GRIPE SUÍNA- Principais informações sobre a doença
Paraná já tem 25 mortes
O Paraná anunciou mais vinte e uma mortes por gripe suína. O estado contabiliza agora 25 óbitos. As vítimas eram na maioria moradoras da região metropolitana de Curitiba. O governo estadual diz que o aumento repentino no número de confirmações ocorreu devido à maior agilidade na divulgação dos resultados dos exames, que começaram a ser feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) na semana passada. As pessoas que morreram são: 19 na regional de Curitiba, duas na de Ponta Grossa, duas na de Jacarezinho, uma na de Foz do Iguaçu e uma na de Londrina. O estado tem 601 casos confirmados da doença. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que veio ao Paraná.
São Paulo e Rio Janeiro como novas mortes
O governo do Rio de Janeiro confirmou mais 3 mortes em decorrência da doença. O número de vítimas no estado subiu para 19. O município de São Caetano do Sul, no ABC paulista, registrou o terceiro óbito pela doença. Outros dois foram confirmados no interior paulista, nas cidades de Campinas e Itaí.
Já passa de 130 mortes no Brasil
No Brasil, 133 pessoas já morreram, e segundo a Organização Mundial de Saúde, os infectados pela gripe A já chegam a 162.380 em todo o mundo,. Desse total, 1.154 pessoas morreram desde o aparecimento da doença, no México e nos Estados Unidos, em abril, e posterior desenvolvimento em uma pandemia global. A maioria das mortes ocorreu nas Américas. A organização informou ainda que, até o fim da pandemia (epidemia generalizada), a doença irá afetar mais de 2 bilhões de pessoas. Ou seja, quase uma a cada três pessoas no planeta. Até agora, 168 países dos cinco continentes reportaram casos da gripe
Gripe A poderá adiar Coritiba x Santos, em Cascavel
Coritiba x Santos, marcado para esta quarta-feira (5), em Cascavel, poderá ser adiado. O promotor de justiça Ângelo Mazzuchi entrou com um pedido para que o confronto seja remarcado devido o aumento de casos da Gripe H1N1 na região Oeste paranaense. Conforme Mazzuchi, a determinação é da Secretaria de Saúde municipal para que iniciativas que envolvam aglomerações sejam canceladas. Segundo o promotor, a partida no estádio Olímpico poderá acontecer de portões fechados e, se caso for realizado o duelo, qualquer contágio na ocasião, será de responsabilidade do secretário de Esportes - que também administra o estádio - Juarez Berté. O pedido de adiamento será analisado pela juíza Jeane Michela da Silva Veríssimo nesta quarta, data do jogo. Mais de oito mil ingressos já foram vendidos.
Oitenta funcionários públicos das prefeituras de Ponta Grossa e de Castro, nos Campos Gerais, foram denunciados pelo Ministério Público Federal pelo crime de estelionato. Eles são acusados de receber indevidamente os repasses do programa Bolsa Família. O desvio, segundo o Ministério Público Federal, chega a R$ 69,6 mil. O valor deve ser devolvido à União. A ação dos funcionários ocorreu até 2006, quando foi iniciada a investigação. A investigação, divulgada nesta terça-feira (4), apurou que os servidores denunciados se inscreveram no programa declarando renda menor que a recebida para alcançar o teto de R$ 120 per capita exigidos na época pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Entre os denunciados estão motoristas, pedreiros e professores. Desde a abertura do inquérito, já foram oferecidas 166 denúncias referentes aos funcionários das 21 prefeituras de abrangência do Ministério Público Federal nos Campos Gerais. Segundo as prefeituras de Ponta Grossa e de Castro, a inserção e a retirada de beneficiários do Bolsa Família são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social. As prefeituras apenas atualizaram os dados dos beneficiários e encaminharam ao governo federal.
CMC aperta o cerco aos fumantes e proíbe fumo em ambientes fechados
Por unanimidade, foi aprovada a proposta do vereador Tico Kuzma (PSB) que veta o consumo de cigarros ou qualquer produto fumígeno em recintos de uso coletivo público ou privado onde existir trânsito ou permanência de pessoas. A discussão foi calorosa, pois alguns vereadores defenderam locais reservados aos fumantes, em respeito à escolha de cada um. Porém, a maioria entende que a matéria trata de saúde pública, destacando problemas sérios causados aos fumantes passivos. As consequências decorrentes da aprovação da medida, principalmente aos donos de bares e restaurantes, também foram levadas em conta pelos vereadores, assim como no caso de não ser adotada nenhuma alternativa. No entanto, foi unânime o comprometimento dos parlamentares em criar mecanismos e políticas públicas capazes de proteger a saúde da população. O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrando que hoje há no mundo cerca de 1,1 bilhão de fumantes, sendo o cigarro um dos produtos mais vendidos e o responsável pela morte de quatro milhões de pessoas por ano. Somente no Brasil, morrem, segundo ele, mais de 200 mil pessoas vítimas do consumo do fumo. Hoje (5), haverá a votação em segundo turno e, na sequência, o projeto segue para o Executivo.
Sinais de TV fora do ar por falta de pagamento





Nenhum comentário:
Postar um comentário
LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.
Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.