03/10/2014

EMERGÊNCIA: "Municípios decretam estado de emergência"

ARIRANHA e ROSÁRIO DO IVAÍ  -  As cidades de Ariranha e Rosário do Ivaí decretaram estado de emergência por causa dos prejuízos, juntas as duas somam prejuízos de quase 7 milhões

 NO VÍDEO - Entrevista com uma moradora e com o Prefeito de Ariranha do Ivaí
 No link de vídeo uma reportagem, onde o repórter Ronaldo Alves Senes, o "Berimbau",  conversa com uma moradora de Ariranha do Ivaí e com o Prefeito Silvio Petrassi. Ambos falam sobre o prejuízos causados pela chuva. Em Ariranha, o prejuízo pode passar de cinco milhões.   OUÇA O LINK DE VÍDEO  e confira a matéria.   Ainda sobre os estragos, o Site G1 publicou uma matéria destacando Ariranha e Rosário do Ivaí,  e diz  que os estragos provocados pelas chuvas que caíram a partir de  24 de setembro, 2014,  deixaram três municípios em situação de emergência.  Os decretos foram emitidos pelos prefeitos de Bom Jesus do Sul, no sudoeste, e Ariranha do Ivaí e Rosário do Ivaí, no norte do estado. No total, o mau tempo atingiu 15.936 pessoas em 43 cidades.    131 pessoas ficaram desalojadas.  Entre os municípios com mais atingidos estão Paulo Frontin (2,8 mil), Rosário do Ivaí (2,5 mil), Francisco Beltrão (1,74 mil), Roncador (1,5 mil) e Bom Jesus do Sul (1,2 mil).
ROSÁRIO DO IVAÍ  - A prefeitura de Rosário do Ivaí calcula que o prejuízo com a chuva passe de R$ 1 milhão. A situação de emergência foi decretada nesta quinta após seis pontes e 15 bueiros serem danificados pela chuva que atingiu o município.  Os prejuízos também chegaram à área rural, e a estimativa é de que em torno de 6 mil caixas de tomates e 30% da produção de uva tenham sido perdidos, conforme a Defesa Civil.  Esta é a terceira vez que a cidade decreta situação de emergência em dois anos. "Dessa vez estimamos que três mil pessoas foram prejudicadas. A população é formada por pequenos produtores rurais e se há problemas no campo, o pessoal da cidade é diretamente impactado", detalha o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Sérgio Ruiz.   Cerca de 50 alunos estão perdendo aulas porque os ônibus escolares não conseguem chegar a algumas áreas. O transporte de leite das propriedades rurais foi interrompido porque os caminhões usados no escoamento da produção também não conseguem ter acesso às regiões mais atingidas.  Em Ariranha do Ivaí, os prejuízos passam dos R$ 5 milhões. De acordo com a Defesa Civil, nos dias 26 e 27 de setembro choveu 350 mm na cidade, impedindo a colheita do trigo plantado nas propriedades rurais. Pontes e estradas também foram destruídas. Essa foi a segunda vez que a cidade decretou situação de emergência. A primeira foi em junho deste ano, após a forte chuva que atingiu todo o estado nos dias 6,7 e 8.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...