uma nova função à horta da escola. No fim de agosto, o governador Beto Richa sancionou a lei do programa Todos Iguais Pela Educação que concede às escolas básicas de Educação Especial os mesmos direitos e recursos destinados às escolas públicas da rede estadual. Beto disse que é essencial a garantia da boa educação para os alunos destas escolas.   A iniciativa é pioneira no país e transforma a ajuda em apoio permanente. Com a lei, 413 escolas e instituições que hoje atendem alunos com deficiência de várias idades vão receber ajuda do Estado para melhorias e adequações nas instalações. Serão destinados 436 milhões de reais às escolas de educação especial. Os recursos servem para investimentos em pessoal, equipamentos, reformas, merenda escolar, além de ônibus para o transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...