21/12/2009

GOVERNADOR NO VALE DO IVAÍ

Requião vai inaugurar nesta terça-feira mais três Bibliotecas Cidadãs em Marumbi, Cambira e California-
O governador Roberto Requião inaugura, na terça-feira (22), unidades da Biblioteca Cidadã em Marumbi, Cambira e Califórnia, no Norte do Estado. O projeto da Secretaria da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, as secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim do ano que vem mais de 300 municípios. A edificação concentra, no mesmo espaço, acervo de quase 2 mil livros e telecentro, com cinco computadores ligados à internet, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Com a inauguração dessas três unidades, são 84 os municípios que já têm a Biblioteca Cidadã. Marumbi tem 64 anos de fundação e cinco mil habitantes. Lá será inaugurada a Biblioteca Cidadã Professora Raimunda Gusman Borges. “Essa biblioteca é uma importante obra para a cidade. É um investimento que reflete a preocupação com o futuro“, declarou o prefeito Adhemar Francisco Rejani. A prefeita Maria Neusa Rodrigues Bellini, de Cambira, ressaltou que a inauguração da Biblioteca Professora Silvia Bengosi Rodrigues é muito importante para o município, que está com 48 anos e tem 7 mil habitantes. “A biblioteca é uma novidade na cidade. A população está ansiosa”. Califórnia, com 8 mil habitantes e 67 anos, receberá a Biblioteca Cidadã Prefeito Mauro Pazini. “O projeto mostra o governo do Estado se preocupando com a cultura. Do dia 22 em diante, os habitantes de Califórnia terão uma nova forma de lazer e de adquirir conhecimentos”, afirmou o prefeito Amauri Barichello.
ESTÍMULO – A Biblioteca Cidadã valoriza a cultura da região, com um painel pintado por artistas locais, e incentiva o plantio de árvores nativas. Em Marumbi, o convidado foi o artista Flávio Leme de Aquino, que preparou um painel que retrata o cotidiano da zona rural do município. Lá será plantado uma quaresmeira. Em Cambira, a biblioteca tem um painel com o Cipó Cambira, feito pela artista Maria da Glória Delgado. Serão plantados um ipê e uma muda do cipó, abundante na região e que originou o nome da cidade. Em Califórnia, a pintura de Reginaldo Martins simboliza as inúmeras cachoeiras e quedas de águas do município. A árvore escolhida foi o oitizeiro. A secretária de Cultura, Vera Mussi Augusto, participará das solenidades de inauguração. “Uma biblioteca é uma conquista. Com ela podemos descortinar o mundo das ideias e do pensamento. Tenho certeza que todos vão ficar encantados”. Ela explica que a Biblioteca Cidadã possui acervo que contempla todos os gêneros literários.
PROJETO – A Biblioteca Cidadã – criada em 2004 pela Secretaria da Cultura – é hoje o maior projeto de construção de bibliotecas públicas já realizado na história do Brasil. O objetivo é oferecer às regiões mais carentes equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento, seja pelo valioso acervo de livros ou pela inclusão digital, por meio dos telecentros. Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade, o Governo constrói um prédio de 184 metros quadrados, sobre terreno oferecido pela prefeitura, e a Biblioteca Pública do Paraná treina os funcionários de cada município. Essa ação conjunta estreita, ainda mais, a importante parceria de entre a estrutura pública estadual e municipal. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil.
COMO SERÁ A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Marumbi
Biblioteca Cidadã Professora Raimunda Gusman Borges – Rua Vereador João Fuzeti, 795. Telefone: (43) 3441-1212. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Cambira
Biblioteca-Cidadã Silvia Bengosi Rodrigues – Rua Rio Grande do Sul, s/nº. Telefone: (43) 3436-1472. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Califórnia
Biblioteca-Cidadã Prefeito Mauro Pazini – Rua Mirian Marçal, 301. Telefone: (43) 3429-1242. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...