21/08/2009

Ivaiporã-
Morre a primeira vítima da Gripe Suína em Ivaiporã, e a partir de agora até a participação em velórios na cidade será limitada; grávidas, idosos e crianças estão proibidos de frequentar
Ouça a entrevista com o Secretário de Saúde realizada ontem, quinta-feira pelo repórter Berimbau

Foi registrada a primeira morte por Influenza A no município de Ivaiporã, o paciente do sexo masculino tinha 35 anos. Os primeiros sintomas apareceram no dia 02 de agosto, e ele foi internado no dia 03/08 no Hospital Municipal de Ivaiporã ficando até o dia 09 de agosto, sendo que devido ao agravamento do quadro, foi transferido para Hospital e Maternidade de Ivaiporã permanecendo na UTI até esta quinta-feira quando entrou em óbito. Segundo o Secretário de Saúde de Ivaiporã Jayme Ayres, que concedeu entrevista a Rádio Nova Era, a pessoa que faleceu já apresentava um quadro de patologia chamado de doença de base , o que agravou ainda mais, e que ele foi um dos primeiros casos notificados no Município. Ele disse também que Ivaiporã tem 6 casos confirmados e que algumas medidas estão sendo adotadas, entre elas a limitação de pessoas durante a realização de Velórios. “Enquanto os corpos de pessoas que falecerem estiverem sendo velados, só poderão ficar no ambiente do velório, dez pessoas no máximo. Outro detalhe é que mulheres grávidas, idosos, e crianças ficam proibidos de participar desses velórios”. Disse o Secretários de Saúde, que finalizou afirmando que Ivaiporã deve adotar medidas em relação as aulas nas escolas municipais, e que uma equipe da Saúde está visitando escolas de todo o Município para passar orientações. HOSPITAIS DE IVAIPORÃ DIVULGAM NOTAS SOBRE QUADRO DA GRIPE NO MUNICÍPIO: Segundo o novo boletim do Hospital Bom Jesus, o número de internados aumento de 6 para 9 pacientes, oriundos de vários municípios, sendo: 1 de Arapuã, 3 Manoel Ribas, 2 Ivaiporã, 1 Pitanga e 1 de Jardim Alegre. Os casos graves são três. Uma mulher de 33 anos de Pitanga que está na UTI há mais de 10 dias, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Os outros 2 casos são de recém nascidos de 2 e 4 meses do município de Manoel Ribas que estão na UTI neo-natal. Os outros pacientes têm o quadro de pneumonia grave, quadro esse que é típico da nova gripe. NO HOSPITAL MATERNIDADE DE IVAIPORÃ a única vítima internada, é o cidadão de 35 anos, que faleceu. No HOSPITAL MUNICIPAL existem apenas 2 pacientes em isolamento com as suspeitas.

Kaloré-
Prefeito baixa decreto suspendendo aulas nas escolas municipais até o final de agosto, outros municípios devem seguir a recomendação

A cidade de Kaloré, começou a semanas com seis casos confirmados da Gripe A, e vários suspeitos. Isso fez com que o Prefeito ADNAN CANELLO, baixasse um decreto na tarde de ontem suspendendo as aulas nas Escolas Municipais. Pelas informações, mas de 500 alunos ficaram sem aulas até o final do mês de agosto. “Recebi um comunicado do Ministério Público Federal, como outros prefeitos também receberam, pedindo para que as aulas fossem suspensas, e que a não suspensão pode resultar em responsabilização do prefeito em caso de uma situação mais grave provocada pela Gripe. Como temos casos confirmados e vários suspeitos, vou suspender as aulas até o final de Agosto” Disse o Prefeito Canello por telefone. Uma nota divulgada hoje pelo Jornalista Pedro Ribeiro de Curitiba, informa que Seguindo recomendação do Ministério Público Federal (MPF), 20 municípios paranaenses suspenderam as aulas até o final do mês. As cidades compõem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Cinco municípios que pertencem à região optaram por manter as aulas, entre eles Maringá. O MPF expediu recomendação de suspensão da volta às aulas até o final de agosto, para que os municípios do Paraná que não pudessem garantir, imediatamente o fornecimento de Tamiflu ou similar a todos os pacientes que apresentarem sintomas de gripe - sazonal ou A; assistência hospitalar adequada para os casos graves de gripe, e diminuição significativa no número de atendimentos clínicos a doentes com sintomas de Influenza, ainda que não confirmada a subtipagem.

Cuidadores ajudam a monitorar a gripe A nas escolas estaduais -
Desde que os 1,4 milhão de alunos das 2,1 mil escolas da rede estadual retornaram às aulas, aproximadamente 7 mil cuidadores têm feito o monitoramento dos casos suspeitos da gripe A. Em diversas regiões do Paraná, a intervenção do cuidador foi fundamental para afastar alunos que apresentaram sintomas. O atendimento aos alunos tem se mostrado eficaz e para muitos pais é um fator de tranquilidade. Em sala de aula, os alunos representantes de turma observam de perto os colegas e quando percebem alguém mais debilitado avisam o professor, que chama o cuidador da gripe para fazer o encaminhamento. Em seguida, os pais são avisados e chamados para buscar o aluno. Segundo Yvelise, a comunidade pode colaborar fiscalizando se as medidas de higiene e desinfecção estão sendo tomadas nas escolas da rede estadual. “Caso seja percebida a falta de material ou de orientações sobre prevenção, a comunidade deve entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação ou com os Núcleos Regionais da Educação”, recomenda. Informações ou reclamações podem ser encaminhadas à Ouvidoria da Secretaria pelo telefone 0800 419192 ou pelo e-mail mailto:ouvseed@pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...