24/02/2015

DENGUE – Apucarana, Rio Bom e Mariândia

ALERTA - Trabalho constante mantém dengue sob controle em Apucarana, mas em outras cidades a situação continua preocupante 
Enquanto municípios vizinhos convivem com epidemias, Apucarana registra poucos casos de dengue e mantém a situação sob controle. No ciclo que iniciou em agosto de 2014 e que vai até julho de 2015, foram confirmados apenas 5 casos, dos quais 2 são autóctones e 3 são importados. Por estar localizado entre municípios com grande número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o trabalho de prevenção e pede para que a população mantenha os cuidados com o objetivo de evitar a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Em Marilândia do Sul, foram registrados no mesmo período 64 casos, todos autóctones. Em Rio Bom, os 59 casos confirmados também foram transmitidos dentro do próprio município. Já em Arapongas, dos 11 casos positivos, 7 são autóctones e 4 são importados. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destaca que o Município vem reduzindo gradativamente o número de casos de dengue nos últimos anos. “Em 2013, Apucarana registrou 32 casos, contra os 12 confirmados em 2014 e os 5 registrados no atual ciclo”, compara Beto Preto. Apesar dos poucos casos até o momento, o prefeito de Apucarana pede para que a população continue colaborando com os agentes de endemias, eliminando os focos do aedes aegypti. “A população é nossa parceira fundamental. Se estamos tendo poucos casos até o momento, é porque os apucaranenses estão sendo nossos aliados e estão cada vez mais conscientes da importância do seu envolvimento. Peço que continuem eliminando a água parada, se unindo, conversando com seu vizinho para que a situação permaneça controlada”, solicita Beto Preto.  (continue lendo - click no link abaixo)
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, Apucarana possui 53 agentes ativos de endemias. “Existem 60.800 imóveis em Apucarana, entre residenciais e comerciais, o que resulta em 1.147 imóveis por agente. Estamos bem perto do índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 800 a 1000 domicílios por agente”, destaca Kaneta, salientando que o Município já realizou concurso público para cobrir o pequeno déficit existente. Aguinaldo Aparecido Ribeiro, diretor municipal de Vigilância em Saúde, credita o reduzido número de casos ao trabalho constante desenvolvido, ao empenho da equipe e à mobilização da população, além das atividades de conscientização e de orientação. “O trabalho está sendo feito de maneira correta e empenhada, com visitas nas residências e em pontos estratégicos, como borracharias, ferro-velho e locais onde é feita a reciclagem de lixo”, relata Aguinaldo, citando que as equipes dispõem ainda de 5 veículos do tipo Kombi e mais três pick-ups para a realização de nebulizações e bloqueios. Outro dado que indica que os cuidados devem ser mantidos constantemente é o relacionado ao índice de infestação do mosquito, que atualmente está em 5,9% em Apucarana. “Isso significa que em cada 100 residências 5,9 possuem o foco do mosquito transmissor da dengue”, esclarece Aguinaldo, salientando que o índice preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...