Representantes da Klabin e da prefeitura de Ortigueira reuniram-se nesta terça-feira, dia 10, para tratar do início da operação da primeira fase do Projeto Puma II, prevista para ocorrer nos próximos dias, e os impactos positivos sociais, ambientais e econômicos que o empreendimento trouxe para o município. A fase em conclusão, durou dois anos e consiste na implantação da Máquina de Papel 27 (MP-27), a primeira da Unidade Puma, com previsão de produção, até o fim do ano, de 160 mil toneladas de papel Eukaliner, produto com tecnologia inovadora, patenteado pela empresa.
“A nova máquina atenderá um mercado em amplo crescimento como o de caixas de papelão ondulado, fortalecido pelo aumento das compras pela internet, o chamado e-commerce”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin. Ele destacou também a interligação direta com o porto de Paranaguá, por meio de ferrovia, que será fortalecido agora com a inauguração do pátio de contêineres, ao lado da fábrica. Durante o encontro, também foram apresentados os dados sobre os investimentos sociais da Klabin, como por exemplo na capacitação da população para trabalhar tanto na obra quanto na operação da nova fábrica.
Em apenas dois anos de projeto (junho/2019 a maio/2021), cerca de R$ 28 milhões foram pagos em salários para trabalhadores da obra que residem em Ortigueira. Foram realizados 3 cursos patrocinados pela Klabin, em parceria com SENAI: pós-técnico em Celulose e Papel, técnico em Celulose e Papel e técnico em Mecânica (realizado apenas para moradores de Ortigueira). Dos 127 profissionais que se formaram, 100 já foram aproveitados nas unidades da Klabin de Ortigueira e Telêmaco Borba, um percentual de aproximadamente 80%.
O prefeito Ary agradeceu pelas informações recebidas e destacou a transparência da empresa. "Foi uma reunião muito produtiva e importante para o município de Ortigueira, afinal a conclusão da fase 1 do Projeto Puma II é um marco também para nossa cidade que tem se desenvolvido muito rápido”, disse o prefeito. A segunda fase do Puma II, que teve início no final do mês de maio, prevê a construção de uma nova máquina de papel cartão, que entre outros produtos, será usada na fabricação das embalagens longa vida.
Pela Klabin, também participaram da reunião do gerente de Sustentabilidade, Julio Nogueira e o gerente de Responsabilidade Social e de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva. Pela prefeitura, estiveram presentes os secretários de Governo, Álvaro Mattos, o de Administração, Eliezer Cunha Ribas, a da Indústria, Comércio e Turismo, Jéssica Carla Carneiro, o de Obras, Arrysson Moraes Mattos, e de Finanças e Planejamento, Caroline Carneiro de Oliveira Mattos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.