O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira (20 de fevereiro) a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (21) e não afeta as operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De acordo com um ofício enviado às 25 instituições financeiras que operam o crédito rural subsidiado, a decisão foi tomada devido ao aumento na taxa básica de juros e às novas projeções de gastos com a equalização das taxas de juros.
O documento, assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, destaca que a revisão das despesas do governo com a subvenção econômica indicou um crescimento significativo nos custos em relação às previsões iniciais do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025, que ainda está em tramitação no Congresso Nacional.
Na semana anterior, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, já havia sinalizado a possibilidade de realocação de recursos dentro do Plano Safra, priorizando linhas de financiamento para o Pronaf, devido ao esgotamento dos valores disponíveis para esse segmento.
A suspensão das contratações reforça a preocupação do governo com o equilíbrio das contas públicas e pode impactar produtores rurais que dependem das linhas de crédito subvencionadas para investimentos e expansão de suas atividades. (Fonte - Canal Rural)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.