Secretário do Meio Ambiente do Paraná - Luiz Eduardo Cheida disse em Borrazópolis a prefeitos e secretários que os municípios tem até agosto de 2014 para resolver o problema dos lixões
Imagens dos entrevistados da Rádio Nova Era
NO VÍDEO - A matéria completa da Rádio Nova Era, com entrevista do Secretário Cheida, prefeitos, secretários municipais e outras
Prefeitos da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, secretários municipais ligados ao meio ambienta, e outras lideranças, compareceram na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro de 2013, numa reunião de trabalho que discutiu a formação do primeiro consórcio regional para gestão integrada dos resíduos sólidos. O evento começou por volta 09h30min da manhã, na Câmara Municipal e contou com a presença ilustre do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, que apresentou um estudo indicado pelo Estado como melhor formato para a implantação dos consórcios. “O nosso plano orienta que os municípios façam consórcios, pois fica mais barato lidar com os resíduos e ainda aumenta a escala de produção para que estes materiais sejam reciclados. Então cada prefeito precisa fazer um estudo, ver o que o município vai precisar investir, para que o Estado, através do Governador Beto Richa possa disponibilizar recursos e juntos resolvermos estes problemas”, disse o Secretário. Ele também afirmou que partir do ano que vem, todos os municípios deverão se adequar a lei federal 12.305, que determina regras para a coleta seletiva e a disposição final dos resíduos sólidos. Para os municípios com menos de 50 mil habitantes, a proposta do governo é o alinhamento em consórcios e este foi o objetivo da reunião em Borrazópolis com a participação de 16 municípios que debateram estratégias e vantagens do recolhimento e aproveitamento dos resíduos.
Secretário Luiz Eduardo Cheida
“Vejam voces que no governo Lerner, foram construídos 164 aterros sanitários no Paraná, ficou tudo muito bonito e o problema parecia estar resolvido; dois anos depois estes aterros estavam comprometidos, e passamos a entender que trabalhar com os resíduos sólidos depende de uma série de fatores, a começar pela separação correta nas residências, ter uma equipe e um gerenciamento correto e investimento” , salientou Cheida. No link de vídeo desta reportagem, há uma matéria completa feita pelo Radialista Ronaldo Alves Senes, o Berimbau. Nela, o repórter entrevista o Secretário Cheida, prefeitos e secretários, entre eles os prefeitos de Novo Itacolomi: “Polaco da Pá”; de Cruzmaltina: “Zé Maria”; de Rio Branco do Ivaí: Gerôncio Rosa, e de Kaloré Washington Luiz. Também o Secretário do Meio Ambiente de Ivaiporã: Jaime Aires, ele que município de Ivaiporã tem avançado na coleta seletiva e em ações de proteção ao meio ambiente, e hoje já é modelo para outras cidades da região e do Brasil. O Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos de Borrazópolis, Marcos Paulo, que tem feito um trabalho muito competente neste setor, também concedeu entrevista, e disse que Borrazópolis tem Barracão, a coleta já é feita, e que o município já está um passo a frente de várias cidades do Paraná, mas ainda é preciso investir mais. O Advogado Dr. Jorge Celso Cécere, que foi o organizador do evento por intermédio da empresa “Consultoria Ambiental”, disse em entrevista, a referida empresa fez um estudo e está pronta para ajudar os municípios com um trabalho que vai deste a conscientização do cidadão até a destinação final dos resíduos sólidos. Cidades como Cambira, Jandaia do Sul, Rosário do Ivaí, e Faxinal, também mandaram representantes. De Rosário veio o presidente da Câmara – Cesar Anísio Lino, e de Grandes Rios, o Prefeito Antonio Cláudio Santiago. O assessor parlamentar Gaspar Reis, também participou representado o Deputado Federal Alex Canziani. Ele aproveitou para expor a preocupação do parlamentar que está a disposição destes municípios ajudar na solução destes problemas. O Prefeito de Borrazópolis Adilson Luchetti, fez a abertura agradeceram a presença de todos e ressaltando a importância de buscar uma solução para estes problemas. Ouça manteria completa no link de vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR! - Os comentários são moderados. - Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima. - Comentários anônimos serão excluidos. - Não coloque links de outros artigos ou sites. - Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato. Obrigado pela compreensão.
