27/03/2014

Saúde - IVAPORÃ: "22º Regional de Saúde"

22ª Regional de Saúde realiza Oficina de Gestão de Caso e Capacitação em Prevenção do Câncer Ginecológico e Planejamento Reprodutivo
Estará acontecendo nesta semana, através da 22ª Regional de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Estado do Paraná, duas grandes ações em saúde, a “Oficina de Gestão de Caso” e “Capacitação em Prevenção do Câncer Ginecológico e Planejamento Reprodutivo” com prática Supervisionada para coleta do exame cito patológico e inserção de DIU (Dispositivo Intra-uterino). A primeira prevê ação estratégica da Rede Mãe Paranaense, com o objetivo de fortalecer a atenção primária, secundária e terciária no cuidado a atenção a gestante, puérpera e criança até um ano.  (Continue lendo)
A regional contou  com a presença das técnicas da Área de Saúde da Mulher Shunaida Sonobe (Chefe de Divisão de Atenção a Saúde da Mulher), Izabel de Mello Brito (Técnica da Divisão de Atenção a Saúde da Mulher) e Carolina Bolfe Poliquesi (Técnica da Divisão de Atenção a Saúde da Mulher). Esta oficina acontece primeiramente com a sensibilização de gestores e profissionais dos 16 municípios de abrangência da 22ª Regional de Saúde, contando ainda com o envolvimento das diferentes Secretarias (Secretaria de Desenvolvimento Social, Núcleo de Educação, Conselho de Saúde, Presidente do Cresems- Regional e prestadores de serviço). No dia 26/03 a presença do Dr. Rosires de Andrade ,médico e professor titular da UFPR de Reprodução Humana e chefe do departamento da tocoginecologia ,Dr. Vinicius Budel médico e professor da UFPR e médico da Secretaria Estadual do Paraná, Dr.Rubens Bendlin ,chefe da Divisão de Saúde do Homem e a técnica Julia Murta responsável pela Divisão da Saúde da Mulher . Na segunda oficina acontecerá o desenvolvimento de ações sobre prevenção do Câncer Ginecológico, Direitos Sexuais e Planejamento Reprodutivo no processo de Atenção Integral a Saúde da Mulher, com a capacitação multiprofissional para que os profissionais possam atuar como coadjuvantes na prevenção e promoção a saúde, no autocuidado e no exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. No dia 27 o município de Manoel Ribas (Local: Centro de Saúde) estará recebendo as equipes técnicas dos municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu, Mato Rico, Nova Tebas e Santa Maria do Oeste, para em conjunto com a Equipe Técnica de apoio da SESA realizar as práticas supervisionadas previstas na oficina. No dia 28, com o mesmo objetivo, o município de Ivaiporã (Local: Clínica da Mulher) receberá as equipes dos municípios de Cruzmaltina, Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, Jardim Alegre, Lidianópolis e Lunardeli. Nesta ocasião os profissionais realizarão as práticas de coleta de exame citopatológico e inserção de DIU, com pacientes previamente triadas pelas Secretarias Municipais de Saúde de Manoel Ribas e Ivaiporã. A diretora da 22 ª Regional de Saúde de Ivaiporã Cristiane Papin, afirmou que estas ações tem grande importância para a qualidade da assistência ofertada a população da região, e que eram planejadas e desejadas há anos pelos técnicos da regional, enaltecendo a expectativa e felicidade de todo o público presente. “Esta estratégia de capacitar nossos profissionais de saúde e coordenadores municipais da Atenção Primaria para que motivados, treinados e organizados possam atuar na prevenção e saúde das nossas mulheres” relatou Cristiane.  (nota da Regional de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...