05/08/2021

EDUCAÇÃO - Retorno do PROERD nos municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã

     Ivaiporã  
Jardim Alegre 
Segundo informações, os preparativos são para o retorno do PROERD em Ivaiporã e Jardim Alegre ainda neste ano de 2021. As fotos são de um evento, que debater o tema. Deles participaram: 1º Tenente Prado – Comandante da 4ª CIA BPEC de Londrina; Policial Serafim – Educador Social do PROERD; Vice-prefeito de Jardim Alegre - Moisés Lnortovz dos Santos; Secretária Municipal de Educação de Jardim Alegre - Jaqueline Schoroeder Barbosa e equipe e Secretária Municipal de Educação de Ivaiporã - Roseli de Carvalho Oliveira e equipe. O Comandante da 4ª CIA do Batalhão de Patrulha Escolar de Comunitária, com sede na cidade de Londrina, esteve na cidade Ivaiporã, neste dia 05 de agosto, de 2021, reunido com as autoridades relacionadas, para tratar sobre este retorno. O PROERD nos municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre, não estava tendo aplicação, pois os Instrutores habilitados foram para a Reserva (aposentadoria), porém neste encontro o Tenente apresentou o Educador Social do PROERD - Policial Serafim, que se voluntario para retornar a região, uma vez já era da região, havendo prestado serviço na 6ª Companhia de Polícia Militar do Paraná (Ivaiporã), com a permissão do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e liberação do Comandante Geral da Polícia Militar - Coronel Hudson Leôncio Teixeira. PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. É a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983 em, Los Angeles, consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão - Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Neste encontro, ficou firmando a parceria entre os municípios supracitados e dado início ao Convênio do PROERD entre as cidades e a Secretária de Segurança Pública do Paraná, através da Polícia Militar do Paraná. Este ano, o planejamento é que ainda em Setembro inicia a aplicação do PROERD, atendendo a grande maioria do 5º ano da rede municipal de ensino de Jardim Alegre e também Ivaiporã, tendo em vista que o Policial Serafim recebeu habilitação para o PROERD na modalidade Híbrida. A aplicação do PROERD será possível através do vínculo das Escolas, das Famílias e da Polícia. E nunca se esqueça: "PROERD – NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA!".   Lei mais no link abaixo 

INFORMAÇÕES:

 

BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA (BPEC)

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTENCIA ÀS DROGAS E À VIOLENCIA (PROERD)

 

Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária

4ª Cia BPEC - 2º Pelotão

 

O BPEC (Batalhão de Patrulha Escola Comunitária), este ano completou 12 anos desde a sua criação, desenvolve práticas de Polícia Comunitária junto as comunidades escolares do Paraná atuando em orientações e mediação de conflitos, dando enfoque principal na prática de polícia preventiva.

O Batalhão atua em 109 municípios, atendendo 1281 escolas (59,22% das escolas estaduais do Paraná, totalizando 71,79% da população escolar estadual, número estimado de 1.539.702 alunos, dados referentes ao ano de 2019, tendo em vista que os anos 2020 e 2021 não são parâmetros devido o advento da pandemia).

São desenvolvidas várias frentes junto as comunidades escolares, nos municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre destacam-se:

 

       PEC – Patrulha Escolar Comunitária.

O Programa consiste no desenvolvimento de três módulos:

      Segurança na Escola – levantamento de segurança no ambiente escolar, percepção e orientações Técnicas de segurança e Plano de Ação.

      Educação Preventiva – palestras interativas para estudantes, profissionais de educação e para a Comunidade Escolar.

      Suplementar de Segurança na Escola – visitas, patrulhamento diferenciado, permanência em entradas, saídas e intervalos de escolas, mediações de conflito e outros.

 

       PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência.

É a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education

D.A.R.E., surgido em 1983 em, Los Angeles, consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:

      Missão: ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

      Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Currículos de formação:

      Educação Infantil e Séries Iniciais;

      5º ano do ensino fundamental;

      7º ano do ensino fundamental e;

      Curso para Pais ou Responsáveis

 

No Brasil o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, é aplicado em todo território; tendo iniciado no Paraná no ano de 2000, já formou mais de 1.700.000 estudantes (referência ano de 2018) e conta com mais de 150 instrutores capacitados, é aplicado em Escolas Estaduais, Municipais e Particulares.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...