22/07/2021

ALERTA - Caso de Raiva Animal é detectado em Grandes Rios

A Rádio Nova Era e Blog do Berimbau, apuraram informações sobre um caso de raiva animal na localidade de Ribeirão Bonito, que é Distrito do município de Grandes Rios, neste mês de julho, de 2021. Segundo a médica veterinária Maria Andreola, de Ivaiporã,  a coleta foi realizada pelo Assistente de Fiscalização de Defesa Agropecuária, Cláudio Jedneralski e fiscal Alfredo Alves Junior, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, unidade de Faxinal.
"Queremos solicitar, a todos que os produtores, que vacinem seus rebanhos de bovinos, suínos, equinos, caprinos e ovinos, como também seus animais domésticos como cães e gatos, ou seja,   pelo menos num raio de 12 km do foco. O que pode também afetar outros municípios, como: Cruzmaltina, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre, além do Assentamento Maila Sabrina, de Ortigueira, que são vizinhos", disse Andreola. A doença não tem cura e, uma vez contaminado, o animal morre. A raiva pode ser transmitida de animais para humanos, levando-os à morte. PERIGO – A raiva é uma doença endêmica na América do Sul. A morte é inevitável para animais e humanos em, praticamente, todos os casos de comprovação da enfermidade. Ela é transmitida pelo morcego hematófago (que se alimenta de sangue), seu principal hospedeiro. Por isso, é recomendado notificar a Adapar em caso de animais com sinais neurológicos e fazer a vacinação, forma mais eficaz de prevenir essa doença viral. Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias. É importante ainda comunicar o órgão sobre a presença de supostos abrigos de morcegos, para que sejam cadastrados e monitorados periodicamente. 
 OBS: é importante ressaltar que não se devem matar aos morcegos, pois nem todos causam prejuízos e estão contaminados, os morcegos são animais silvestres da fauna brasileira e, portanto, são protegidos pela Lei n. 5.197 de 3 de janeiro de 1967, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Um comentário:

  1. Vi os nomes das cidades citadas Rosário do Ivaí não foi citada não tem perigo aos produtores rurais da cidade

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...