Prefeito lança programa de fruticultura e fertilização do solo
04.jpg)
PRIORIDADE - Além da economia de recursos, o vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirma que o “Terra Forte” é a consolidação de uma decisão de governo. “Estamos vivendo a concretização de uma ideia, que é cuidar de quem mais precisa e, para isso, é preciso definir prioridades. Assim, a atual administração está fazendo também em outros setores. Vamos plantar flores na praça quando a população dos bairros tiver asfalto para pisar”, enfatiza, afirmando que em 2013 foram asfaltados 13 quilômetros de ruas e 2014 deve fechar com outros 20 quilômetros. Junto com a criação da Secretaria Municipal da Agricultura, a equipe responsável por gerenciar a pasta recebeu, conforme Junior da Femac, uma missão. “”Resgatar o orgulho e a auto-estima dos agricultores. Queremos que vocês, quando forem preencher uma ficha ou cadastro, digam: eu sou produtor rural. E vocês vão dizer isso porque agora em Apucarana a agricultura é valorizada. Usem mais este programa que foi criado e façam dele um caso de sucesso que sirva de exemplo para o Paraná e o Brasil”, conclamou.
MUDAS SELECIONADAS – Segundo o secretário municipal da Agricultura, serão distribuídas cerca de 100 mil mudas, abrangendo as culturas da goiaba, uva, banana, morango, maracujá e figo. “Fizemos uma pesquisa e selecionamos essas variedades que se adaptam ao nosso clima e são viáveis economicamente”, explica Fonseca, lembrando que o objetivo é gerar renda na propriedade e, por isso, há um número mínimo de mudas que podem ser retiradas. Já para a fertilização do solo, serão repassadas 1.400 toneladas de calcário e 100 toneladas de fosfato natural. Na oportunidade, Fonseca também apresentou o projeto para a construção de uma agroindústria em Apucarana, com o objetivo de transformar as frutas produzidas em polpa. “O objetivo é comercializar as frutas in natura e também em polpa, mas para isso precisaremos viabilizar um terreno, barracão e os equipamentos. O custo do projeto é de cerca de R$ 800 mil, recursos que buscaremos junto a outras esferas de governo”, afirma o secretário.
Emater é homenageada pelos 58 anos de extensão rural
Durante o seminário realizado nesta quinta-feira na Sociedade Rural de Apucarana, a Emater foi homenageada pelos 58 anos de existência. Richard Golba, diretor administrativo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, recebeu uma placa comemorativa que foi entregue pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto, pelo vice, Sebastião Ferreira Martins Junior, e pelo secretário municipal de Agricultura, João Carmo da Fonseca. “O caráter de uma pessoa é medido pela gratidão, pelo respeito. Parabéns, Emater! São 58 anos irmanados na diversificação e no desenvolvimento sustentável”, disse Fonseca, que trabalhou por 35 anos como extensionista da Emater. Falando em nome de todos os funcionários da Emater, Richard Golba agradeceu a honraria e contextualizou a atual fase vivida pelo setor. “Há um cenário favorável, com a decisão do Governo Federal de apoiar a agricultura familiar, liberando cada vez mais recursos e implantando importantes programas, como o de compra direta de produtos. No Paraná, o Governador Beto Richa autorizou a realização de um concurso público para renovar o quadro da Emater. Serão mais 400 vagas, que colocarão sangue novo na extensão rural do Paraná. E aqui em Apucarana, temos o projeto de construção do escritório regional da Emater, que terá investimentos de cerca de R$ 1 milhão, envolvendo a mão de obra, material de construção e o terreno que foi doado pela Prefeitura de Apucarana”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.