Doces Rural Caseiro é produzido em Borrazópolis-Pr., no mais alto padrão de qualidade, e está presente em mais de 17 Estados. Você encontra os doces em: "Cocadinha" na embalagem de pacotinho com 120 e 160 gramas. A deliciosa Paçoca de 50, 90, 180 e 250 gramas. Tem Sachês soltos e enrolados de 140 e 200 gramas. Já o Doce de Leite é produzido na sua versão tradicional, ou seja: o puro doce de leite caseiro de sabor incomparável, ou com chocolate, que tem feito muito sucesso entre os consumidores, assim como todos os produtos desta empresa renomada, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Para efetuar suas compras: Basta chamar no Whatsapp (43) 99974-3143 ou Clique na imagem, para acessar o site e ter mais informações e conhecer outros produtos. (https://docesruralcaseiro.com.br).
Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã
IVAIPORÃ TEM FRANQUIA DA CARMEN STEFFENS
SAIBA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO NA IMAGEM
- Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí
Prefeitura de São Pedro do Ivaí
Prefeitura de Arapuã
Prefeitura de Marilândia do Sul.
LANCHONETE & RESTAURANTE PARADA DO PEIXE - DESDE 1989
Ao lado da Ponte do Rio Ivaí, no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis. Tradição desde 1989. Direção da Família Urbanas.
EM FAXINAL - ÓTICA DO VALE
Auto Arapongas - Ivaiporã
Confira outras ofertas.
Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial.
Prefeitura de Mauá da Serra
CRESOL NORTE PARANAENSE - COOPERATIVA
Prefeitura de Novo Itacolomi
FAXINAL - Soluções empresariais e com a Kontabe Contabilidade
Prefeitura de Manoel Ribas
BORRAZÓPOLIS - Clique na imagem para ver mais sobre a Nova Plus
PREFEITURA DE LUNARDELLI
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
Prefeitura de Jardim Alegre
CHOPP COLINA
Em Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras para atender toda a região
Borrazópolis e São Pedro do Ivaí tem distribuidoras de Chopp para estes municípios e cidad
es da região. Em Borrazópolis você encontra no Mercado Brit
o, que além de ser distribuidor de bebidas no atacado e varejo, também fornece Chopp, inclusive atendendo festas de aniversário, casamentos e outro eventos de grande porte. Uma mega estrutura que permite que a distribuidora atenda também a lanchonetes e chopperias. E para facilitar sua vida, comprando o barril de chopp, o Mercado e Distribuidora Brito, empresta a choppeira elétrica.
DISK-CHOPP (43)9982-1399 ou 3452-1601. Para São Pedro do Ivaí ligue: (43)9646 3401.
ATENÇÃO - Precisou de Sonorização é com Rovilsom
Gráfica Sapatieri - Borrazópolis para região
CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ORTIGUEIRA - RAZOTO RECUPERAÇÃO DE CARGAS
Advocacia Zanotti agora também no município de Ivaiporã
CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS
ATENÇÃO - Disque Guincho e Mercado Tucunaré
DISQUE GUINCHO Mercado e Auto Socorro Tucunaré; duas empresas de Faxinal para bem atender a cidade e toda Região: O Auto Socorro - tem o que há de melhor prestação de serviços neste seguimento e com atendimento 24 horas. Precisou de Guincho Plataforma, Prancha e Reboque, basta ligar para Tim (43) 99967-2542 ou Vivo (43) 99115-8333. Fale com o Nilson, ou qualquer um dos nossos atendentes. MERCADO - Mercado Tucunaré, no mesmo endereço. Completo, preços baixos, e bom atendimento. Não esqueça, pensou em Mercado, ou precisou de Auto Socorro, procure as empresas: Tucunaré. De Faxinal para toda região. CLICK AQUI PARA ACESSAR O SITE DA EMPRESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.